Saber lidar com a competitividade e a frustração,
desenvolver habilidades socioemocionais, entregar conteúdo, diferenciar
liderança e autoritarismo, usar tecnologias apropriadas... qual é realmente a
grande missão que temos como escola?
Os desafios do mundo pós-moderno sempre foram os
mais variados - dentre eles, a busca por ser uma pessoa melhor, uma melhor mãe,
um melhor filho, um melhor profissional ou um melhor cidadão. Mas que meios
criamos para chegar o mais próximo da perfeição? Como conciliar, na escola, as
diferentes formas de inteligência, as demandas da Base Nacional Comum
Curricular, as melhores estratégias para serem usadas dentro e fora de sala de
aula, as maneiras de encarar a ansiedade da sociedade e lidar com suas
necessidades diárias?
“Quando falamos em educação e seus meios, o que
realmente queremos saber é como provocar em nossos alunos o conhecimento que os
levará a serem melhores estudantes e pessoas. Como podemos ter certeza que os
estamos enviando vida afora com as habilidades que realmente precisam para
crescerem e se tornarem felizes e vitoriosos?” Esse é um dos questionamentos
que a instituição suíça International Baccalaureate (IB), nascida há 50 anos,
nos traz, oferecendo a alunos de 3 a 19 anos o foco no ensino do pensamento
crítico e no aprender a questionar de forma lógica e respeitosamente empática.
Dividida em quatro programas diferentes, tal filosofia busca desenvolver o
mesmo perfil de aluno e preparar os estudantes para obter sucesso num mundo
onde fatos reais e ficção se misturam, ensinando-os a fazer boas e pertinentes
perguntas, ou seja, fazendo-os crescer como cidadãos do mundo. O currículo IB é
apoiado por professores e coordenadores em mais de 150 países do mundo, em
quase 5.000 escolas.
Os atributos do perfil do aluno, cultivados
diariamente em uma escola IB, são os de ser conhecedor, pensador, comunicador,
reflexivo, corajoso, de mente aberta, equilibrado, íntegro e solidário. Isso
quer dizer que nutre a curiosidade, desenvolvendo habilidades de investigação e
pesquisa, de forma independente e colaborativa – e que o aprendizado vem com
entusiasmo e sustenta-se no amor pela aprendizagem ao longo da vida.
Estamos dizendo que o aluno IB é perfeito? Não,
estamos dizendo que um aluno IB é um cidadão do mundo, pronto para ver suas
vulnerabilidades como coragem. A comunidade escolar, e aqui incluímos também
colaboradores e familiares como parte do processo, busca perceber e entender
suas competências e transformá-las de modo a crescer e melhorá-las. Por meio da
tríade VOZ, ESCOLHA e PROPRIEDADE, desenvolve-se o pensamento crítico, criativo
e de significado local e global, fazendo com que se aprenda a tomar ações e
decisões fundamentadas e éticas, respeitando a dignidade e os direitos das
pessoas em todos os lugares.
E a escola que deveríamos ter tido deveria nos ter
aberto caminhos para tal entendimento. Mais do que aprimorar nossos alunos em
conteúdo, nossa grande missão como escola deve ser mostrar o prazer na busca
constante pelo conhecimento, não precisando mudar a individualidade de ninguém,
apenas aguçar e mostrar que sim, todos, dentro de suas habilidades, podem ser
melhores e felizes.
Michelline
Baptista de Macedo Ramos - coordenadora do programa IB do Colégio Positivo
Internacional, em Curitiba (PR).
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