Estudamos a carreira
de Cristina Boner e identificamos traços marcantes que todas mulheres podem
seguir
Como você aprende se pode ser um empreendedora de
sucesso? Estudamos a carreira de Cristina Boner para explorar seu potencial de
liderança e três qualidades de uma empresária forte que você pode desenvolver.
Mente
Ninguém é otimista o tempo todo e ser excessivamente otimista na hora errada pode realmente levar a decisões de negócios ruins. Uma mulher de negócios bem-sucedida geralmente precisa ser um membro da equipe - ou servir de inspiração - e não insistir em estar sempre na liderança. Ter uma mente aberta é muito mais importante do que ser uma pessoa “criativa” e, em vez de reivindicar ser uma pessoa do povo, é muito mais útil ter uma boa compreensão das pessoas com as quais você estará trabalhando.
Por exemplo, trabalhar com membros da família é uma
coisa muito diferente de trabalhar com funcionários não relacionados, e quase
todo mundo pode se dar bem com pessoas despreocupadas. Então, a questão não
deveria ser “você pode trabalhar com pessoas difíceis, irritantes e choronas?”,
Porque esses são os clientes e funcionários dos quais você provavelmente ouvirá
- aqueles que têm preocupações, reclamações e demandas.
Todas as pessoas não podem ser agrupadas em uma
categoria, portanto, ser uma “pessoa do povo” não é uma exigência nos negócios.
Mais importante é a capacidade de deixar de lado seus sentimentos pessoais para
tomar decisões de negócios lógicas baseadas em fatos - e não decisões
emocionais para agradar outras pessoas.
Três qualidades para desenvolver
Há três qualidades muito simples que os empreendedores devem ter - ou estar dispostos a desenvolver - que são ativos significativos para iniciar e administrar um negócio com sucesso. Observe que a palavra chave aqui é "desenvolver", não "já ter" - o desejo, a disposição e a capacidade de aprender novas habilidades e hábitos podem contribuir para o sucesso de qualquer empresária.
Uma dessas qualidades é uma atitude que você pode
adotar, uma é uma habilidade que pode ser facilmente aprendida e a terceira é
um traço de personalidade que poucos de nós vêm naturalmente, mas que pode ser
dominada com um pouco de prática.
Melhor atitude comercial: Uma recusa a desistir
quando as coisas ficam difíceis.
Habilidade Mais Valiosa: Networking. Networking. Networking.
Traço de Personalidade Mais Forte: Ter pele grossa (ser objetivo).
Habilidade Mais Valiosa: Networking. Networking. Networking.
Traço de Personalidade Mais Forte: Ter pele grossa (ser objetivo).
Atitude Empresarial
Um otimista pode olhar para o lado positivo das
coisas e servir de inspiração para continuar avançando, mas um pessimista pode
avaliar as coisas de maneira mais realista e tomar decisões menos arriscadas.
De qualquer forma, não é necessariamente como você vê uma situação, mas como
você responde a uma situação que irá dificultar ou facilitar seu sucesso nos
negócios. Uma verdadeira atitude empreendedora exige recusar-se a desistir
quando as coisas ficam difíceis.
Até mesmo os empreendedores de maior sucesso têm
que fazer coisas que não lhes agradam no curto prazo, mas ficam contentes em
fazê-lo a longo prazo. De fato, algumas pessoas que vêem uma conquista como
menos que ideal podem trabalhar mais para alcançar resultados ainda melhores.
Recusar-se a desistir de algo não deve ser confundido apenas com ser teimoso -
a principal diferença entre ser teimoso e ser tenaz é que a teimosia é negar um
problema recusando-se a aceitar uma necessidade de mudança, enquanto uma
atitude “pode fazer” funciona problemas, considerando uma variedade de
soluções.
Habilidade de Negócios
Poucas coisas ajudarão você a estabelecer e expandir seus negócios mais rapidamente do que a criar uma rede forte. Ninguém sabe tudo ou pode fazer tudo isso, então, se você isolar a si mesmo e seus pensamentos, você também isolará o seu negócio. Ter acesso a uma variedade de recursos pode aumentar sua eficiência e conhecimento, a publicidade de sua empresa e suas chances de sucesso.
Se você não tiver muito contato face a face com
outras pessoas em seu campo, ainda poderá trabalhar na construção de uma rede
comercial de outras maneiras. Comece juntando grupos profissionais on-line,
desenvolvendo press releases, folhetos e outras comunicações escritas.
Outra ótima maneira de construir redes é
simplesmente participar de fóruns, listas de discussão por e-mail e salas de
bate-papo que, de alguma forma, se relacionam ao seu negócio ou ao tipo de
cliente que você deseja atrair. Use oportunidades pessoais e outras
oportunidades sociais para se relacionar com você e sua empresa e sempre ter um
cartão de visita à mão quando uma oportunidade de fazer conexões comerciais se
apresentar.
Traço de personalidade
Se você levar tudo para o lado pessoal, terá muito mais dificuldade em aceitar ideias e mudanças, e nunca obterá o máximo do seu negócio ou de seus funcionários. Ter uma pele grossa é crucial para o sucesso, pois você precisará estar disposto a ouvir novas idéias e solicitar ativamente as opiniões dos outros. Sempre valorize novas idéias e opiniões opostas, não as repreenda.
A capacidade de aceitar críticas construtivas
ajudará sua empresa a permanecer na vanguarda e evitar possíveis problemas que
talvez você não consiga ver por conta própria. Ao mostrar que você valoriza as
opiniões e conselhos dos outros, você parecerá mais acessível aos seus colegas,
funcionários e clientes.
Mesmo que você não siga as sugestões dos outros,
quanto mais você perguntar o que eles pensam, mais valorizados eles sentirão e
mais lealdade eles terão para com você e sua empresa. Em outras palavras,
simplesmente solicitando informações de outras pessoas, você cria uma rede
positiva de relações públicas mínimas . As pessoas vão falar sobre você e como
o seu negócio é executado, então você deve ajudá-los a encontrar coisas
positivas para falar.
Começando
Construindo sua rede:
Pergunte aos outros sobre seus desafios, sucessos e
se eles têm algum conselho sobre suas próprias idéias de negócios. Este é o
primeiro passo para começar a construir sua rede.
Não desista:
Quando eles dizem que você é louco, ouça as
preocupações deles, mas não desista da sua ideia. Em vez disso, reavalie seu
valor de outros pontos de vista.
Para avaliar se você tem o que é preciso para fazer negócios, não precisa responder a perguntas em questionários de autoavaliação; em vez disso, você deveria estar fazendo suas próprias perguntas. Converse com outras mulheres de negócios, colegas, colegas, familiares e amigos - com quem você pode aprender. Só não se esqueça de ouvir as respostas com mais do que apenas os seus ouvidos e lembre-se, isso ajuda a ter uma pele grossa. Cristina Boner é a lider do grupo TBA, conhecida como a mulher que conquistou Bill Gates e desenvolveu a Microsoft no Brasil.
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