Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Saúde bucal em dia nas férias


Quando a rotina muda por causa da ausência do trabalho ou aulas, a escovação não deve ser esquecida. Por isso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) reitera a importância do creme dental para a higiene completa


Muita gente costuma sair de férias em janeiro e nesse período aproveita para descansar e adiar as obrigações cotidianas. Alguns hábitos, no entanto, não devem ser deixados de lado como a higiene bucal. É fundamental manter o rito de escovação após as refeições, reforçando a prática com as crianças, que costumam ingerir mais doces e bebidas açucaradas nessa época de calor. 

Para uma higiene completa o creme dental é de extrema importância, pois ajuda a prevenir doenças como a cárie, a gengivite, entre outros problemas periodontais. Existem várias marcas de creme dental no mercado, com diferentes componentes, mas um deles é imprescindível a fim de garantir a eficácia do produto: o flúor.

O elemento químico ajuda a evitar a perda de minerais do dente e a prevenir o desgaste provocado por ácidos produzidos pelas bactérias que causam a cárie.

“É altamente recomendada a utilização do creme dental com flúor”, enfatiza o cirurgião-dentista Luiz Felipe Scabar, presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

De acordo com o profissional, o cirurgião-dentista também deve ser sempre consultado, pois há casos em que a recomendação é utilizar cremes dentais especiais para certos tipos de tratamento. “Há cremes dentais com diferentes substâncias terapêuticas que auxiliam no tratamento de casos específicos”, aponta.  

A sensibilidade dentária e a gengivite são exemplos de ocasiões em que, apesar de o creme dental específico não ser a solução e a prevenção do problema, ameniza o incômodo, contribuindo para a eficácia do tratamento.


Atenção com as versões inovadoras

Novos cremes dentais sempre surgem no mercado, mas é preciso ter atenção. Os orgânicos sem flúor, feitos a partir de substâncias totalmente naturais, por exemplo, podem representar riscos para a saúde bucal.

Como alguns dos elementos utilizados não têm embasamento científico comprovando sua eficácia, a probabilidade de a boca ficar desprotegida é grande. 


O creme dental pode clarear os dentes?

Os cremes dentais que garantem o clareamento com o uso contínuo dificilmente trarão o efeito esperado. Se a proposta for remover manchas e deixar os dentes mais brancos, o ideal é sempre consultar o cirurgião-dentista. “O creme dental pode atuar como coadjuvante no clareamento realizado no consultório do cirurgião-dentista, mas sozinho não terá efeito”, explica Scabar.


A quantidade ideal de creme para uma boa higiene é...

Não será preciso um grande volume de creme dental para fazer a higiene bucal. O exagero dará apenas a sensação de refrescância, sem influência direta na limpeza.

“A orientação é utilizar a menor quantidade possível, preenchendo até um terço das cerdas da escova de dente. O parâmetro pode ser o tamanho de um grão de ervilha para crianças maiores, adolescentes e adultos”. 

É válido lembrar que o produto deve ser utilizado todas as vezes que a pessoa for escovar os dentes.


O produto certo para as crianças

Assim como para os adultos, é importante que o creme dental infantil contenha flúor, mas a concentração não deve ser a mesma. “A FDI (World Dental Federation) afirma que a quantidade de concentração de flúor oferecida pelo creme dental deve estar baseada em evidência científica da sua propriedade anticárie. Sendo assim, cremes dentais infantis devem conter no mínimo 1000 ppm F (partes por milhão de flúor)”, avisa a cirurgiã-dentista Silvana Frascino, da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROSP.

Ela conta que o produto deve ser introduzido nas escovações diárias das crianças a partir da erupção do primeiro dente na cavidade oral. “O uso de creme dental com fluoretos, em dosagem correta e quantidade adequada, indicada pelo odontopediatra, é fundamental para a prevenção da cárie dental. É importante a orientação do uso racional do creme dental e sempre com a supervisão dos responsáveis pela criança”, acrescenta.

Sendo assim, para crianças e adultos o importante é não descuidar da saúde em qualquer época do ano e nunca esquecer o seu creme dental nas férias. 







Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados