Preocupação com saúde faz
população ler mais o rótulo dos produtos. Segundo pesquisa Kerry, 24% dos brasileiros leem sempre e 30%
regularmente
Os consumidores brasileiros estão cada vez mais seletivos com os
alimentos e têm buscado informações diversas nos rótulos das embalagens. Um
estudo recente produzido na América Latina pela Kerry, líder mundial em Taste
& Nutrition, sobre “Rótulo Limpo” revelou que os dados mais procurados pela
população do País nas tabelas nutricionais são: sódio (75%), gorduras (75%), calorias (68%), açúcar (65%) e
colesterol (41%). “Os brasileiros estão preocupados com a saúde e procuram
alternativas saudáveis para a alimentação. Para atender a essa demanda por
alimentos de alta qualidade nutricional, a Kerry desenvolve soluções saborosas,
ricas em nutrientes e com baixa quantidade de calorias e gorduras saturadas”,
diz Alejandra Rullan, Diretora de Nutrição para Latino América.
Tamanha
procura por saudabilidade faz a população ficar mais atenta à composição dos
produtos industriais, lendo atentamente os rótulos e buscando encontrar as
informações em layouts simples e de fácil entendimento. A terminologia “Rótulo
Limpo”, na indústria alimentícia, descreve esse desejo dos consumidores de
conhecer melhor a composição dos alimentos (desde o cultivo dos ingredientes
até o processo de fabricação dos mesmos). É uma verdadeira busca pelo natural,
já que “Rótulo Limpo” representa um futuro com ingredientes mais saudáveis,
nutritivos e sustentáveis.
A
pesquisa da Kerry mostrou que a maioria dos brasileiros lê o rótulo dos
produtos, sendo que 24% leem sempre e 30% regularmente. Mas a compreensão dos
dados ainda não é plena: 80% dos brasileiros afirmam que entendem apenas alguns
dos ingredientes presentes nos rótulos, 20% compreende todos e 1% nenhum deles.
Na segmentação por gênero, 84% das entrevistadas entende algum ingrediente, 14%
todos e 2% nenhum. Já os homens, 75% compreende alguns e 25% todos ingredientes
dos rótulos.
Mudança
de Hábitos
Segundo
a Organização Mundial de Saúde, 56% dos brasileiros
estão acima do peso, 20% com colesterol alto, 21% com hipertensão e 9% com
diabetes. Tal situação preocupa o governo que está buscando medidas para as
pessoas terem uma dieta mais equilibrada. E isso acaba sendo refletido nos
acordos que o Ministério da Saúde tem feito com a indústria para reduzir o sal
e açúcar dos alimentos industrializados. Em 2017, houve a assinatura de um acordo com a indústria de alimentos e bebidas para que
os fabricantes reduzissem o sódio de pães, bisnaguinhas e massas instantâneas.
Além disso, o Ministério criou em novembro de 2018 uma medida com a redução de
açúcar de até 33,8% nos refrigerantes, 32,4% nos bolos e 10,5% nos
achocolatados. E tamanha mudança na regulamentação está de acordo com a nova
linha do comportamento de consumo dos brasileiros.
Um
reflexo disso foi mostrado na pesquisa Mintel, realizada em dezembro de 2018,
sobre os hábitos da população. De acordo com a pesquisa, 65% dos entrevistados
afirmaram já ter adotado (27%) ou estar no processo de adotar (38%) hábitos
alimentares saudáveis e apenas 4% afirmou não seguir ou ter qualquer interesse.
Isso mostra que apesar de ser importante para o brasileiro adotar uma dieta
alimentar mais saudável, a maioria dos consumidores ainda está no processo de
transformação.
Mais qualidade na mesa
A escolha dos alimentos é outro ponto sensível na vida dos
brasileiros. A pesquisa da Kerry mostrou que os brasileiros já estão mais
conscientes sobre a importância de uma alimentação equilibrada e têm buscado
soluções além de alimentos frescos, frutas, verduras e legumes. Na hora da
compra, fatores como saudabilidade, preferências e custo são decisivos. O
estudo indicou que 80% dos consumidores compram os alimentos que gostam e já
conhecem, 64% apreciam
experimentar novos produtos e 59% adquirem os de menor custo.
“É
interessante saber também que 60% dos latino-americanos entendem a saúde como
motivador mais importante do que o próprio sabor. Oferecer soluções que tornem
os alimentos mais saudáveis é o desafio da Kerry. Nossos produtos trazem
benefícios que melhoram a qualidade dos alimentos e transformam a vida das
pessoas, atendendo suas preferências e necessidades”, completa Alejandra.
A
pesquisa mostrou ainda quais produtos os brasileiros entendem como de menor
valor nutricional. Os campeões da lista foram: refrigerantes (13%), bolachas
(8%), salgadinhos (5%), sucos industrializados (5%), embutidos (4%) e sopas
instantâneas (4%). Outra questão que interfere diretamente no consumo de
alimentos e bebidas no Brasil é a opinião dos chamados influenciadores. Segundo
a pesquisa, 60% dos entrevistados consideram os especialistas como agentes
decisivos. Entre os brasileiros acima de 65 anos, os nutricionistas e médicos
influenciam 69% e 68% respectivamente no momento da compra. Além disso, a
família é considerada grande influenciador, sendo seguida por amigos e portais
de internet.
Novas soluções no
mercado
Diante
de tantas mudanças de consumo, a Kerry vem desenvolvendo soluções para os
alimentos industrializados se tornarem cada vez mais saudáveis e saborosos. A
Companhia conta atualmente com seis fábricas no País, 3.100 produtos no
portfólio, 1.300 colaboradores e um centro de inovação que garante excelência
na criação de soluções avançadas. No mercado nacional, a Kerry atua por meio de
oito marcas – Junior, DaVinci, GoldenDipt, Vendin, Island Oasis, Big Train,
Siber e DiCarne – além de oferecer tecnologias para os maiores players do setor
de alimentos e bebidas. Veja abaixo as principais soluções desenvolvidas pela
Kerry:
-
Taste SenseTM : Linha composta por aromas naturais que permitem
reduzir a quantidade de sal e açúcar em até 40%. Os moduladores de sabor não
comprometem o gosto e podem ser aplicados em bebidas, molhos, sopas, caldos,
snacks, lácteos, panificados, pratos prontos e food service.
-
ProdiemTM: Blend de proteína vegetal que aumenta o teor proteico na
fórmula dos alimentos e os torna mais saudáveis.
-
EmulgoldTM: Fibra insolúvel desenvolvida para aumentar o teor de
fibra dos alimentos industrializados, melhorando a saúde digestiva dos
consumidores.
-
UpgradeTM : Ingrediente natural derivado de ácido orgânico
fermentado que consegue substituir os conservantes artificiais sem comprometer
a vida útil do produto.
-
AccelTM: Salsão fermentado em pó, fonte natural de nitritos, que
atua na preservação da carne curada.
-
DurafreshTM : Linha de ácidos orgânicos derivados da fermentação que
atuam como conservante natural.
Kerry
Olá queridos cidadãos
ResponderExcluirNossa estrutura fornece fundos que variam de 2.000 a 8.000.000 euros, com um retorno de acordo com seu orçamento. o interesse é de 3%. Para qualquer solicitação, entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
Wathsapp: +33 7 55 13 33 12