Conveniência, frete grátis e opções
diferenciadas têm subtraído consumidor do comércio físico. Uninter lança curso
de Negócios Digitais para preparar mercado frente às mudanças no consumo
Entre
2017 e 2018, mais de 60% dos gastos on-line em sites brasileiros foi realizado
via aplicativos ou websites. É o que revela a 4ª edição da pesquisa O Perfil do Consumidor On-line,
realizado pela Paypal em parceria com o Instituto Ipsos, com mais de 34 mil
entrevistados em 31 países. A tendência é que os consumidores brasileiros
aumentem sua frequência de compras no ambiente digital ao longo de 2019.
Segundo a pesquisa, cerca de 45% dos entrevistados demonstram intenção de
consumir mais por meio do varejo digital.
Para
o coordenador do curso de Negócios Digitais do Centro Universitário
Internacional Uninter, Cláudio Hernandes, esse movimento se explica pela
conveniência que o consumidor encontra no ambiente digital, além de outros
atrativos como frete grátis e maior variedade de produtos. “Empresários que não
unirem forças ou deixarem de ingressar nesse mundo vão perder a onda de
vendas que se aproxima com a recuperação da economia”, avalia.
De
acordo com a pesquisa, as cinco categorias de produtos com maior força de venda
na internet são roupas e calçados, equipamentos eletrônicos - como
computadores, smartphones e tablets, eletrodomésticos e utensílios domésticos,
produtos de beleza e cosméticos e, por fim, ingressos para cinema, teatro,
shows e outros eventos.
No
entanto, explica Hernandes, é importante não esquecer de um dos setores que
estão despontando no comércio digital: a gastronomia. “Temos visto um rápido
surgimento de restaurantes, que oferecem alimentação de alta qualidade, o
chamado nicho gourmet. Inclusive, investindo firme na experiência de venda
on-line por meio de aplicativos”, cita.
“Se
sua empresa não estiver on-line, ela vai morrer para o consumidor”
Segundo
o coordenador do curso de Negócios Digitais do Centro Universitário Uninter, os
empresários que não posicionarem sua marca fora do comércio físico tendem a
ficar para trás: quase 80% dos internautas brasileiros compraram on-line no
período de 12 meses. Desses, 52% fizeram suas compras em sites brasileiros. “Um
pequeno empresário até consegue, ainda, se manter apenas no mundo físico.
Porém, já observa que os clientes questionam quando da não existência do site
da empresa”, aponta.
Para
conseguir atender às expectativas dos consumidores, o ideal é que os
empresários trabalhem para integrar os canais de venda físico e digital. “Um
complementa o outro. A jornada de compra do consumidor começa hoje no online
por meio da pesquisa. Ainda que ele não finalize a compra no ambiente digital,
é ele a porta de entrada para a sua empresa”, aconselha. A ideia é usar a
conectividade para melhorar a experiência de compra dentro das lojas. “Se sua
empresa não estiver online, ela vai morrer para o consumidor”.
Negócios
Digitais
Até
2020, revela a pesquisa, a estimativa é que as vendas no varejo digital
brasileiro atinjam a marca de R$ 272 bilhões. Pensando nessa nova realidade de expansão
mercadológica, a Uninter lança em 2019 o curso de Negócios Digitais, na
modalidade de Ensino a Distância (EAD) para todo o Brasil. Com grade flexível e
duração de dois anos, o estudante pode criar seu currículo profissional de
acordo com as demandas de empregabilidade da sua região, com 12 disciplinas
fixas e 12 disciplinas personalizáveis. As inscrições para o curso vão até 18
de fevereiro pelo site uninter.com ou pelo telefone 0800 702 0500.
Grupo UNINTER
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