Pesquisar no Blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Planejamento anual, porque ele deveria ser mais popular que as listas de final de ano?


A master coach Renata Arrepia dá seis dicas para quem quer planejar 2019 e responde a cinco perguntas sobre a importância do planejamento para a realização pessoal



"O ano começa mesmo depois do Carnaval", é uma tradicional frase usada no Brasil e que de certa forma tem seu fundo de verdade. Mas em ano que o Carnaval é em março, começar no segundo quarto do ano é também de certa forma inquietador. Se por motivos de "força maior" você não pode agir tanto quanto gostaria, porque não usar este período para se concentrar e fazer um planejamento para todo o ano? "O planejamento é uma necessidade fundamental para a conquista de metas. Ele facilita a visualização dos próximos passos a serem realizados e mostra se você está em dia com suas ações, se existe a possibilidade de cumprir o que estipulou, se está atrasado com essas realizações ou até mesmo se será necessário reavaliar metas e prazos", explica Renata Arrepia, master coach e trainer da SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching).

Para quem tem interesse em aderir à prática e aprimorar a forma de fazer este planejamento, a especialista listou seis dicas com base nos conhecimentos e modelos do coaching. "Antes é importante saber o que se deseja especificamente. Muitas pessoas não planejam ou planejam sem conquistar resultados por não saberem o que querem, por não terem em mente de forma específica o que querem. Por exemplo: quero ganhar mais! Como se planeja ganhar mais? Fica difícil planejar simplesmente "ganhar mais", porque o caminho para ganhar 1000 é um, 2000 é outro e assim por diante. Então antes de tentar descobrir como planejar o que quer, reflita sobre este objetivo de forma bastante específica", alerta.


Dicas práticas para fazer um planejamento anual


1 decida o que quer exatamente em várias áreas da vida usando a ferramenta (do coaching, encontrada facilmente na internet) SMART 

2 liste quais serão suas estratégias para conseguir o que quer em cada área da vida

3 lista quais serão as formas para colocar a estratégia em ação 

4 estabeleça indicadores mensais para balizar os resultados parciais obtidos

5 entre em ação diariamente; pequenas ações constantes, geram grandes resultados no futuro 

6 avalie os resultados e, caso necessário, replaneje
Fonte: Renata Arrepia





Entrevista com Renata Arrepia

  1. Muita gente diz que tem dificuldade de fazer um planejamento para o mês seguinte, imagina para o ano inteiro. O que você diria a estas pessoas?
Eu entendo quando falam que têm dificuldades. A falta de prática faz com que tenhamos a sensação de que não sabemos fazer. Por outro lado, a falta de planejamento acaba com milhares de sonhos e projetos. O planejamento pode ser pensado como uma receita, se eu quero fazer um bolo o que eu preciso? Saber qual bolo eu quero, quais os ingredientes, quais os recursos, o que precisa ser feito de preparo antecipado e o que fazer na hora do preparo em si.

  1. É possível fazer um planejamento anual que contemple todas as áreas da vida (trabalho, família, estudo, academia, saúde, viagens, planos e projetos, etc) ou planejamento bom é focado em apenas uma área?
Sim, é possível! Precisamos saber o que queremos em cada área e separar tempo para todas elas, Road Map* e Resultados Esperados* são duas ferramentas que nos auxiliam muito no planejamento de metas em diversas áreas.

  1. Rever e fazer alterações no planejamento anual são ações permitidas? De que forma e em que frequência?
Sim, nem tudo o que planejamos acontece, então replanejamento faz parte do nosso pano de ação. Rever os planos e os resultados já obtidos faz com que você reavalie se tudo está correndo da melhor maneira em termos de prazos e recursos. Caso as coisas não estejam conforme o planejamento, você pode avaliar novamente e recalcular a rota. Utilizando um Road Map* você fará isso com maestria

  1. Como deve ser acompanhado este planejamento? Ele deve ser visto como uma meta ou uma balisa?
O planejamento é calculado em cima de um objetivo, que tem diversas metas. Ele pode ser visto como uma meta e como uma baliza, assim você também consegue saber se está com as ações no prazo certo.

  1. Você acredita que exista alguém no mundo que faça um planejamento anual e consiga executá-lo integralmente da forma que o projetou inicialmente? Por quê?
Acho que não, os planejamentos são passíveis de mudanças, visto que temos mudanças econômicas, políticas, sociais e outras a todo momento e precisamos readequar nossos planos à realidade .

  1. Agora uma pergunta que foge do coaching. No contexto geral do país, dá pra pensar em um 2019 com planejamento anual?
Dá sim!! (risos) Se a situação está desafiadora com o país desta forma, imagina se você não planejar. Você vai perder tempo e dinheiro fazendo coisas erradas que não vão te levar para lugar nenhum, vai perder dinheiro por não investir em possibilidades mais certeiras, vai gastar recursos por não saber se está usando da melhor maneira porque não planejou. Então, planejamento é requisito básico do sucesso em qualquer contexto!






SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)
www.sbcoaching.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados