1. Planeje com antecedência
Calendário de ajustes até para descansar? Sim. E se possível, tente agendar suas férias com no mínimo 6 meses de antecedência. Além de ser um intervalo seguro para se organizar financeiramente, também o ajudará no planejamento de suas atividades profissionais.
2. Utilize as férias para descansar
Pintar a casa? Passar horas no banco resolvendo problemas? Nada disso! É muito comum profissionais utilizarem seu período de férias para realizar alguma meta pessoal, como um curso ou até mesmo reformar a casa. É importante não tornar essa medida recorrente, e se for necessário, não utilizar todo o período desta forma. É preciso se permitir desligar de processos tensos e burocráticos e ter de verdade um período de descanso.
3. Seja organizado
Para não correr o risco de passar as férias na praia mas com a cabeça no escritório, nada como uma boa organização profissional. Antes de sair de férias, compartilhe seu cronograma de atividades e todas as demandas que deverão ser realizadas na sua ausência. Com a segurança de que as coisas estão em andamento, ficará muito mais fácil se desligar do trabalho.
4. Desconecte-se
Redes sociais, e-mails, grupos e mais grupos em aplicativos de mensagens para falar de trabalho. Muitas vezes no período de férias, inevitavelmente, acabamos acompanhando os problemas e rotinas. Permita-se sair dessas redes em seu período de descanso, você pode ficar à disposição no privado caso algo urgente aconteça, mas pode sair dos grupos e retornar quando seu período de férias acabar. Não se esqueça de deixar a mensagem automática de férias em seu e-mail, para que as pessoas saibam quem devem procurar.
5. Mude sua rotina
Desligar o despertador,
esquecer um pouco o celular, experimentar novos hobbies, visitar novos lugares.
Tudo isso lhe permitirá se desligar da rotina acelerada que temos diariamente.
Seguindo esses passos, no momento de retorno ao trabalho, terá certeza de que
estará renovado para mais um ciclo profissional.
Luana Marley -
assessora de Carreira da Catho
Nenhum comentário:
Postar um comentário