Sair do papel de cobrador e buscar um negociador é
essencial para o empresário
A
atividade de cobrança empresarial, mesmo amigável, demanda um elevado custo
para as empresas pois requer profissionais especializados ou dedicados, abrange
diversas despesas diárias ou periódicas como internet, telefonia, correios,
transportes de documentos e leva tempo, às vezes muito tempo, recaindo sobre a
máxima: “Time is Money”.
Nesses
tempos em que falamos muito de cortes de custos inteligentes, é necessário
também lembrar que um custo devidamente “aparado”, pode fazer sobrar um
dinheiro em caixa para reinvestir. Ao buscar uma empresa especializada em
recuperação de crédito e terceirizar o serviço de cobrança, o empresário arca
só com a prestação deste serviço que contrata, o que certamente será menos
dispendioso e deixará seus funcionários com tempo “livre” para se dedicar às
suas atividades principais e ao foco do negócio.
Mesmo
uma empresa que possui um serviço interno de cobrança, (isso, aliás, ao meu
ver, é um luxo nos tempos atuais), nem sempre tem profissionais totalmente ou
exclusivamente dedicados a esta função. Em contrapartida, manter colaboradores
especializados e dedicados a essa atividade, que requer muito preparo e
expertise, é um custo altíssimo para qualquer empresa e, ao final das
negociações, geralmente a conta não fechará, se formos comparar o salário anual
destes colaboradores com o valor do título ou dos títulos recuperados.
Defendo
sempre a contratação/terceirização do serviço de cobrança empresarial, que além
de tempo e foco, requer astúcia, sensibilidade, estratégia, “visão” e muita
expertise, pois acredito que o força de uma empresa precisa estar sempre na
linha de frente, mirado para a prospecção, para as vendas, para os clientes e
para suas atividades principais.
Além
disso, há mais vantagens que elenco a seguir: A “impessoalidade”, por exemplo,
fomentada pela cobrança realizada por terceiros é extremamente saudável para
todos os envolvidos, pois isso impede o desgaste das parcerias e relações
comerciais já estabelecidas. Ou seja, as inadimplências serão cobradas sem que
todo o “calor” entre as áreas comerciais seja “resfriado”.
A
condução de um processo de cobrança, ainda que amistosa, pode ser muito
desgastante, e esse leve atrito, por menor que seja, pode gerar afastamento,
cancelamentos de contratos ou não renovações, impactando muito no faturamento
futuro. Não estamos em época de perder clientes ou de ficar buscando
fornecedores e arriscando a qualidade dos nossos produtos ou serviços. Claro
que sempre é preferível ter um bom pagador, mas é melhor ter um mal pagador do
que não ter pagador nenhum.
Deixando
sua cobrança com quem é especialista no assunto, com mais habilidade, é
possível até mesmo aproximar ainda mais a sua empresa de seus parceiros ou
clientes. Estamos em um cenário de negócios escassos, portanto, a cobrança deve
ser feita com sangue frio, sem pé no peito, de maneira adequada para chegar a
um desfecho positivo do negócio.
Na
investida em cima do devedor, muitas vezes, o credor, no afã de “precisar”
receber, pode exagerar na abordagem e criar um atrito totalmente dispensável.
Ao terceirizar um serviço de cobrança, o empreendedor sai do papel de
“cobrador” e deixa nas mãos de um negociador capacitado, um problema que a
partir de então será mais facilmente solucionado, e além disso, sua chance de
receber de maneira amigável aumenta, à medida em que o risco de ter que arcar
com custas de processos judiciais, diminui.
Por
fim, mas não menos importante: Ao procurar terceirizar esse serviço, não
esqueça de buscar o auxílio de quem está no mercado há muito tempo. No cotidiano
de uma empresa que tem tradição e especialização na recuperação de crédito,
sempre há um banco de dados com o histórico e os “hábitos” de muitos CNPJs
inadimplentes, em que é possível saber para quantos credores uma pessoa
jurídica deve, quantos títulos, em quais praças e quais as importâncias. Essas
informações são geridas de forma sigilosa pela empresa especializada em
recuperação de crédito, mas para o negociador, ter essas cartas à mão, é um
grande diferencial para o sucesso ao fim do “jogo”.
Sidney
Almeida - mestre em Administração de Empresas, especialista em Marketing e
conta com uma sólida trajetória de mais de 35 anos no setor de cobrança
empresarial, tendo portanto grande renome no mercado e experiência, o que o
coloca entre os grandes especialistas em questões ligadas à recuperação de
créditos entre Pessoas Jurídicas (PJ). Empreendedor, preside a Hold Brasil, uma
das cinco maiores empresas do segmento no país e mantém o blog Cobrança Justa.
Tem sua trajetória reconhecida nacionalmente, mas principalmente nos mercados
do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas
Gerais, Ceará e Pernambuco.
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