Pesquisar no Blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Como equilibrar tempo e prioridades?


                                                                                                  Foto de Thais Oliveira
Um dos nossos maiores dilemas da modernidade talvez seja equilibrar nosso tempo e nossas prioridades. Para a atleta de alta performance Fernanda Surian, isso pode ser uma necessidade básica se queremos ter mais qualidade de vida. Veja por que.


Como equilibrar tempo e prioridades, com agendas tão lotadas e dias tão corridos? A aleta de alta performance Fernanda Surian, que se dedica a aperfeiçoar não apenas os resultados no dia a dia de atleta, mas na vida pessoal, o assunto é sério: “estou pensando seriamente em criar um detox de tempo”, explica ela, que testou pequenas mudanças na rotina nos últimos tempos e conta os ganhos que teve. Fernanda questiona: “quem nunca deixou bullets de to do para o dia seguinte? Ou acabou treinando em outro lugar porque não ia dar tempo de chegar? Ou tá empurrando aquele projeto lindo, que está na planilha dos sonhos, com a barriga porque “não tenho tempo para isso”? Todo mundo tem 24h, então porque algumas pessoas conseguem administrar e outras não?”.

Para a atleta, a chave está em duas palavras: foco e prioridade. “Eu transformei muito meu olhar aprendendo a fazer uma coisa por vez, para manter a mente calma. Mas a grande questão é: como fazer uma coisa por vez se a quantidade de afazeres diários é gigantesca?”. Fernanda lembra: “quando começamos a fazer uma coisa por vez (foco), temos que entender o que é mais importante mesmo (prioridade), é simples, mas desafiador de por em prática”.

“Quando começamos a olhar em volta e ver todos parecendo tão produtivos, nos cobramos mais, pensamos se não devíamos simplesmente agir da mesma forma.

 A cobrança vem desse lugar comum, que é ser multitarefas, fazer mil atividades ao mesmo tempo, e ser bom em tudo”, explica ela, que enfatiza: “ter prioridades nos traz serenidade para entender que estamos no nosso caminho e que cada um terá seu foco pessoal, na vida, no treino, no trabalho, na família, na performance”.

O objetivo é equilibrar o que desejamos e o que precisamos fazer versus o tempo disponível, certo? Então, Fernanda dá um passo a passo para despertar para o assunto e que funcionou para ela:
  1. No que você está focando seu tempo? Faça uma análise da sua rotina! O que você está fazendo para que ela seja power, para que o tempo trabalhe para você?
  2. Defina suas prioridades. O que é mais importante? O que está tomando sua atenção hoje, mas tem um prazo maior, por exemplo.
  3. Quais são suas verdadeiras metas?
Segundo ela, responder essas três questões pode trazer à tona a consciência de que precisamos para entender o que podemos mudar no tempo que temos disponível: “é libertador escolher prioridades! Todo o resto não te ofende, fica pro seu plano correto, não tomando tempo desnecessário”. Cada um tem seu jeito de se adaptar. O que não pode é seguir sentindo como se as 24 horas do dia nunca fossem suficientes para se sentir feliz.







Fernanda Surian -  Professora de inglês desde 2008, Fernanda já coordenou professores, deu aula fora do Brasil e agora oferece um curso próprio com foco em inglês instrumental. Formada em nutrição, Fernanda foi se especializar no inglês cursando tradução e legendagem. É certificada por Cambridge e pelo CELTA. Em 2014, Fernanda se apaixonou pelo mundo do Crossfit e começou uma carreira de atleta de alta performance. Desde 2016, Fernanda uniu os dois mundos e hoje compartilha em seu blog informações preciosas sobre técnica, treino e autoconhecimento e oferece cursos com foco nesse universo do esporte, para ajudar coaches e alunos a melhorarem seu desempenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados