Expectativa é de crescimento de 15% com
relação a 2017 e mais de 4 milhões de pedidos online
O comércio eletrônico deve faturar
R$2,43 bilhões durante a Black Friday em 2018, alta de 15% na comparação com o
ano passado, aponta a estimativa da Ebit|Nielsen. O número de pedidos
pode registrar uma expansão de 6,4%, indo de 3,76 milhões para 4 milhões, já
o tíquete médio de R$607,5, alta de 8%.
A Black Friday, que neste ano será realizada
em 23 de novembro, é a principal data do calendário do e-commerce brasileiro. A
pesquisa da empresa aponta que 88,6% dos e-consumidores têm intenção de comprar
na ocasião- alta de cerca de oito pontos percentuais com relação à pesquisa de
expectativa de consumo realizada no ano passado.
O e-commerce continua como o principal
canal de venda durante a data. Em 2017, 52% das pessoas entrevistadas fizeram
suas compras em uma loja online e 57% delas pesquisaram os produtos de
interesse online antes de concluir a aquisição.
A credibilidade da data é outro ponto
que está crescendo ao longo dos anos. Conforme levantamento, o número de
pessoas que não pretendem comprar durante a Black Friday - por não confiar que
existam descontos de fato, diminuiu de 38% em 2017 para 35%. “O cenário é um
reflexo de todo trabalho e repercussão positiva das últimas edições. As lojas
também são fortemente impactadas por esse mérito e precisam zelar por sua
reputação no mercado. Para 39% dos consumidores, confiança na marca é determinante
na escolha, seguido de menor prazo de entrega, citado por 28% das pessoas”,
afirma Keine Monteiro, head de inteligência e operações da Nielsen.
Entre o comportamento dos
e-consumidores, 46% afirmaram que vão fazer suas aquisições na sexta-feira (23)
e outros 22% indicaram que preferem comprar entre os dias 24 e 30 de novembro.
No apontamento, há também os 13% que preferem garimpar promoções pré-Black
Friday entre os dias 16 e 22 do mês.
Apesar da proximidade com o Natal, a
data não representa perigo para as vendas de dezembro, já que continua sendo,
majoritariamente, usada para compras de uso próprio para 69% das pessoas.
Apenas 26% e 20% das pessoas disseram que pretendem comprar algo para a família
e dar de presente, respectivamente.
As dez categorias mais desejadas pelo
e-consumidor na Black Friday são:
1) Eletrônicos
2) Eletrodomésticos
3) Smartphones
4) Informática
5) Moda e acessórios
6) Cosméticos e perfumaria
7) Casa e decoração
8) Livros
9) Brinquedos e games
10) Esporte e Lazer
METODOLOGIA
A
Ebit|Nielsen apurou 3013 amostras entre os dias 25 de julho e 14 de agosto de
2018. O questionário foi estruturado por meio da pesquisa online do painel Ebit
e teve como universo os consumidores que pretendem comprar online nos próximos
seis meses.
Nielsen
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