Hoje,
menos da metade da população mundial tem acesso a serviços essenciais de saúde.
Além disso, cerca de 800 milhões de pessoas gastam mais de 10% de seu orçamento
doméstico com cuidados médicos e quase 100 milhões de pessoas são empurradas
para baixo da linha de pobreza a cada ano por causa das despesas com saúde. No
Brasil, por exemplo, a falta de acesso é responsável por um gap de expectativa de vida
que pode chegar a 20 anos dependendo de fatores como sua classe social ou local
de moradia, e por uma média de 830 mortes evitáveis por dia. Ou seja, 305 mil
mortes evitáveis anualmente! Isso é inaceitável. As desigualdades em saúde não
são apenas uma nota de rodapé nos problemas que enfrentamos, mas, sim, o
principal problema. A injustiça social está matando em grande escala.
O
Brasil possui um sistema extremamente deficiente. Por falta de opções, as
pessoas acabam tornando-se reféns de programas governamentais, como o SUS, no
qual, para agendar uma simples consulta, muitas vezes você terá que esperar de
3 a 6 meses, ou companhias de seguro, mas nenhum deles realmente resolve o
problema. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope e SPC, mais de 70% dos
brasileiros não possuem plano particular, e dos que tem, mais de um milhão
cancelam seus planos anualmente. Não por não desejarem mais estar cobertos, mas
por não poderem mais arcar com os custos, afinal, além das mensalidades serem
altíssimas, as taxas de reajuste são muito acima da inflação e não há garantia
alguma de que caso algo aconteça, você terá acesso aos tratamentos necessários.
Novas
tecnologias têm sido ferramentas fundamentais para empoderar o novo consumidor
e melhorar o acesso tanto a serviços quanto a informação, principalmente para a
população de baixa renda. Hoje temos exemplos de serviços que combinam, por
exemplo, inteligência artificial, machine
learning e big data para dar diagnósticos mais precisos, sem
precisar efetivamente consultar um médico, em poucos cliques e com algumas
perguntas respondidas em um app, no sofá da sua sala, você pode ter
alternativas de diagnósticos que tem mostrado uma assertividade média superior
a médicos reais, um exemplo disso seria o ADA.
É possível usar robótica para
cirurgias extremamente precisas, combinar nanotecnologia para diagnostico ou
para o combate direcionado a doenças específicas. Também já é possível, por um
valor muito acessível, ter todo o seu mapeamento genético, por meio de serviços
como o 23andme, coisa que antes era inimaginável devido ao custo. Não podemos
esquecer os wearables
que estão cada vez mais presentes nos mais diversos tipos e formatos e
conseguem traquear suas funções corporais, como índice de açúcar no sangue,
batimento cardíaco, oxigenação, pressão, etc. Computação quântica tem se
mostrado uma ferramenta fundamental para, por exemplo, iniciar uma era de
cuidados de saúde personalizados.
Além
da aplicação direta de novas tecnologias em pacientes, também temos um mar de
oportunidades com Internet
das Coisas para ajudar a reduzir gastos com hospitais e evitar
acidentes, afinal, um hospital inteligente, com sensores para tudo, conseguiria
alertar um problema em uma máquina, tubulação ou o que for antes mesmo do
problema acontecer, ou, podemos ir além, já existem materiais cirúrgicos com
sensores que alertam o cirurgião caso ele esqueça algo dentro do paciente. As
possibilidades com novas tecnologias são inúmeras e muitas soluções ainda são
inimagináveis. Mas como falei no começo, são ferramentas, não solução.
Para
encontrarmos a solução, acredito que devemos dar um passo atrás e olhar não
para a tecnologia, mas para as pessoas, para a sociedade. Para inovar em saúde,
precisamos mudar o sistema, e para mudar o sistema precisamos mudar a forma que
as pessoas pensam. Precisamos voltar a pensar e agir em comunidade.
Precisamos
entender que o poder das pessoas é e sempre será muito maior do que as pessoas
no poder. Saúde é um mercado que é tradicionalmente unilateral. O paciente é o
menos importante e está na hora disso mudar! Precisamos colocar o paciente no
centro do processo, precisamos nos envolver como comunidade para resolver os
problemas que nos afligem ao invés de esperar que alguém o faça por nós. Está
na hora de entrarmos na era da economia do acesso.
Quando
fundamos o Dandelin, partimos do princípio de que saúde deveria ser um direito
básico de todos, não um luxo para poucos. Mas como conseguiríamos fazer um app
ou montar uma solução que consiga democratizar o acesso a saúde para pacientes
que não possuem muito recurso? Ou melhor, como conseguiríamos permitir que
todos tenham acesso a serviços de saúde com a mesma qualidade e excelência que
a parcela mais rica da população tem acesso? E a resposta foi por meio da
economia compartilhada. Ou seja, priorizar acesso ao invés da posse. O Dandelin
surgiu para democratizar a saúde no Brasil, permitindo que todos tenham acesso
ilimitado a serviços de saúde a custos extremamente acessíveis para grande
parte da população. É obvio que a tecnologia é fundamental para tornar tudo
isso possível! Montamos um app, um software, combinamos Inteligência
Artificial, Machine learning
e, em breve, acrescentaremos blockchain,
por meio de smart contracts,
para aumentar a agilidade, segurança e confiabilidade. Mas o ingrediente
principal da mudança, do Dandelin, não está na tecnologia, mas sim nas pessoas,
na comunidade.
Nossa
meta, não só minha ou do Dandelin, mas de todos nós, deveria ser fazer o
possível e o impossível para transformar o sistema de saúde no Brasil para que
tenhamos uma população mais saudável, reduzindo o gap de expectativa de vida da população
brasileira e reduzir o número de mortes evitáveis com mais acesso a serviços de
saúde de qualidade.
Nós
já possuímos todas as ferramentas necessárias para a mudança, falta apenas
ação. Falta sermos os agentes de mudança! Se cada um de nós fizer algo, já fará
a diferença. Caso você já faça algo, faça mais. E se já faz o suficiente para
causar um impacto positivo na sociedade, faça melhor. Faça alguma coisa. Faça
mais. Faça melhor!
Felipe Burattini
- possui um MBA em International Business administration pela Berlin
School of Creative Leadership, e certificação em Design Thinking pela D.School
da HPI Academy (Alemanha), em Fintech e Blockchain Oxford University (Reino
Unido) e em Leading Digital Transformation and Innovation pela Stanford
Business School (Estados Unidos). Fundou as empresas Brandish Ad. Comunicação
Estratégica, Wandr e Ahoy! Berlin São Paulo.
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