Neste momento,
estudantes sentem a tensão da reta final para o Exame; Celso Lopes de Souza,
psiquiatra e diretor do Programa Semente, afirma que o domínio de algumas
habilidades socioemocionais é um grande aliado que pode impactar no resultado
Para Celso Lopes de Souza, psiquiatra e fundador do Programa Semente - metodologia que desenvolve a aprendizagem socioemocional em escolas brasileiras - o furacão de emoções que invade os vestibulandos nessa época do ano pode ser melhor administrado quando algumas habilidades socioemocionais são colocadas em prática. Por exemplo, reconhecer e nomear as emoções, identificar os pensamentos que estão estruturando essas emoções e reformular esses pensamentos quando eles estão distorcendo a realidade são estratégias sólidas para desenvolver o autocontrole na hora da prova. “Chamamos isso de flexibilização cognitiva”, afirma.
Celso explica que, mesmo capacitados em termos de
conhecimento, muitos estudantes “derrapam” no momento da prova e comprometem o
resultado. “A ansiedade na sua forma improdutiva faz com que esses alunos
fiquem tão nervosos a ponto de não conseguirem reverter em pontos o que sabem -
têm brancos e sensações físicas como: taquicardia, suor excessivo e tremores”.
Numa aula sobre autoconhecimento e autocontrole do Programa Semente, por
exemplo, o aluno é incentivado a refletir sobre suas emoções e se conhecer
melhor.
De forma estruturada, o programa trabalha os
cinco domínios: autoconhecimento, autocontrole, empatia, tomada de decisões
responsáveis e habilidades sociais. O controle da ansiedade é fomentado com
estratégias que auxiliam os estudantes a enfrentarem situações, procurando
reconhecer os desafios e as capacidades de forma realista e sem distorções.
“Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os
pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento
permite que cada um compreenda melhor as próprias limitações e conheça suas
fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima”, afirma
Celso. Para isso, o programa ensina ao aluno estratégias para identificar e
questionar os pensamentos, especialmente quando as emoções estiverem mais
atrapalhando do que ajudando.
www.programasemente.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário