Estudo realizado
com nove mil pessoas em oito países, incluindo o Brasil, visa entender como as
convenções sociais e vieses inconscientes impactam o desenvolvimento econômico
da mulher
Dando continuidade ao seu compromisso de fomentar a diversidade e a
equidade entre os gêneros, a Unilever realizou, em parceria com a The Female
Quotient (TQF), o estudo “The Unstereotyped Mindset” (Pensamento Livre de
Estereótipos). Com o objetivo de entender em profundidade os desafios
enfrentados pelas mulheres para que atinjam todo o seu potencial e possam se
desenvolver economicamente, a pesquisa mostra que os estereótipos de gênero, as
convenções sociais e os vieses inconscientes são os principais obstáculos para
acelerar o processo de igualdade entre homens e mulheres.
“O empoderamento das mulheres e das meninas oferece uma oportunidade
única para o desenvolvimento humano e para o crescimento econômico. O último
Relatório de Desigualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial, apresentado em
outubro de 2016, mostra que podemos demorar até 170 anos para alcançar
igualdade entre homens e mulheres. A comunidade empresarial tem o papel de
fomentar, acelerar e liderar esse processo. Precisamos combater os estereótipos
que limitam homens e mulheres tanto no ambiente de trabalho como fora dele”, Marina Fernier, vice-presidente de Foods da Unilever
Brasil.
“The Unstereotyped Mindset” mostra que é preciso repensar a divisão de
trabalho doméstico, rever as atitudes no mundo dos negócios e revolucionar a
comunicação de marcas e produtos. O estudo também conclui que a maior parte dos
entrevistados, três em cada quatro, acham que a responsabilidade por promover
uma mudança de atitude é dos líderes seniores. O estudo mostra ainda o papel
significativo da propaganda neste processo: 70% dos entrevistados acreditam que
o mundo seria melhor se as crianças de hoje não fossem expostas a estereótipos
de gênero na publicidade.
A companhia tem como intuito promover atitudes e mentes livres de
estereótipos tanto dentro como fora de suas fronteiras. Ano passado, por
exemplo, a Unilever lançou o movimento #Unstereotype,
um compromisso global para combater os estereótipos na comunicação das suas
marcas.
A pesquisa foi realizada em dezembro de 2016 com mais de nove mil
pessoas em oito países - Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia, Indonésia,
Quênia, Turquia, UK – sendo 50% homens, 50% mulheres, 50% com idade entre 18 e
35 anos e 50% com mais de 35 anos.
Dados trazidos
pela pesquisa “The Unstereotyped Mindset”:
·
Enquanto 47% das mulheres afirmam que a distribuição
desigual das tarefas domésticas e dos cuidados com os filhos
é um obstáculo para a equidade de gênero, apenas 36% dos
homens concordam com isso;
·
61% acreditam que as mulheres se
distraem com frequência por questões relacionadas à família/filhos.
A porcentagem cai para 29% em relação aos homens;
·
72% acreditam que as mulheres são pouco representadas
nos cargos de liderança devido ao “corporativismo masculino”;
·
70% concordam que o mundo seria melhor se as crianças
não fossem expostas a estereótipos de gênero (tanto
femininos, quanto masculinos) em campanhas de marketing;
·
60% dos homens concordam que o retrato que a publicidade
faz - tanto de homens como de mulheres - é baseado
em estereótipos .
Dados
Brasil:
·
56% acreditam que as empresas promovem
mulheres para cargos de liderança para transmitir a percepção
de equidade;
·
58% das mulheres se sentem pressionadas a ignorar
mal comportamentos dos homens em relação a elas;
·
56% concordam que convenções sociais –
como a de que existem trabalhamos tradicionalmente femininos e que a mulher é
responsável pelos cuidados com a casa e com a família - são as
principais barreiras para o desenvolvimento econômico da mulher.
INICIATIVAS UNILEVER EM PROL DA EQUIDADE DE GÊNERO
A Unilever já está engajada na construção de um
futuro de igualdade entre homens e mulheres. A companhia adotou globalmente uma
estratégia de diversidade que está diretamente ligada à visão da companhia de
gerar crescimento ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental e aumenta o
impacto positivo na sociedade. Para isso, a empresa
desenvolveu internamente mecanismos que proporcionam um ambiente
inclusivo, no qual mulheres e homens possam desenvolver o seu potencial, assim
como investe em parcerias institucionais e em ações de marca para promover o
tema.
Compromissos públicos:
- Em 2016, lançou o movimento #Unstereotype,
ambição global para que as marcas da companhia eliminem os estereótipos
de gênero e passem a representar homens e mulheres de maneira positiva e
progressista
- A companhia é signatária global da campanha
promovida pela ONU #HeforShe, lançada em 2014 com o objetivo de envolver os
homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de
atingir o seu potencial;
- É uma das empresas fundadoras da Associação
Movimento Mulher 360, lançada em 2015 com o objetivo estimular a equidade de
gênero nas empresas.
Sólidas políticas de RH:
- 50,1% dos
cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres;
- A Licença Parental estendida e flexibilizada,
apresentada em 2016, estimula a maior participação do homem em casa, a
iniciativa permite mais liberdade no planejamento familiar
- Fomenta o equilíbrio entre vida
pessoal e profissional por meio de ações como berçário para crianças de 0 a 2
anos, home office e horário de trabalho flexível;
- A Unilever também promove os
conceitos de diversidade de perfis e de liderança autentica. O binômico
possibilita que os funcionários da companhia, independentemente do gênero,
possam colocar em prática todo o seu talento e potencial de entrega.
Iniciativas
das marcas:
- Incentiva
o empoderamento da mulher por meio de suas marcas como, por exemplo, com o
Programa Ciclo Brilhante e com Dove Projeto pela Autoestima.
Programa Ciclo Brilhante
A marca Brilhante lançou, em
maio de 2015, o Programa Ciclo Brilhante, que tem como objetivo
empoderar mulheres a abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio. O Ciclo é gratuito
e é dividido em três fases: módulo Escola de Você (plataforma online de
cursos de empoderamento da mulher); Escola Brilhante (plataforma
online de cursos sobre empreendedorismo) e Hora de Brilhar (treinamento
presencial e acompanhamento de 10 empreendedoras). Desde o lançamento,
o Ciclo já alcançou mais de 150 mil mulheres. Em 2017, a
marca reafirma seu compromisso com o empoderamento da mulher e reforça a
proposta da marca.
Dove pela
autoestima
A marca Dove foi pioneira em
trabalhar a autoestima feminina como posicionamento e é reconhecida por
inspirar as mulheres a alcançarem todo seu potencial de beleza e bem-estar. Em
2004, a marca lançou a "Campanha pela Real Beleza", que convidava
mulheres do mundo todo a se sentirem bem consigo mesmas, e desde então, Dove
segue fomentando a reflexão sobre os padrões de beleza. Como parte da evolução
desse posicionamento, a marca lançou a sua missão social: melhorar a autoestima
de milhões adolescentes ao redor do mundo. Os projetos da missão social de Dove
acontecem desde 2013 e já impactaram mais de 30 mil pessoas no Brasil. Para
mais informações sobre o programa, acesse: http://selfesteem.dove.com.br/.
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