Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Espondilodiscopatia degenerativa da coluna: entenda a doença que acometeu o cantor Wesley Safadão


A espondilodiscopatia degenerativa é uma doença da coluna vertebral incluindo os discos vertebrais. Espondilo refere-se à coluna, disco contempla as estruturas cartilaginosas que ficam entre as vértebras, responsáveis pela absorção de impacto e movimentação da coluna, e degenerativo está associado à alteração de funcionamento dessas estruturas, que pode ser considerado como desgaste e, na maioria dos casos, tem relação com a idade.

O termo espondilodiscopatia ganhou destaque nos últimos dias devido ao problema que acometeu o cantor Wesley Safadão, no entanto, esta doença – que é muito comum – pode se apresentar nas formas de hérnia de disco e bico de papagaio.

Neste caso, a dor costuma ser o primeiro sintoma devido à compressão dos nervos, mas dependendo do grau de comprometimento, podem aparecer perda de sensibilidade, dormência, formigamento, choque e até perda de força, explica o Dr. Marcelo Amato, médico neurocirurgião, especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva.

Em situações em que o problema é na coluna torácica ou lombar, a perda de força é percebida nas pernas ou nos pés. Outro sinal de alerta de gravidade da doença é a capacidade de controlara urina e as fezes.

Normalmente, se o problema estiver associado à dor, o controle da doença pode ser realizado com o uso de medicamentos e fisioterapia – tratamento clínico que deve ser observado por aproximadamente seis semanas. Após esse período, em casos de dor incapacitante ou de comprometimento grave do nervo – causando perda de sensibilidade, de força e outras funções neurais -, o tratamento cirúrgico precisa ser considerado.

“Felizmente, hoje em dia, existem alternativas cirúrgicas minimamente invasivas, como a endoscopia da coluna, que permite que essa condição seja tratada de forma rápida, segura, com alta no mesmo dia da cirurgia – sistema de Hospital Dia – e com retorno das atividades profissionais e de lazer”, afirma o Dr. Amato.

  

Dr. Marcelo Amato - Graduado pela USP Ribeirão Preto e doutor pela USP São Paulo, o médico neurocirurgião Marcelo Amato é especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de crânio e coluna. Doutor em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) desde 2010.  Possui publicações nacionais e internacionais sobre endoscopia de coluna, neurocirurgia pediátrica, tumores cerebrais, cavernomas, cistos cerebrais, técnicas minimamente invasivas, entre outros. É diretor do Centro Cirúrgico do Amato – Hospital Dia.

www.neurocirurgia.com

https://www.instagram.com/dr.marceloamato/

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados