Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pais não podem proibir que os filhos utilizem a tecnologia


Sociedade de Pediatria do RS aconselha que os pais eduquem seus filhos ciberneticamente e não fujam das novas tecnologias


A facilidade que os filhos aprendem as novas tecnologias assusta a maioria dos pais. Porém, de acordo com psicóloga terapeuta cognitiva e comportamental Juliana Potter, a tentativa de afastar a internet dos filhos não é aconselhável. O ideal, segundo ela, é educar os pequenos de como utilizar as novas mídias corretamente.

- A tecnologia não é boa ou ruim. A tecnologia é a tecnologia. O que diferencia se é algo positivo ou negativo é o uso que cada pessoa faz das novidades tecnológicas. Os filhos necessitam ser educados desde pequenos de como se comportar e agir na internet. Proibir é impossível e ineficaz, pois ninguém vive totalmente sem a tecnologia - afirma Juliana Potter.

A especialista ainda desmistifica o medo dos adultos que os filhos fiquem violentos, devido aos jogos. Potter estaca que estudos já comprovaram que não existe ligação da violência.

- Meu filho vai ficar violento com os jogos? Não, não vai. Muitos estudos já mostraram que apenas o jogo não faz ninguém ficar bom ou ruim. A violência tem muito mais a ver com a educação - ressalta Juliana Potter.

A diretora científica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Helena Müller, relata que os pais necessitam se aproximar dos filhos para saber o que fazem na internet. Diferente de vigiar, os adultos podem entender como os pequenos utilizam as novas tecnologias.

- Os pais precisam se aproximar dos filhos. A tecnologia faz parte da vida de todo mundo e nós precisamos nos aproximar a nos apoderar destes assuntos. Os jovens têm que ter privacidade, mas os pais têm que saber e perguntar. Outra dica é que os adultos não fujam da tecnologia e sim aprendam a usar - relata Helena Müller.

Para que o uso da internet não vire uma dor de cabeça, o ideal é que os pais conheçam as tecnologias que os filhos utilizam; demonstrem interesse nas atividades do filho na internet; deem exemplo de bom uso na internet e nas redes sociais; estimulem a convivência com a família; e estimulem que o horário de dormir seja respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados