Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alta inflação e desemprego devem marcar a última reunião do COPOM em 2015



A reunião do COPOM não deve apresentar novidades. O uso da estratégia para reduzir a inflação não funcionou e acabou provocando um efeito devastador, com a redução da produção como um todo e por consequência, o desemprego.
A crise política serviu de combustível para aumentar ainda mais a desconfiança de empresários e investidores, já que a gestão da indústria passou a ser cada vez mais complexa em razão da perda de competitividade e da dificuldade de financiar suas operações.
Os efeitos da crise foram sentidos, inclusive por vários Estados e Municípios, assim como pelo governo, que busca alternativas para aumentar a arrecadação por meio da contínua busca do aumento dos impostos e tentativa de emplacar outros.
O fechamento da reunião do COPOM deve ser pela manutenção da taxa selic em 14,25% ao ano, já que qualquer aumento na taxa estimularia ainda mais o risco de desemprego e encarecimento das fontes de financiamento. Se o governo não largar a inércia e não cumprir sua lição de casa, ou seja, reduzir gastos não prioritários, infelizmente a tendência é piorar ainda mais a situação.
São necessários investimento pontuais com melhoria na eficiência do caixa e reequilibrio das contas com o retorno do superávit primário.

Reginaldo Gonçalves - coordenador do curso de Ciências Contavéis na Faculdade Santa Marcelina (FASM) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados