Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Novembro é o mês de conscientização para zumbido no ouvido, um problema que já atinge 30 milhões de brasileiros



Zumbido aumentou de 15% na população mundial em 1995 para 24% nos últimos anos, sendo até mais comum do que problemas bem conhecidos como Diabetes, Cegueira, Surdez, Asma ou Alzheimer. Dicas da Dra. Tanit Ganz Sanchez, da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido - APIDIZ, explicam como evitar o problema.
Pesquisas mostram que vários aspectos da vida moderna estão provocando zumbido no ouvido em vários países. O hábito de ouvir som alto por fone, o uso frequente do celular, o estresse da competição na vida profissional e até mesmo alimentação inadequada (jejum prolongado ou abuso de cafeína, doces e gorduras), são exemplos que justificam o aumento de pessoas com zumbido. Estudos mostram que o zumbido aumentou de 15% da população mundial em 1995 para 24% nos últimos anos, sendo até mais comum do que problemas bem conhecidos como Diabetes, Cegueira, Surdez, Asma ou Alzheimer. Essa estimativa sugere que o Brasil tenha cerca de 30 milhões de pessoas com zumbido.
Durante muitos anos, o zumbido acometia somente as pessoas da terceira idade e com as mudanças da vida diária, o sintoma se ‘espalhou’ para todas as idades, inclusive crianças e adolescentes. Os principais incômodos para o portador de zumbido são: insônia, falta de concentração na leitura e no trabalho, ansiedade e depressão, levando-os ao isolamento social.
Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista e presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ, explica e também desmistifica alguns mitos sobre o Zumbido no ouvido.“Uma a cada 4 ou 5 pessoas já tem zumbido e ela pode estar na nossa família. “Porém, o assunto continua desconhecido da maioria ou atrelado a rótulos negativos, como ‘não ha nada que possa ser feito’ ou ‘você vai ter que aprender a conviver com isso’. Portanto, é hora de avançar para que milhões de pessoas possam ser beneficiadas. Na verdade, a melhora parcial ou total depende muito de uma investigação minuciosa e precoce. Por isso, não ha tempo a perder”, explica a médica, que também é doutora e livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP.
Segundo a especialista, é importante que os profissionais “não tirem a expectativa de melhora do paciente logo na primeira consulta. O ideal é promover o acolhimento do paciente e solicitar exames complementares para avaliar audição e zumbido, exames de sangue e, às vezes, exames de imagem. A busca pela cura é mais produtiva com uma equipe multidisciplinar que abrange o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo, mas alguns casos também precisam de avaliação odontológica, da coluna cervical e do equilíbrio emocional para selecionar o melhor tipo de tratamento personalizado”, complementa Tanit Ganz Sanchez

Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido: Novembro Laranja

Durante o mês de novembro acontece a 10ª edição da “Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido”, reconhecida nacionalmente como “Novembro Laranja”.  A ação, que é promovida pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ, com o apoio do Instituto Ganz Sanchez, tem como objetivo informar a população sobre o zumbido no ouvido.
Atividades do “Novembro Laranja” de 2015:
ü  28 de novembro, a Comunidade de Paraisópolis, zona Sul da Capital paulista, receberá a Blitz do Ouvido. A ação comunitária contará com a presença de médicos que farão um primeiro atendimento sobre vários problemas do ouvido externo (cera, infecções, alergia, micose etc), e distribuição de folhetos explicativos sobre Zumbido, Hipersensibilidade Auditiva, Tontura e Labirintite.os problemas.
ü  Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido, com o tema "Casos interessantes: zumbidos fáceis e difíceis para medicação”, que será disponibilizado no site: www.tvzumbido.com.br.

12 dicas para manter a saúde auditiva:  

1. Em locais barulhentos: use protetores de ouvido e faça intervalos de 10min/h. Não ache “normal” sair da balada com zumbido!
2. Com fones de ouvido: evite ultrapassar a metade da potência ou usar mais que 2 horas.
3. Alimente-se 4 a 6 vezes ao dia, evitando abuso de cafeína, doces, sal, álcool e nicotina.
4. Hidrate-se bem para seus rins eliminarem melhor as toxinas.
5. Exercite-se 5 vezes por semana: seu metabolismo e circulação vão melhorar!
6. Troque o silêncio por estimulação com baixo volume de sons suaves, mesmo durante a leitura ou o sono. Isso ajuda no controle do zumbido e da hipersensibilidade a sons.
7. Diminua o tempo de celular direto no ouvido, pois a radiação eletromagnética pode ser prejudicial.
8. Evite automedicação: certos remédios podem agredir os ouvidos. 
9. Alivie seu estresse com atividades relaxantes eficazes: yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan, Chi-Cong etc.
10. Incorpore mais momentos de prazer na sua vida para restaurar a função dos órgãos.
11. Visite seu médico regularmente para exames preventivos gerais e auditivos.
12. Acesse os vídeos gratuitos do GANZ (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido): www.tvzumbido.com.br,



Profa  Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela FMUSP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez e Presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ. Assumiu a “missão” de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados