Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Hábitos saudáveis podem prevenir o câncer de próstata





Professor do curso de Enfermagem da UNICID fala da importância da realização de exames periódicos a partir dos 50 anos

Neste mês é realizado o Novembro Azul, uma campanha nacional que visa promover a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. É importante que a partir dos 50 anos os homens realizem os exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (exame de sangue). Caso já exista algum caso na família, a análise clínica deve ser realizada antes desta idade para que o urologista possa fazer o monitoramento.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. É uma doença que em 75% dos casos atinge homens com idade a partir dos 65 anos. “Alguns casos podem evoluir para complicações como metástases levando o paciente à morte”, explica o professor do curso de Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Adriano Aparecido Bezerra Chaves.
Para prevenir o câncer de próstata é importante que se tenha uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras, legumes e grãos. Além disso, é imprescindível que os homens estejam atentos ao histórico familiar.
O professor reforça que a avaliação médica é de extrema importância. “Com a detecção precoce da doença as chances de cura são mais altas”, ressalta Chaves.

Universidade Cidade de São Paulo – UNICID - www.unicid.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados