Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Campinas e o Novembro Azul/Diabetes





Ação será realizada na Lagoa do Taquaral para alertar a população sobre os riscos e tratamentos do Diabetes
Com o tema desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Diabetes em 2015 - “Qualidade de Vida & o Diabetes” -, alunos, médicos residentes e professores dos cursos de Medicina da SLMANDIC, PUCC e UNICAMP, além de equipe de medicina preventiva da UNIMED Campinas, SMCC e Prefeitura Municipal de Campinas estarão, no dia 29 de novembro, domingo, no período de 8h00 às 12h00, na Lagoa do Taquaral, em Campinas, realizando uma ação para chamar a atenção sobre os riscos e a necessidade de tratamento de uma das doenças mais prevalentes no mundo – o Diabetes.
Serão realizados testes de glicemia capilar em todas as pessoas que passarem pelo local e quiserem verificar a sua taxa de açúcar no sangue. Os alunos também distribuirão folhetos explicativos sobre a doença, seu controle e a adoção de hábitos saudáveis para que o Diabetes não prejudique a qualidade de vida das pessoas. Estão previstas, também, atividades físicas no local.
No ano passado, a ação foi realizada no centro da cidade de Campinas. “Este ano, a ação acontecerá na Lagoa do Taquaral, pois a intenção é ocupar mais um espaço em nossa cidade para ações ligadas a prevenção e educação em Diabetes”, explica a Dr.ª Maria Cândida Ribeiro Parisi, médica e especialista em saúde pública e diabetes da Universidade Estadual de Campinas e uma das idealizadoras do evento.
Segundo a Dr.ª Márcia Scolfaro Carvalho, professora da Faculdade São Leopoldo Mandic e médica assistente da residência de Clínica Médica do Hospital Municipal Dr Mario Gatti, “além do teste de glicemia, as pessoas que passarem pela barraca do evento na Lagoa do Taquaral neste dia irão receber uma fita azul para amarrarem no braço, como símbolo da luta contra o Diabetes no Brasil, a exemplo do que já ocorre com o Câncer de Mama”. 
O objetivo das ações do Novembro Azul é alertar as pessoas para a importância de cuidados e a necessidade de tratamento do Diabetes. Segundo a dra. Walkyria Volpini, responsável por diversas ações de prevenção e educação em Diabetes junto à Unimed Campinas, “equilibrar a alimentação e ter hábitos mais saudáveis pode ajudar a controlar a doença e evitar problemas cardiovasculares, cegueira, perda da função dos rins, entre outros problemas associados às complicações do diabetes”. 

Para a Dr.ª Sylka Bordoalho, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, “ações como esta ajudam não só a esclarecer a população, mas alertar para o alto índice da doença no Brasil e no mundo”.
O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMCC), Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, UNIMED Campinas, com o apoio da Sanasa e dos Laboratórios Novo Nordisk, Abbott, Eli Lilly e Roche.
Diabetes no Brasil e no mundo
O Brasil é o quinto colocado no ranking mundial de incidência em diabetes. Em 2010, eram mais de 7.6 milhões de brasileiros com a doença.  
Atualmente, estima-se que a população mundial com Diabetes é da ordem de 382 milhões de pessoas e que deverá atingir 471 milhões em 2035. Cerca de 80% desses indivíduos com Diabetes vivem em países e, desenvolvimento. Esses dados são da Federação Internacional de Diabetes. Isso está acontecendo em virtude do envelhecimento da população, da maior urbanização, da crescente prevalência de obesidade e sedentarismo.
À frente do Brasil estão, em ordem decrescente, Rússia, Estados Unidos, China e Índia.
Em 2007, a Organização das Nações Unidas definiu o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes e inúmeras ações são realizadas no mundo inteiro no mês de novembro, denominado “Novembro Azul”.  Desde então, a Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD (www.diabetes.org.br) vem promovendo ações em todo o País, seguindo os temas propostos nas campanhas mundiais.

SERVIÇO:
Ação: “Campinas e o Novembro Azul/Diabetes”
Local: Parque do Taquaral: entrada principal
Dia: 29/11/15
Hora: das 8h00 às 12h00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados