Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Aberta temporada de lesões por ‘supertreinamentos’




Preparação para etapas de corridas e a busca por corpos definidos no verão levam muitas pessoas a extrapolarem nos exercícios físicos. Especialista elenca três dicas para atenuar riscos e evitar as temidas lesões


Com a proximidade da estação mais quente do ano - e na busca pela definição de músculos -, é comum as pessoas abdicarem do sedentarismo, extrapolarem em exercícios físicos e, com isso, sofrerem lesões por ‘supertreinamentos’ – estado de queda de performance ou rendimento, causado por sobrecarga em treinos. Com academias lotadas e parques cheios, o excesso de disposição para entrar em forma pode acarretar algumas vezes graves problemas de saúde.
Febre em muitas academias, o CrossFit é um dos esportes amadores campeões em lesões. Segundo pesquisa publicada pela revista científica ‘Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print’, entre 132 praticantes da modalidade, 73% sofreram algum tipo de lesão. Desse montante, 7% tiveram que realizar procedimentos cirúrgicos. Outro esporte que concentra número considerável de lesionados é a corrida de rua. Estimativas revelam que cerca de 30% dos corredores apresentaram algum tipo de lesão nos últimos seis meses.
Para o ortopedista Emerson Garms, coordenador do Centro de Ortopedia Especializado do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, “a empolgação inicial de praticar exercícios físicos pode trazer sérias lesões aos ‘atletas temporários’. E, ao contrário do que muitos pensam, atividades de curta duração também são perigosas à saúde”.
O médico elenca três dicas que podem atenuar os riscos e evitar que o ‘supertreinamento’ lesione partes importantes do corpo humano, como músculos, tendões e ligamentos:
  • Mantenha a rotina de exercícios: entusiasmados pela chegada do verão, muitos extrapolam em corridas e treinos específicos. Controlar o volume do treinamento e seguir as recomendações médicas antes de qualquer aumento na intensidade dos treinamentos pode ser considerado o primeiro passo;
     
  • Muito além do exercício físico: o foco na atividade, algumas vezes, pode fazer o atleta negligenciar outros fatores importantes, como a alimentação equilibrada, a postura durante o repouso, o calçado adequado para cada atividade, etc. Fique atento;
     
  • ‘Ouça’ o seu corpo: a teimosia em persistir em treinos pesados pode ocasionar lesões e problemas na cartilagem de articulações. Saber a hora de repousar, de diminuir o ritmo e/ou identificar os sinais que mostram que o corpo não está bem são essenciais para evitar que o incômodo se agrave e a recuperação demore ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados