Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

5 promessas de ano novo que você pode tornar possíveis com a ajuda dos Florais de Bach





Se você nunca consegue cumprir suas promessas realizadas na virada do ano, está na hora de descobrir quais são os sentimentos que o impedem e tratá-los com os Florais de Bach, que auxiliam a equilibrar as emoções

Se você, todo dia 31 de dezembro, faz uma listinha de promessas que pretende cumprir no ano seguinte e, no mesmo dia, se chateia por não ter conseguido cumprir a lista do ano anterior, não se preocupe: você está entre os milhões de pessoas que se comprometem a realizar coisas que nunca conseguem.
Mas, por que é tão difícil cumprir as promessas que você faz para si mesmo? “Porque você pode prometer muitas coisas ao mesmo tempo e não ter foco. Quem tem objetivos deve começar com os atingíveis e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos”, ensina a terapeuta floral Maria Aparecida das Neves, que também é formada em Psicologia.
Assim, se você é fumante, está acima do peso e não tem um bom emprego, é natural que queira prometer corrigir todas essas situações em um ano. “Mas, é preciso lembrar que você, provavelmente, não ganhou peso e nem começou a fumar em um ano. Então, que tal prometer parar de fumar e realizar contatos para viabilizar um emprego? São metas ambiciosas, mas que podem ser cumpridas com planejamento. Querer tudo de uma só vez é que mina suas energias”, diz a terapeuta floral.
Ela fala que a motivação para buscar o cumprimento de suas promessas pode estar no tratamento dos sentimentos que o levam a abandoná-las. “A maioria das pessoas que conheço comprometem-se a frequentar uma academia ou a realizar atividades físicas constantes no ano que se inicia. Porém, elas logo abandonam esse objetivo porque se sentem exaustas, abatidas e sem energia. Os Florais de Bach podem tratar esses sentimentos para que elas tenham mais disposição e encarem a atividade, cumprindo a promessa”, exemplifica.
Aqui, Maria Aparecida das Neves fala sobre algumas promessas comuns de ano novo e como os Florais de Bach podem tratar dos sentimentos que levam as pessoas a descumpri-las:

1)      Promessa: “Emagrecerei no próximo ano!”
Segundo a terapeuta floral, trata-se da mais comum das promessas – e uma das mais sabotadas. Para quem precisa de ajuda, existe uma formulação chamada de ‘Eating Kit’, composta pelos Florais de Bach Crab Apple, Cherry Plum e Chestnut Bud. “É um kit muito popular na Inglaterra, uma combinação preciosa para quem deseja controlar os desejos compulsivos alimentares”, explica. O Crab Apple é um floral indicado para que a pessoa aceite sua aparência e não se sinta impura, convivendo bem com suas imperfeições. É uma força na autoestima. Já o Cherry Plum é indicado quando você sente medo de perder o controle de sua dieta e no simples fato de ser contrariado, tende a compensar na comida. Cherry Plum o ajuda a pensar e agir racionalmente. Para completar o Eating Kit, o Chestnut Bud vem ajudá-lo a não repetir os mesmos erros. Isso porque há pessoas que vivem em dieta eternamente. Elas já sabem como se alimentar corretamente e como escapar das armadilhas alimentares, mas parecem não aprender com suas experiências, sempre cometem os mesmos erros. Chestnut Bud as auxiliará a não repetir as mesmas falhas, ajudando a seguir adiante e alcançar um nível de vida melhor. O Eating Kit pode ser pedido pelo telefone: (11) 3081-5217 ou adquirido pelo site do Grupo Essence: www.grupoessence.com.br.


2)      Promessa: “Iniciarei e manterei atividade física constante”!
Você é daqueles que pagam o plano anual da academia e vão apenas um mês? Por que isso acontece? Se o problema é exaustão, o floral Olive pode ajudá-lo a ter mais energia e disposição. É alguém que o desvia do seu objetivo, fazendo com que você realize outras atividades na hora em que deveria exercitar-se? Aprenda a dizer não com o floral Centaury.


3)      Promessa: “Mudarei minha vida profissional!”
Seja a conquista de um emprego, a mudança de carreira ou algo relacionado à vocação, quem quer cumprir uma promessa ligada à vida profissional precisa de foco. O floral Clematis permite ter um comportamento mais presente, objetivo e atento, mantendo os pés firmes no chão para tomar atitudes de responsabilidade na vida. Já Wild Oat ajuda a descobrir a verdadeira vocação, enquanto Wild Rose o tira do conformismo de achar que as coisas são como são e o faz lutar com mais atitude. Também é importante, neste processo, usar o floral Larch, porque ele é indicado para pessoas com falta de confiança em suas atitudes e opiniões. É ideal para quem tem sentimento de inferioridade e o disfarça usando-se do recurso da falsa modéstia, ou seja, ele admira os outros, mas não acredita que é capaz de vencer e prefere ficar onde está.


4)      Promessa: “Livrar-me-ei de um vício!”
Vício é um hábito repetitivo que causa algum prejuízo à pessoa. Em geral, quem promete largar um vício o faz porque acredita que aquilo nem é tão ruim assim – ou procuraria ajuda médica, psicológica ou de outro profissional. Porém, os vícios sempre são daninhos, mesmo que eles sejam em coisas lícitas, como cigarro, álcool e até em Internet, um vício novo, mas que está desequilibrando muita gente. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a enfrentar a luta contra o vício de maneira mais tranquila, já que trata dos sentimentos que o levam a repetir essa ação nociva. Mas, os Florais não agem sozinhos e são complementares a outras terapias, principalmente em casos graves.
Para começar, é importante tomar a decisão de querer livrar-se do vício. O floral Cerato o ajuda, porque trabalha na insegurança e na falta de confiança em suas próprias decisões. Depois, é importante também saber dizer não às tentações e aos que tentarão sabotar sua luta, oferecendo um cigarro, um chocolate (sim, a comida pode ser um vício) ou uma dose de álcool. Para aprender a dizer não, use o floral Centaury. E para não repetir os mesmos erros, use o floral Chestnut Bud.

5)      Promessa: “Terei mais paciência!”
Alguém no carro da frente demora a sair quando o semáforo abre e você buzina, irritado. Seu filho leva um tempo a mais para raciocinar na hora da lição de casa e lá vem bronca! Você só não xinga seu chefe para não perder o emprego mas, se você é o líder, não tem a menor paciência com a ‘lerdeza’ da equipe. É, amigo, você realmente precisa ter mais paciência – até para preservar sua própria saúde. O floral Impatiens é indicado para pessoas que não têm paciência com as demais. Com raciocínio rápido, elas geralmente se irritam com quem não consegue acompanhá-las. É uma característica de Impatiens negativo explosões nervosas que passam rapidamente.
As pessoas do tipo Impatiens se esgotam mais rápido que as demais porque pensam e agem mais rápido, completam as frases dos outros e não aceitam ajuda. Elas têm o desejo de trabalhar sozinhas, em seu próprio ritmo, sem precisar aturar pessoas de fora. Por isso, não desejam ser líderes e se esquecem de que há uma interdependência natural entre os seres humanos – e que ninguém é autossuficiente.
Os Florais de Bach são essências extraídas de plantas e flores. São totalmente naturais, podem ser tomadas por pessoas de todas as idades e não possuem contraindicação. A chave para receitar o floral é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito detectado por Edward Bach ao criar o sistema.

Trata-se de uma terapia complementar, não dispensando tratamentos médicos tradicionais quando há doenças envolvidas.

Os Florais de Bach
 O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.
O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.


Maria Aparecida das Neves - Practitioner e educadora em Florais de Bach há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Grupo Essence, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados