Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Preservando a imagem pessoal em festas da empresa





Falta pouco para encerramos o ano e muitas empresas, como é tradição, preparam festas e confraternizações para funcionários e parceiros, o objetivo é agradecer e comemorar o ano que passou. Um momento de alegria e descontração que foge um pouco da rotina desgastante do trabalho. Mas, não é porque é um momento leve que podemos descuidar da nossa postura e vestimenta. 

Como alerta Patricia Mara, consultora de imagem e estilo, festa de confraternização da empresa não é festa entre amigos. “Mesmo sendo um ambiente descontraído devemos lembrar que é um evento de trabalho. Por isso, muito cuidado com o que se diz, evite exagero na bebida alcoólicas, não abuse dos vestidos curtos e a postura deve ser mantida para preservar a imagem profissional. Quando estamos entre amigos e familiares podemos relaxar um pouco sobre essas questões, mas, em uma festa na qual diretores e gestores estão presentes isso deve ser evitado”, diz a consultora. 

Isso não quer dizer que não devemos aproveitar e nos divertir, pelo contrario! Patricia Mara acredita que estes momentos de descontração, que fogem da rotina do trabalho são ótimos para conhecermos melhor nossos colegas e até mesmo mostrarmos qualidades nossas que muitos não conheciam. “Entre uma conversa ou outra podemos realizar um networking. Dessas conversas informais podemos nos fazer lembrados quando surgir uma oportunidade de crescimento dentro da empresa. Motivo suficiente para sermos elegantes e discretos nesses momentos!”, afirma a especialista. 

Como vestir
Para Patricia Mara as peças clássicas são ótimas opções para vestirmos nessas ocasiões. “Tudo depende de onde será a confraternização e o tipo de evento, mas, acredito que o clássico sempre é uma ótima opção”, diz ela.

Para as mulheres, a consultora sugere, por exemplo, uma calça pantalona ou de corte reto e cor neutra, que pode ser combinada com uma blusa de seda estampada e um scarpin discreto de bico fino. O charme pode ficar nos acessórios. 

Quem gosta de saia e vestido, nada de mini, micro ou decote profundo. “Usar o bom senso nesse tipo de evento nunca é demais. Os vestidos não precisam ser tubinhos, mas, também não devem ser um bandage colado”, sugere a consultora.  

Homens podem apostar em uma calça jeans de lavagem escura ou social, camisa ou polo e sapato. Vamos evitar camisas estampadas coloridas, boné, camisa de time, 

Comportamento 
A consultora alerta o que deve ou não ser feito em festas de empresas: 
·         Evite beber além da conta;
·         Não exagere nas brincadeiras, beijos e abraços com os superiores; 
·         Atenção aos perfumes fortes e a higiene pessoal;
·         É importante separar o pessoal do profissional. Todos são colegas de profissão. Nada de desabafar os problemas ou criar intimidades que não existem;
·         Nada de subir no palco, dançar escandalosamente, rebolar e fazer discursos;
·         Se algum colega deu vexame, haja como se nada tivesse acontecido durante a festa e nos dias seguintes;
·         Coma com classe;
·         Não fale de boca cheia. 

Patrícia Mara - Administradora formada pela PUC-MINAS, palestrante, especialista em consultoria de imagem pessoal e corporativa, análise de cores pela Estilo Fashion Training, e visagismo e imagem – método Phillip Hallawel. Atua no ambiente corporativo a mais de 10 anos, e está à frente da Patrícia Mara – Consultoria de Imagem empresa líder nesse segmento em Minas Gerais, reconhecida pelo profissionalismo, competência e fino trato com o cliente, Patrícia atua em projetos de consultoria de imagem pessoal, colaboradora em diversos canais de TV, revistas e jornais, participa de debates, entrevistas sobre imagem pessoal, moda, estilo, comunicação e comportamento. No ambiente corporativo atua em empresas de vários segmentos com o objetivo de assessorar profissionais, seja através de palestras de conscientização, desenvolvimento de políticas de vestimenta ou orientações individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados