Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Proteja-se das viroses comuns no verão



Calor excessivo e pior condição de armazenamento dos alimentos favorecem o aparecimento dessas doenças

A estação mais quente do ano é também conhecida pela grande incidência de viroses, que provocam principalmente vômitos, diarreias, febre e dores no corpo. “Os tipos mais comuns são as gastroenterites causadas por vírus, como o Norovírus, Rotavírus, Enterovírus, e Adenovírus Entéricos”, afirma a Dra. Ligia Pierrotti, infectologista que integra o corpo clínico do Lavoisier Laboratório e Imagem, completando que essas doenças costumam ter duração de três a cinco dias.
Segundo a médica, o aparecimento das gastroenterites se dá com mais frequência no verão por conta do calor excessivo e da pior condição de armazenamento dos alimentos, além do maior contato com águas recreacionais, como as de praias impróprias e piscinas, que muitas vezes estão contaminadas e não contam com tratamento adequado. A transmissão também pode ser feita por via fecal-oral, daí a importância de se tomar muito cuidado com os alimentos ingeridos, principalmente aquelas pessoas que almoçam fora de casa. “Essa atenção inclui também a água ingerida e os líquidos em geral. Todas as frutas e legumes devem ser bem lavados antes de serem consumidos”, diz Dra. Ligia.
Outro cuidado fundamental é a lavagem das mãos antes de preparar alimentos, assim como na hora de se alimentar e após ir ao banheiro. “É importante também não esquecer de lavar as mãos após trocar fraldas das crianças”. Ela ressalta que embora todas as pessoas possam desenvolver gastroenterite, crianças, idosos e pessoas com imunidade mais baixa podem apresentar um quadro de gastroenterite mais importante, com maior risco de desidratação.
“Em geral, as gastroenterites não têm diagnóstico etiológico, ou seja, da sua causa específica. Embora existam exames de fezes específicos que permitem o diagnóstico preciso do agente causador, esses testes são pouco solicitados porque, geralmente, o tratamento é realizado com medidas gerais como orientação alimentar, hidratação, uso de antitérmico, antieméticos (para náuseas e vômitos) e repouso”, finaliza a infectologista.
Confira dicas para se proteger das gastroenterites
- Ter uma vida saudável e regrada, dormir bem, alimentar-se de forma balanceada e fazer atividade física regularmente são importantes medidas que ajudam a manter uma boa imunidade;
- Hábitos saudáveis como não fumar e ingerir bebida alcoólica com moderação também são importantes para manter o sistema imunológico saudável;
- As mãos devem ser lavadas várias vezes ao dia, sempre que estiverem sujas, e necessariamente nas seguintes situações: após uso do banheiro, antes de manipular alimentos, antes de comer. Higienizar as mãos sempre que chegamos em casa vindo da rua é um ótimo hábito de higiene também;
- Também é fundamental a lavagem das mãos antes de preparar alimentos;
- Não esqueça de lavar bem as mãos após trocar fraldas das crianças;
- Alimentos crus e não lavados podem transmitir doenças sem necessariamente apresentarem nenhum “sinal de alerta” de que há algo errado com eles. São alimentos com cor, odor, aparência e sabor normais. Por isso, é muito importante lavar os alimentos antes de consumi-los. Dê preferência a comer frutas, legumes e verduras cruas em casa, com a garantia de que esses alimentos foram lavados e manipulados corretamente.
- Para aqueles que já estão sofrendo com alguma virose, é recomendado evitar alimentos gordurosos e temperados, além de leite e derivados. Dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão, como arroz branco, batata, bolacha água e sal, e sopas leves;
- Hidrate-se também com água, água de coco, sucos e chás;
- Tratamentos para gastroenterites causadas por bactérias, como Echericia coli e Salmonella, costumam não evoluir apenas com as medidas acima. Caso haja persistência da febre e piora do estado clínico do paciente, procure atendimento médico para tratamento com antibióticos específicos.


Lavoisier   www.lavoisier.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados