Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Uso de óculos escuros evita várias doenças oculares agravadas pelo sol





Usar óculos escuros com lentes de boa procedência para sair de casa é fundamental – quer esteja um sol escaldante lá fora, quer não. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o acessório é imprescindível e deve ser usado até mesmo nos dias nublados. “A exposição exagerada aos raios solares costuma causar ou, no mínimo, agravar várias doenças oculares. Entre elas, o câncer de pele, câncer da conjuntiva (membrana mucosa e transparente que reveste e protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjuntiva), pterígio (fibrose da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), catarata (opacificação do cristalino), degeneração do vítreo (responsável por manter a forma esférica do olho), retinopatia solar (queimadura da retina) e degeneração macular (deterioração da visão central) ”.
A luz invisível é composta por raios infravermelhos e ultravioleta. Enquanto a radiação infravermelha é percebida em forma de calor, a ultravioleta desencadeia reações que vão desde o bronzeamento até queimaduras e fotoalergias. “O efeito cumulativo dessa radiação pode, mais cedo ou mais tarde, não só resultar no envelhecimento precoce da pele, bem como favorecer o aparecimento do câncer de pele e todas essas doenças oculares já citadas. Para se proteger dessas radiações, todos devem fazer uso diário de protetor solar para pele e óculos de sol com filtro UV nas lentes. Vale ressaltar que é fundamental que os óculos bloqueiem entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB. Ou seja: não adianta optar por modismos ou por óculos piratas que não ofereçam nenhuma garantia nesse sentido”, alerta o especialista.
Neves explica, também, que a escolha da cor das lentes não é somente uma questão de gosto pessoal, devendo ser influenciada pela função do acessório. “Com exceção da lente preta, que é mais indicada no pós-operatório ocular, as demais cores de lentes devem levar em consideração sua utilidade. As lentes de cor cinza e marrom proporcionam bastante conforto visual e são as preferidas de quase todo mundo. Já quem dirige bastante ou já passou dos 60 anos costuma dar preferência às lentes verdes, que oferecem melhor visão de contraste. Por outro lado, as lentes amarelas são ideais para quem vai dirigir à noite, porque reduzem o desconforto das luzes que vêm em direção ao motorista.  Quem pratica muita pescaria, esportes náuticos, caça ou ainda é adepto dos esportes na neve leve dar preferência às lentes de cor púrpura ou vermelha, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde. ”
Além de se ajustar bem ao rosto, dos dois lados, para que os raios solares não penetrem pelas laterais, o oftalmologista também adverte que os pais devem comprar bons óculos de sol para seus filhos e ensiná-los a cuidar do acessório. “É comum conhecer pais que têm vários modelos de óculos de sol, mas não dão nenhuma importância se suas crianças estão totalmente desprotegidas nesse sentido. Trata-se de um erro grave, porque os efeitos nocivos do sol são cumulativos e podem se manifestar antes que se espere. Por isso, além de investir em bons óculos de sol para os filhos pequenos – incluindo os bebês – é importante mantê-los na sombra entre 10h e 14h, período em que os raios UV são mais fortes. Chapéus e bonés também devem ser usados nesses casos. ” 

Dr. Renato Augusto Neves - médico oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos - www.eyecare.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados