Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cerca de 734 mil convivem com a AIDS no Brasil, diz Unaids





Faculdade Santa Casa de SP debate HIV em palestra pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A infecção pelo vírus HIV é um problema grave no Brasil. De acordo com relatório deste ano da Unaids, programa das Nações Unidas sobre HIV, estima-se que 734 mil pessoas convivam com a AIDS no país. No mundo, este número chega a 36,9 milhões, sendo que 1 em cada 3 têm de 15 a 19 anos e idade e mais da metade não sabe que é portadora do vírus.

Instituído pela Assembléia Mundial de Saúde, no dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data é uma iniciativa que busca conscientizar a população a respeito do mal e das principais ações de divulgação das formas de prevenção.

"É fundamental termos ações que estimulem a prevenção da AIDS. Ainda há muito desconhecimento a respeito, principalmente por falhas na orientação e educação sexual nas famílias. Poucos pais falam abertamente sobre o assunto com os filhos e isso é essencial na formação das pessoas", afirma a Dra. Maria Martha Ferreira Jeukens, professora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 Com o objetivo de fomentar discussões a respeito do tema, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realiza, no dia 30 de novembro, o Encontro de Enfermagem na Luta Contra a AIDS. O evento é gratuito e acontece das 14h às 16h na sede da Instituição. Destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, além de interessados no tema, o encontro conta com as palestras "Mulheres soros-reagentes para o HIV: gravidez" e "Manejo da Tuberculose em pessoas com AIDS".
"A AIDS é uma doença transmissível com incidência bastante alta. Todo ano trazemos profissionais especialistas no assunto para promover palestras na Instituição a respeito do tema. A Faculdade Santa Casa de São Paulo se preocupa em formar profissionais com uma visão crítica a respeito da realidade do país e, por meio destes debates e palestras com profissionais de larga experiência na área, é possível promover o conhecimento sólido, além de integração do que se aprende na sala de aula", finaliza a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados