Pesquisar no Blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dieta protege olhos do herpes zoster


Estresse de final de ano aumenta casos da doença. Conheça os alimentos que melhoram a imunidade.

Você já teve catapora? Se a resposta for positiva pode ter a manifestação do herpes zoster nos olhos. A maioria dos casos acontecem após os 50 anos, mas pode ocorrer bem antes. Uma paciente do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto  Penido Burnier recentemente diagnosticada com herpes zoster conta que  tudo começou com um mal estar geral parecido ao de uma gripe. formigamento, dor ao redor dos olhos e um pouco de febre.
Diferente do herpes simples causado pelo vírus HSV-1, o zoster é desencadeado pelo vírus varicela zoster  que também causa a catapora. O médico afirma que nesta época do ano é comum surgirem mais casos da doença. Isso porque, se trata de uma reativação do vírus encubado durante anos em pessoas que contraíram catapora na infância. O oftalmologista afirma que a reativação tem uma relação direta com o envelhecimento, estresse, queda da imunidade. fadiga e má alimentação.
Sintomas e tratamento
Os sintomas do herpes zoster são bem claros. Surgem pequenas bolhas bastante doloridas ao redor dos olhos, que seguem a direção do nervo e contém um líquido com o vírus. As pálpebras ficam inchadas e caídas. Pode ocorre conjuntivite, diminuição da sensibilidade, inflamação e afinamento da córnea, inflamação do corpo ciliar e da íris (parte colorida do olho). Para evitar sequelas visuais a principal recomendação é consultar um oftalmologista assim que aparecem os primeiros sintomas. "Pessoas medicadas em até 48 horas após o aparecimento têm boa recuperação visual" comenta. O tratamento é feito com antivirais, analgésico e antibiótico de 5 a 12 dias, conforme a gravidade de cada caso. Segundo Queiroz Neto, ao contrário do herpes simples que tem recidivas periodicamente, o zoster não volta a aparecer. "Quando as bolhas secam  é sinal de que o vírus foi eliminado" explica.  O especialista afirma que as principais recomendações para agilizar a recuperação  são:
·         Lavar as mãos sempre que tocar a área afetada.
·         Aplicar compressas de gaze embebida em água fria reduz o desconforto.
·         Não compartilhar toalhas e fronhas.
·         Evitar coçar os olhos.
·         Consultar um oftalmologista aos primeiros sintomas
Prevenção
De acordo com Queiroz Neto consumir alimentos que melhoram a imunidade é a primeira linha de prevenção contra o herpes zoster.
Os principais elencados pelo médico são:
·         Iogurte que contém probióticos essenciais para o sistema imunológico.
·         Ostras que são ricas em zinco, elemento essencial para a saúde da retina, além de atuar na reconstrução dos tecidos. 
·         Salmão que tem ação anti-inflamatória, regula a produção lacrimal e das células imunológicas
·         Tomate e morango que contêm licopeno e vitamina A antioxidantes capazes de proteger o sistema imunológico, combatem a catarata e a degeneração macular.
·         Carne, peixes, ovos, leite e queijo por conterem lisina, elemento que funciona como antiviral.


Outra dica do médico para proteger os olhos de quem já teve catapora na infância e está com mais de 50 anos é tomar a vacina para herpes zoster, aprovada no ano passado pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Só não devem tomar esta vacinas as mulheres grávidas, pessoas alérgicas à gelatina e neomicina, quem faz uso contínuo de corticóide ou é portador de tuberculose e portadores de ceratocone que tenham alergia atópica grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados