Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Novembro Azul: Saiba mais sobre o câncer de próstata


Este mês marca o Novembro Azul, campanha dedicada a alertar homens sobre o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens e o sexto mais comum no mundo. A próstata, que só existe no homem, é uma glândula que fica na base da bexiga e é responsável por produzir parte do líquido que forma o sêmen. Este órgão é responsável por 90% do líquido ejaculado durante o ato sexual, e por isso muito importante para reprodução. Apesar de ser um dos cânceres que mais afetam os homens, uma pesquisa recente divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que 51% dos entrevistados não vão ao urologista. A maioria, portanto, nunca realizou exames essenciais para evitar essa doença.
Por isso, conversamos com Ricardo De La Roca, urologista do Hospital Jabaquara, para saber mais sobre o câncer de próstata:

O que é o câncer de próstata?

A próstata é um órgão composto de fibras musculares e tecido glandular – local no qual parte do líquido que forma o esperma é produzido. Hormônios masculinos, como testosterona, estimulam seu crescimento. Esse crescimento é benigno e faz parte do desenvolvimento masculina. Porém, ele pode também causar a hiperplasia prostática benigna (HPB), que provoca dificuldades no ato de urinar. Além do crescimento benigno, é possível ter a degeneração em algum lugar da próstata, o que provoca um dos tipos de cânceres que mais atacam o homem, fato que pode ocorrer paralelamente ao crescimento glandular.

Quais são os fatores de risco para esse câncer?

Homens com idade avançada, a partir de 50 anos. Além disso, sabe-se que pessoas que tenham caso na família de câncer de próstata têm 70% mais chance de desenvolverem a doença, sendo até recomendado, nesses casos, para homens que tenham histórico da doença na família fazerem exames mais cedo, a partir dos 40 anos. Além disso, existem pesquisas que ligam dieta com ingestão de carne processada, como hambúrguer, ao aumento do risco de ter esse câncer. Ainda não se sabe o motivo disso, mas é possível que as gorduras saturadas, junto com a carne e hormônios que são dados aos animais de para que eles cresçam mais rapidamente, sejam as possíveis causas. A falta de vitamina D é outro fator de risco.

Quais são os sintomas?

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável – quando ele cresce e sai da glândula prostática, invadindo a base da bexiga e provocando sangramento com coágulos pela uretra. Por isso é importante fazer exames preventivos, podendo assim fazer a detecção precoce da doença.

Quais são os exames feitos para detectar essa doença?

A maioria dos homens desconhece um exame de sangue específico para detectar doenças prostáticas em geral, o que inclui o câncer de próstata, chamado PSA. O PSA é uma enzima produzida pela próstata e com características de marcador tumoral prostático. Em outras palavras, ela é utilizada para o diagnóstico, o monitoramento e o controle da evolução do  câncer de próstata. Além disso, pode ser feito ultrassom para visualizar crescimento glandular e presença de nódulos, e exame de toque para sentir nódulos e endurecimento da glândula.

Quais os tratamentos?


O tratamento vai depender de cada caso e leva em conta a idade do paciente, expectativa de vida, objetivos e tipo de tumor.
Ele pode ser feito por radioterapia que irá “queimar” a glândula prostática e eliminar as células malignas. Após esse tratamento, o paciente terá grande chance de ter uma vida sexual ativa, podendo existir uma diminuição da quantidade de ejaculação. Porém, existe a chance de o tumor voltar mais forte em alguns anos.
Outra opção de tratamento é através de cirurgia que retirará a próstata. Depois disso, o paciente passa a ejacular seco, sem líquido, e, desde que não tenha lesado os nervos penianos que passam lateralmente à glândula, a ereção será mantida. Porém, o paciente não poderá mais ter filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados