Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O fim dos testes para animais na indústria cosmética e de medicamentos é tema de conferência




No dia 2 de dezembro, especialistas discutem questões éticas e científicas sobre o uso de animais para testes da indústria

No dia 2 de dezembro, acontece a conferência O fim dos testes em animais – a nova era em avaliação de segurança em cosméticos e medicamentos, na Câmara Municipal de São Paulo. Organizado pelo Fórum de Proteção e Defesa Animal da Cidade de São Paulo, instituido pelo Projeto de Resolução 08/2015, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o evento conta com a participação da pós-doutora em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres pela Unicamp, precursora do uso de modelos substitutivos em animais, Maria Inês Harris; a médica dermatologista e também idealizadora da plataforma interativa cosm-éticos.org Adriana Leite; a bióloga especialista em biologia molecular, Bianca Marigliani; e Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, a SVB.

No dia 7 de julho de 2012, neurocientistas e pesquisadores de todo o mundo se reuniram em Cambridge, na Inglaterra, e assinaram um manifesto afirmando que todos os mamíferos, aves e outras criaturas, incluindo polvos, têm consciência. O manifesto ficou conhecido como a Declaração de Cambridge, documento hoje considerado um marco na luta pelos Direitos dos Animais. A conferência pretende mostrar, para instituições de ensino superior, para a indústria cosmética e de medicamentos, políticos e para a sociedade civil que não é mais necessário cientificamente que testes sejam feitos em animais.

Os palestrantes vão mostrar que está em curso a substituição do modelo animal com novas e avançadas tecnologias, promovendo uma ciência mais humanitária e ética. Além disso, a conferência também contará com a entrega do Prêmio Palmas para o Bem, dedicado a personalidades que se destacaram realizando ações em defesa e em benefício dos animais.

O evento também anunciará a formação da Rede Brasileira Antivivissecção, que reunirá os maiores especialistas do Brasil no tema da Antivivissecção, e trabalhará em prol da informação, divulgação e aperfeiçoamento dos métodos modernos para a ciência em pesquisa e ensino, para o fim definitivo dos testes em animais do Brasil.

Conferencistas:

Dra. Maria Inês Harris – Cientista, doutora em Química Orgânica, pós-doutora em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais livres (UNICAMP). Especialista em Avaliação de Segurança em produtos cosméticos. É precursora do uso de modelos substitutivos em animais para avaliação de segurança no Brasil, e autora do método In Intellectus.

Dra. Adriana Leite – Médica dermatologista, há 15 anos atua na área de Dermatologia Clínica, Cirúrgica, e Cosmiatria. Idealizadora da plataforma informativa e interativa Cosm-ÉTICOS.org, para a transparência, consciência, sustentabilidade e fim dos testes em animais.

Bianca Marigliani Bióloga especialista em Biologia Molecular, doutoranda em Biotecnologia pela UNIFESP, onde desenvolve métodos in vitro alternativos ao uso de animais para testes de potencial alergênico de agentes químicos. É membro fundador do Instituto 1R de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal.

Ricardo Laurino – Presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, e autor da Obra de Ficção “O Último Teste”. 

Prêmio “Palmas para o Bem”:

Dra. Odete Miranda – Médica cardiologista, docente da Faculdade de Medicina do ABC. Foi uma das médicas responsáveis pela introdução dos modelo substitutivos para ensino na instituição, com o banimento do uso de animais.

Dra. Regis Beltrame – Docente titular de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina do ABC, pioneira na abolição do uso de animais na graduação da mesma instituição, e autora do livro denominado “Perseverando na Reformulação do Ensino Médico”.


Conferência Científica: O fim dos testes em animais – a nova era em avaliação de segurança em cosméticos e medicamentos
Com Maria Inês Harris, Adriana Leite, Bianca Marigliani e Ricardo Laurino
Dia 2 de dezembro de 2015, quarta-feira, das 18h30 às 22h
Inscrições: 3396-4403

Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – 1S – Sala Sérgio Vieira de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados