Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Cyberbullying: A violência virtual. Como combatê-la?






Em época de grande exposição, por meio das redes sociais ou pela própria web, não podemos esquecer que esta tem um preço. Ao se expor o cotidiano e intimidade nos canais, é preciso ter a consciência de que o que é compartilhado repercute para uma grande quantidade de pessoas, conhecidas, ou não, do usuário, que se conectam com seu perfil ou fazem parte do grupo de convívio em seu celular, pelos aplicativos de compartilhamento de dados, imagens e textos.
O bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar") se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou até mesmo físicas, realizadas de maneira repetitiva por um ou mais agressores. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) revela que 41,6% das vítimas nunca procuraram ajuda ou falam sobre o problema, nem mesmo com pessoas próximas.
O cyberbullying existe, é um tipo de comportamento que alcança a violência e que tem crescido em todo o mundo, afetando o psicológico das crianças, adolescentes, jovens e adultos. É fato que tal constrangimento psicossocial sempre existiu. Porém, se antes o constrangimento era restrito aos momentos de convívio dentro da escola ou  trabalho, atualmente se faz presente em todos os momentos.
No espaço virtual, os xingamentos e as provocações atormentam as vítimas e afetam a vida privada. A situação pode chegar ao nível extremo, com a mudança a rotina de toda a família e até mesmo com a alteração da residência, do colégio ou local de trabalho, atitudes tomadas para conter ou proteger a vítima desta violência.
É importante ressaltar que bullying e cyberbullying são crimes e que, com o avanço tecnológico e as ferramentas disponíveis, muitos bullies já foram descobertos e, incriminados.  A recomendação para quem sofre desse tipo de abuso é a denúncia. É crucial que se guarde e-mails, realize “prints” de tela e que se salve páginas da internet que contenham ofensas ou vestígios sobre a atividade criminosa. Em seguida, é necessário contatar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para registro da ocorrência e início das investigações para a apuração do crime.
É importante ressaltar ainda que, diante deste cenário, uma mudança cultural da sociedade se faz necessária, incentivando a solidariedade, a generosidade, e o respeito às diferenças. A sociedade, como um todo, precisa desenvolver um ambiente favorável à comunicação, ao debate, com troca de ideias. Reconhecer e valorizar atitudes de combate ao problema e estimular lideranças positivas com o intuito de prevenir futuros casos são atitudes essenciais para a resolução deste impasse.

Clift Russo Esperandio - advogado e professor no curso de Direito da Universidade Anhanguera de São Paulo - unidade Osasco.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados