Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os benefícios do Pilates na terceira idade



Todos sabem que hoje em dia chegar à terceira idade não é mais sinônimo "velhice", de desânimo ou vontade de ficar em casa esperando as horas passarem. Há algum tempo a terceira idade vem se firmando como a melhor idade e os nossos idosos estão cada vez mais ativos.
Ficar parado não é mais com eles. Movimentar o corpo, cuidar da saúde e fazer exercício físico viraram prioridades na vida desses saudáveis "vovôs".
E se alguma dorzinha começar a incomodar, um bom aliado para eliminá-la é o Pilates, método que une condicionamento físico, relaxamento, técnicas de respiração e fortalecimento muscular e que tem sido muito indicado aos idosos por médicos e fisioterapeutas.
Os movimentos do Pilates auxiliam na diminuição das dores no corpo e dão maior autonomia para que as atividades diárias sejam realizadas com mais confiança.
Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates da Zahra Spa & Estética, Monique Marchelle, com o passar dos anos ocorre um desgaste natural dos músculos, a diminuição da flexibilidade e mobilidade, a perda do equilíbrio, menos resistência e alteração da postura. E como consequência, algumas dores podem surgir.
A caminhada pode ficar mais lenta e é perceptível o aumento da dificuldade em realizar atividades, que até então eram fáceis e corriqueiras. "Os idosos buscam melhorar esses aspectos para uma melhor qualidade de vida. O pilates auxilia a envelhecer com saúde e de forma ativa. E por ser uma atividade de baixo impacto e individualizada, diminui os riscos de queda e alivia as dores, aumentando a autoestima", complementa a fisioterapeuta.

Os benefícios do Pilates para terceira idade são:

-  Melhora da postura
- Integração do corpo e mente
- Melhora da capacidade respiratória
- Aumento da flexibilidade
- Consciência corporal
- Melhora da coordenação motora
- Ganho de força muscular
-  Prevenção de lesões
-  Melhora do equilíbrio
- Alívio de dores musculares


Frequência e resultados
A frequência de aulas recomendada aos idosos depende do objetivo que se quer alcançar, mas geralmente o ideal seriam no mínimo duas vezes por semana para que o corpo se condicione com os movimentos e receba os benefícios esperados. Os resultados variam de pessoa pra pessoa, mas já nas 10 primeiras sessões normalmente nota-se uma mudança no corpo, no fortalecimento muscular e na postura.
E a boa notícia é que todos os idosos podem praticar Pilates, desde que seja ao lado de profissionais competentes e habilitados para orientá-los e respeitando seus limites corporais. "É muito importante que no início da prática seja feita uma avaliação, onde serão relatados quaisquer desvios posturais, desequilíbrios musculares e dores do indivíduo, e assim será feito um programa de tratamento específico para cada aluno", alerta a fisioterapeuta.

Dicas

Para a instrutora de Pilates da Zahra Spa & Estética algumas dicas na hora de escolher o local são importantes: "O ideal é que as aulas sejam orientadas por profissionais fisioterapeutas formados. O atendimento deverá ser personalizado e que atenda de modo individual às necessidades de cada aluno. É interessante analisar a quantidade de alunos que o Studio permite. O indicado seria no máximo até três por profissional, pois muitos alunos prejudicam a correta orientação dos movimentos".
E depois de tantas dicas e tantos benefícios é só começar a se mexer e curtir a melhor idade com tudo de bom que ela proporciona e principalmente com muita disposição e saúde.


Monique Marchelle - fisioterapeuta e instrutora de Pilates da Zahra Spa & Estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados