Pesquisar no Blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

11 de novembro: Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido no Ouvido



Brasil já tem cerca de 30 milhões de pessoas com Zumbido. Médica alerta para os hábitos alimentares, uso de fones por longos períodos e até uso de medicamentos que prejudicam os ouvidos
Pesquisas mostram que vários aspectos da vida moderna estão provocando zumbido no ouvido em vários países. O hábito de ouvir som alto por fone de ouvido, o uso frequente do celular, o estresse da competição na vida profissional e até mesmo alimentação inadequada (jejum prolongado ou abuso de cafeína, doces e gorduras), são exemplos que justificam o aumento de pessoas com zumbido. Estudos mostram que o zumbido aumentou de 15% da população mundial em 1995 para 24% nos últimos anos, sendo até mais comum do que problemas bem conhecidos como Diabetes, Cegueira, Surdez, Asma ou Alzheimer. Essa estimativa sugere que o Brasil tenha cerca de 30 milhões de pessoas com zumbido.
Durante muitos anos, o zumbido acometia somente as pessoas da terceira idade e com as mudanças da vida diária, o sintoma se ‘espalhou’ para todas as idades, inclusive crianças e adolescentes. Os principais incômodos para o portador de zumbido são: insônia, falta de concentração na leitura e no trabalho, ansiedade e depressão, levando-os ao isolamento social.
Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista e presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ, explica e também desmistifica alguns mitos sobre o Zumbido no ouvido.“Uma a cada 4 ou 5 pessoas já tem zumbido e ela pode estar na nossa família. “Porém, o assunto continua desconhecido da maioria ou atrelado a rótulos negativos, como ‘não ha nada que possa ser feito’ ou ‘você vai ter que aprender a conviver com isso’. Portanto, é hora de avançar para que milhões de pessoas possam ser beneficiadas. Na verdade, a melhora parcial ou total depende muito de uma investigação minuciosa e precoce. Por isso, não ha tempo a perder”, explica a médica, que também é doutora e livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP.
Segundo a especialista, é importante que os profissionais “não tirem a expectativa de melhora do paciente logo na primeira consulta. O ideal é promover o acolhimento do paciente e solicitar exames complementares para avaliar audição e zumbido, exames de sangue e, às vezes, exames de imagem. A busca pela cura é mais produtiva com uma equipe multidisciplinar que abrange o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo, mas alguns casos também precisam de avaliação odontológica, da coluna cervical e do equilíbrio emocional para selecionar o melhor tipo de tratamento personalizado”, complementa Tanit Ganz Sanchez
Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido: Novembro Laranja
Em novembro acontece a 10ª edição da “Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido”, reconhecida nacionalmente como “Novembro Laranja”.  A ação, que é promovida pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ, com o apoio do Instituto Ganz Sanchez, tem como objetivo informar a população sobre o zumbido no ouvido. Este ano, a novidade é a ação Blitz do Ouvido, que ocorrerá na Lagoa do Taquaral em Campinas, em 13 de novembro, como parte do Programa Bem Estar, e na Comunidade Paraisópolis, em 28 de novembro, trará também informações sobre a Hipersensibilidade Auditiva, Tontura e Labirintite.  
Acompanhe a programação do “Novembro Laranja” de 2015:
ü  De 1 a 30 de novembro: ações em Redes Sociais, com dicas assinadas por profissionais de diversas cidades do Brasil. Acesse:  Facebook.com/INSTITUTOGANZSANCHEZ
11 de novembro -  Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido

13 de novembro - Blitz do Ouvido na Lagoa do Taquaral, em Campinas.

28 de novembro, a Comunidade de Paraisópolis, zona Sul da Capital paulista, receberá a Blitz do Ouvido. A ação comunitária contará com a presença de médicos que farão um primeiro atendimento sobre vários problemas do ouvido externo (cera, infecções, alergia, micose etc), e distribuição de folhetos explicativos sobre Zumbido, Hipersensibilidade Auditiva, Tontura e Labirintite.os problemas.

Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido, com o tema "Casos interessantes: zumbidos fáceis e difíceis para medicação”, que será disponibilizado no site: www.tvzumbido.com.br.

12 dicas para manter a saúde auditiva:  
1. Em locais barulhentos: use protetores de ouvido e faça intervalos de 10min/h. Não ache “normal” sair da balada com zumbido!
2. Com fones de ouvido: evite ultrapassar a metade da potência ou usar mais que 2 horas.
3. Alimente-se 4 a 6 vezes ao dia, evitando abuso de cafeína, doces, sal, álcool e nicotina.
4. Hidrate-se bem para seus rins eliminarem melhor as toxinas.
5. Exercite-se 5 vezes por semana: seu metabolismo e circulação vão melhorar!
6. Troque o silêncio por estimulação com baixo volume de sons suaves, mesmo durante a leitura ou o sono. Isso ajuda no controle do zumbido e da hipersensibilidade a sons.
7. Diminua o tempo de celular direto no ouvido, pois a radiação eletromagnética pode ser prejudicial.
8. Evite automedicação: certos remédios podem agredir os ouvidos. 
9. Alivie seu estresse com atividades relaxantes eficazes: yoga, meditação, Tai-Chi-Chuan, Chi-Cong etc.
10. Incorpore mais momentos de prazer na sua vida para restaurar a função dos órgãos.
11. Visite seu médico regularmente para exames preventivos gerais e auditivos.
12. Acesse os vídeos gratuitos do GANZ (Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido): www.tvzumbido.com.br,


Profa  Dra. Tanit Ganz Sanchez, Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela FMUSP, Diretora-Presidente do Instituto Ganz Sanchez e Presidente da Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido – APIDIZ. Assumiu a “missão” de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados