Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Diante do aumento nos casos de coqueluche, Sociedade de Pediatria do RS reforça importância da vacinação

Queda na cobertura vacinal e alta nos registros reacendem debate sobre saúde pública no Rio Grande do Sul


O Rio Grande do Sul enfrenta um preocupante aumento nos casos de coqueluche, alcançando um recorde na última década. Segundo a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), essa situação é decorrente da redução nas taxas de imunização e do comportamento cíclico característico da epidemiologia da doença. A entidade destaca a necessidade de ações eficazes para ampliar a vacinação, especialmente entre crianças e adolescentes. 

Nos últimos anos, fatores ideológicos têm impactado negativamente a adesão às campanhas de imunização, agravando o cenário. "O ativismo anti-vacina, associado a questões ideológicas, é um fator relativamente novo no Brasil, mas que já contribui de forma significativa para a queda das coberturas vacinais. Iniciativas como a Campanha de Multivacinação, que busca elevar a cobertura de 88% para a meta de 95%, são cruciais para fortalecer a proteção coletiva e conter os casos", afirma o infectopediatra da SPRS, Dr. Marcelo Scotta. 

Embora não seja possível medir a procura específica por vacinas, como a pentavalente, durante a campanha, a SPRS reforça que os esforços para aumentar a imunização em geral são indispensáveis. Além disso, a entidade enfatiza o papel dos exames diagnósticos na contenção da doença. "Quanto mais pacientes são identificados e tratados, menor é a propagação da coqueluche", complementa o médico. 

A SPRS segue empenhada em promover a saúde pública e conscientizar sobre a importância da vacinação para garantir um futuro mais seguro para as próximas gerações.

 

Marcelo Matusiak

 

BOLETIM DAS RODOVIAS


Pontos de lentidão nas rodovias concedidas na tarde desta terça-feira

 

A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo na tarde desta terça-feira (17). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação 5x5 - Tráfego normal nos dois sentidos da Rodovia Anchieta (SP-150). Na Rodovia dos Imigrantes (SP-160) tem lentidão no sentido capital, do km 52 ao km 48, sentido litoral, o tráfego é normal.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido capital, registra congestionamento do km 61 ao km 60, no sentido interior o tráfego é normal. Na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), o tráfego é normal nos dois sentidos.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) apresenta tráfego normal no sentido capital, mas há congestionamento no sentido interior, do km 34 ao km 37+300. Na Rodovia Castello Branco (SP-280), o tráfego é lento do km 20 ao km 24 do sentido interior.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

Congestionamento no sentido capital do km 20 ao km 17 do corredor. No sentido interior, tráfego normal.

 

Rodovia dos Tamoios

Tráfego normal, sem congestionamento.


Confira o cronograma semanal de obras das principais rodovias concedidas de São Paulo

As concessionárias visam melhorar a fluidez e a segurança nas estradas paulistas  

 

A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que estão sendo realizadas obras de melhorias em diversas rodovias concedidas, incluindo: Anhanguera (SP-330); Bandeirantes (SP-348); Raposo Tavares (SP-270); Rodovia Orlando Quagliato (SP-327); Rodovia Miguel Jubran (SP-333); Prefeito Américo Augusto Pereira (SP-333); Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-342); Washington Luís (SP-310); Brigadeiro Faria Lima (SP-326); SP-127; SPI-102/300 e Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101). O objetivo das intervenções é melhorar o tráfego e garantir maior segurança para os motoristas. A ARTESP reforça o alerta aos condutores que transitam pelas vias em obras para redobrar a atenção e evitar acidentes.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

Nesta semana, a CCR AutoBAn realiza obras no Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Na Rodovia Anhanguera (SP-330) os trabalhos ocorrem para a implantação da 3ª faixa de rolamento entre o km 21 e km 23, pista norte e sul, em São Paulo. Para execução dos trabalhos, está sendo realizada a interdição completa da alça de saída do Rodoanel Mário Covas (SP-021), pista externa, para a SP-330, sentido São Paulo. Os trabalhos se estenderão até dia 22 de dezembro, sempre no período noturno. 

Para os motoristas que trafegam pelo Rodoanel e querem acessar a Anhanguera sentido capital, deverão seguir pela SP-330 sentido interior, realizar o retorno no dispositivo do km 025+446, sem custos adicionais de tarifas nas praças de pedágio. A interdição total da alça está prevista para ocorrer até dia 31/01/2025. 

Vale ressaltar também que os caminhões estão proibidos de acessar a Avenida Jundiaí pela Anhanguera, no km 58, sentido capital até dia 22/12. Como alternativa, o motorista deve realizar o retorno no km 56, e acessar a avenida pelo sentido interior.

 

Outros destaques:

·         Rodovia Anhanguera (SP-330): Obras na passarela do km 22 da Rodovia Anhanguera, sentido interior, em São Paulo, estão em andamento. As rampas estão sendo readequadas e atenderão às normas de acessibilidade, como patamares de descanso, piso podotátil que permite a orientação para pessoas com deficiência visual e corrimão ao longo das rampas. A iluminação também será renovada.

·         OAE e OAC: Os trabalhos de conservação e manutenção em OAE – Obra de Arte Especial (pontos, viadutos e passarelas), OAC - Obra de Arte Corrente (Drenagem da rodovia) e metálica (pórticos, semipórticos e braços projetados) continuam no sistema Anhanguera-Bandeirantes.

·         Selagem de trincas: Equipes realizarão a selagem de trincas na Rodovia dos Bandeirantes no km 130 e do km 96 ao km 120, nos dois sentidos e na Rodovia Anhanguera, do km 89 ao km 62, sentido sul e norte, de Campinas a Jundiaí. Todos os trabalhos serão realizados no período noturno.

·         Praça de pedágio: A praça de pedágio da Rodovia dos Bandeirantes, km 77, Itupeva, está com manutenção no pavimento rígido durante o dia nos dois sentidos (norte e sul). Para isso, interdições de faixas serão realizadas para execução da obra.

 

As obras na SP-330 abrangem Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Limeira, Americana e Cordeirópolis (sentido interior) e Jundiaí, Campinas, Vinhedo, Louveira, Limeira, Americana e Cordeirópolis (sentido capital). Na SP-348, os trabalhos ocorrem em São Paulo, Cajamar, Jundiaí, Itupeva, Campinas, Cordeirópolis e Santa Bárbara d’Oeste, em ambos os sentidos. 

 

Raposo Tavares (SP-270)

A CART Concessionária de Rodovias realiza obras de recuperação de obra de arte especial na passagem inferior localizada no quilômetro 418+400 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no município de Palmital. As intervenções estão programadas para ocorrer até o dia 20 de dezembro, no período das 7h30 às 18h.

 

Para garantir a segurança e a fluidez do tráfego durante os serviços, será implantada a operação "pare e siga" no local, na qual o trânsito fluirá por uma pista enquanto a outra permanecerá interditada, alternando o fluxo de veículos.

 

Rodovia Orlando Quagliato (SP-327)

A CART realiza obras no dispositivo de passagem inferior localizado no quilômetro 4 da Rodovia Orlando Quagliato (SP-327), em Santa Cruz do Rio Pardo, terá interdição parcial. A medida é necessária para a execução do serviço de alargamento da obra de arte especial, que receberá uma faixa adicional no sentido Ourinhos-Bauru. As obras têm previsão de término em 31 de março de 2025.

 

SP-333

A Entrevias deu início à duplicação de 28 quilômetros da Rodovia Prefeito Américo Augusto Pereira (SP-333), do km 273+160 até o km 295+485, em Guarantã. O projeto inclui a construção de quatro dispositivos de acesso/retorno nos kms 253, 258, 264 e 273, com conclusão prevista para 2026.

 

Outras obras incluem: 

  • Duplicação da Rodovia Prefeito Américo Augusto Pereira (SP-333): Entre Borborema e Pongaí (km 212+450 ao km 245); em Guarantã do km 273+160 ao km 295+485.

·         Fechamento do acostamento da Rodovia Miguel Jubran (SP-333): Em Assis sentido Tarumã (km 411 ao km 414); em Assis, sentido Echaporã (km 414 ao km 411), e em Tarumã sentido Assis (km 419 ao km 415 e do km 432 ao km 429); em Tarumã, sentido Florinéa (do km 419 ao km 422).

·         Estreitamento da pista da Rodovia Miguel Jubran (SP-333): Entre Assis e Tarumã (km 414 ao km 415 - nos dois sentidos); em Tarumã (do km 415 ao km 418) sentido Florínea; em direção à Assis (do km 419 ao km 422 e do km 427 ao km 428). 

·         Desvio operacional para obras no dispositivo do km 425 da Rodovia Miguel Jubran (SP-333), em Tarumã. Desvio de tráfego para as pistas sentido Florínea e sentido Assis, operando em mão única em ambos os sentidos, do km 425+600 ao km 424+520.

 

Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-342)

A Renovias está construindo duas novas rampas de acesso na passarela do km 172 (Mogi Guaçu) para garantir acessibilidade. A conclusão está prevista para 31 de dezembro de 2024. Em Águas da Prata, no km 243, a concessionária realiza recuperação de erosão em área fora do acostamento, sem interferir na rodovia.

 

Outras rodovias (SP-310, SP-326, SP-127, SP-280, SPI-102/300 e SP-101)

 

A EcoNoroeste realiza obras diurnas (7h às 17h) e noturnas (21h às 7h) nas seguintes rodovias: 

  •  Washington Luís( SP-310): Intervenções em São Carlos, Araraquara, Uchoa, São José do Rio Preto e Catiguá.
  • Brigadeiro Faria Lima( SP-326 ): Obras em Matão.

A Via Colinas prevê interdição parcial de pista para realização de obras, das 9h às 16h, nos trechos:

  • SP-127: Km 6+674, em Rio Claro, em ambos os sentidos;
  • SPI-102/300: Km 0 ao 7, em Itu, fechamentos alternados em ambos os sentidos. 

A Rodovias do Tietê está trabalhando na implantação do viaduto no km 7+461 na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), também conhecida como Campinas-Monte Mor, em Hortolândia. As obras que acontecem até a noite desta terça-feira (17), implicará na modificação do trânsito. As obras são de responsabilidade da Prefeitura de Hortolândia, mas a intervenção na via é necessária para o lançamento das vigas que darão suporte à estrutura.

 

Haverá o fechamento das duas faixas no sentido Campinas, a partir das 21h. O tráfego será desviado para a via marginal existente. Já no sentido Monte Mor, será realizada operação comboio, a liberação das pistas deve acontecer às 5h.

 

Este cronograma visa melhorar a infraestrutura e a segurança nas rodovias de São Paulo. Motoristas devem ficar atentos à sinalização e programar suas viagens com antecedência.


Vale-Pedágio Obrigatório: pagamento digital vai trazer economia e eficiência para o setor de transporte

A partir de A partir de janeiro de 2025, só serão aceitos meios digitais para pagamento de vale-pedágio; e a Sem Parar Empresas já está pronta para atender o mercado e em conformidade com a nova regulamentação.

 

A partir de 1º de janeiro de 2025, entra em vigor a nova Resolução 6.024/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que determinou o término da comercialização de cartões e outros meios físicos para pagamento de vale-pedágio.

Conforme define a regulamentação, embarcadores e transportadores deverão migrar o vale-pedágio físico para tags eletrônicas homologadas. Para o Chief Marketing Officer (CMO) da Sem Parar Empresas, Bruno Portnoi, as novas regras devem promover ao ecossistema maior economia, segurança, agilidade no pagamento de pedágios e na gestão dos recursos disponibilizados.

“O processo de digitalização oferece benefícios pois torna a gestão da operação e dos recursos mais ágil e eficiente, uma vez que o valor do vale-pedágio é debitado automaticamente dos recursos disponíveis na tag”, destaca o executivo.

Além de um melhor controle dos gastos e a dispensa de cartões físicos, há mais vantagens. Com o pagamento eletrônico do pedágio, gera-se uma economia direta de combustível, uma vez que caminhões equipados com a tag passam pelas praças de pedágio sem filas.

Outra vantagem é com relação ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), um benefício que oferece 5% de desconto aos motoristas que realizam a passagem dos pedágios utilizando a tag eletrônica. Este benefício é implantado em torno de 85 praças de pedágio no País, incluindo pedágios eletrônicos.


Principais mudanças

Instituído pela Lei 10.209/01, o Vale-Pedágio Obrigatório garante que o custo do pedágio não seja incluído no valor do frete, e proporciona maior equilíbrio financeiro entre transportadoras e embarcadores.

Para cumprir as novas regras, transportadoras e embarcadoras deverão adotar plataformas eletrônicas homologadas pelo órgão federal para o pagamento do Vale-Pedágio. Essa mudança exige ajustes no planejamento logístico das viagens e nas operações, como a atualização dos sistemas internos para integrar as novas plataformas. Trata-se de um processo simples e natural, que quando implementado tende a ser mais eficiente e produtivo.

“Essa é uma transformação significativa para o setor, trazendo desafios tecnológicos para caminhoneiros e empresas de transporte. A Sem Parar Empresas, sempre à frente em soluções de mobilidade, destaca-se por sua ampla capilaridade e pela confiança do mercado, sendo a solução mais aceita no Brasil”, destaca Bruno Portnoi. “O pagamento de pedágios via tag Sem Parar já é um meio homologado, oferecendo agilidade e conveniência imediata a todo o mercado.”

Além disso, a tag eletrônica da Sem Parar Empresas elimina a necessidade de parar em pedágios, reduzindo o tempo e otimizando a viagem. Com ela, os caminhoneiros têm mais segurança, evitando o manuseio de dinheiro em estradas, enquanto as empresas ganham controle e praticidade na gestão dos recursos destinados ao pedágio, promovendo economia e eficiência no transporte rodoviário como um todo.


Riscos de não seguir a nova regulamentação

Caso embarcadores não adequem seus meios de pagamento do vale-pedágio até a data limite, de 31 de dezembro de 2024, suas operações podem sofrer consequências, como aplicação de multas pela ANTT, maior dificuldade na gestão e rastreamento dos pagamentos, além do risco de inviabilizar operações por não cumprimento da legislação vigente.

Enquanto para o caminhoneiro, caso ele não possua um meio de recebimento do vale-pedágio homologado, o embarcador pode optar por não contratar seus serviços, perdendo a oportunidade e tendo sua operação paralisada.

Essa inadequação pode comprometer a credibilidade junto a parceiros e clientes, diminuir a eficiência do ecossistema, aumentar custos operacionais e dificultar a competitividade no mercado. A migração para os meios eletrônicos no tempo estipulado pela legislação é essencial para garantir conformidade legal por parte da empresa e transportador, além de manter o transporte rodoviário de cargas mais eficiente, hábil e digital.

 

Sem Parar Empresas

 

Como pais divorciados podem combinar a guarda dos filhos durante as celebrações de fim de ano


 

Freepik

Advogado especialista em Direito de Família orienta sobre acordos e boas práticas para garantir que o Natal e o Ano Novo sejam especiais para os filhos, mesmo com pais separados


As festas de fim de ano costumam ser momentos de união e celebração em família, mas para pais divorciados, podem representar um desafio emocional e logístico: como dividir o tempo das crianças de maneira justa entre os dois? A organização da guarda durante o Natal e o Ano Novo é um tema recorrente no Direito de Família, especialmente em arranjos de guarda compartilhada. Segundo Lucas Costa, advogado especializado em Direito de Família e fundador do "Escritório para Mães" (@escritorioparamaes no Instagram), acordos claros e uma comunicação respeitosa são fundamentais para que as festas sejam tranquilas para os filhos.

“Os filhos não precisam carregar o peso da separação dos pais, e as festas de fim de ano são uma oportunidade para demonstrar maturidade e colocar o bem-estar deles em primeiro lugar”, destaca Lucas Costa.

Na prática, os acordos podem variar bastante. Muitos pais optam por dividir as datas: um deles fica com os filhos no Natal, enquanto o outro aproveita o Ano Novo. Em outros casos, as partes decidem alternar os anos – uma família celebra o Natal com as crianças em um ano, e no próximo a outra tem essa oportunidade. Lucas reforça que o mais importante é manter o foco na estabilidade emocional das crianças e evitar conflitos desnecessários.

“Esses acordos podem ser feitos informalmente, desde que as partes estejam alinhadas e cumpram o combinado. Mas quando há dificuldade de diálogo ou um histórico de desentendimentos, a recomendação é incluir cláusulas específicas no acordo judicial para evitar problemas futuros”, explica o advogado.

Além disso, Lucas ressalta que os combinados não devem ser apenas sobre quem fica com as crianças, mas também sobre os detalhes práticos, como horários de entrega e busca, programação das festas e até mesmo o tipo de presentes que cada um dará, para evitar duplicações ou desentendimentos.

E quando não há acordo?

Para situações em que os pais não conseguem chegar a um consenso, o advogado recomenda buscar uma mediação ou até mesmo recorrer à Justiça. “O mais importante é não expor os filhos ao conflito. O Natal e o Ano Novo são datas especiais, e o que deve prevalecer é o direito das crianças de vivê-las com alegria, independentemente do arranjo familiar”, afirma Lucas Costa.

O especialista também aponta que, em casos de guarda unilateral, o genitor que não detém a guarda tem direito à convivência durante as festas, salvo situações em que haja restrições legais. “O direito de convivência é algo que deve ser respeitado, pois fortalece o vínculo entre pais e filhos, mesmo após o divórcio”.


Boas práticas para festas em família

Lucas Costa lista algumas boas práticas que pais separados podem adotar para garantir que as crianças tenham um fim de ano feliz:

1. Planeje com antecedência: Organizar os horários e as datas com antecedência evita correria e discussões de última hora.

2. Comunique-se com respeito: Mantenha um diálogo respeitoso com o outro genitor e procure soluções que priorizem o bem-estar das crianças.

3. Evite competir pelo afeto dos filhos: Presentes excessivos ou disputas para agradar as crianças podem criar desconforto emocional. Foque em proporcionar momentos de qualidade.

4. Esteja aberto à flexibilização: Se surgirem imprevistos ou necessidades específicas, demonstre abertura para renegociar, desde que os filhos sejam sempre a prioridade.

5. Garanta que os filhos se sintam amados por ambos: Mesmo que os pais estejam separados, os filhos devem sentir que são prioridade para ambos os lados.

Com diálogo, organização e respeito mútuo, as festas de fim de ano podem ser momentos de união e felicidade para todos, mesmo em arranjos familiares diferentes. Lucas Costa reforça que, independentemente da situação, o que deve prevalecer é o direito das crianças a uma infância segura, equilibrada e repleta de boas memórias.



Lucas Costa - Advogado, formado pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), com pós-graduação em direito processual civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST). Por dois anos foi membro do grupo de pesquisa em Direito de Família da UNICURITIBA. Foi membro do Grupo Permanente de Discussão da OAB/PR na área de Planejamento Sucessório. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Tem nove anos de experiência na defesa de mulheres em ações envolvendo violência doméstica e nas áreas de família e sucessões. Possui escritório físico há seis anos na cidade de Curitiba/PR, atendendo em todo o Brasil.


O que devo considerar ao fazer um planejamento para 2025?

Estamos em dezembro, o que representa oficialmente o final do ano, isso não há dúvidas. E mesmo se você tiver conseguido salvar 2024 ou não, tópico que eu já debati antes, você deve ter começado a pensar no planejamento para 2025. O ideal é que já tenha iniciado, mas independente de onde estiver neste processo, irei te ajudar com alguns pontos que você deveria considerar.

A primeira coisa que te recomendo fazer pode parecer simples a princípio, mas pouca gente faz este exercício da forma correta: aprender com o que aconteceu ao longo do ano que passou para conseguir entender de verdade o que de fato funcionou e principalmente o que deu errado. Meio óbvio, não é mesmo? Porém, o que mais vejo são empresas se recusando a fazer isso.

O fato é que quando as pessoas não se recusam a olhar para trás, fazem essa avaliação de forma rápida e mal feita. Afinal, pensam que é mais fácil deixar correr o barco. Mesmo o que deu certo acaba não sendo aproveitado para consolidar alguma dessas boas práticas, só celebramos e pronto. Ou seja, perdemos a oportunidade de aprender tanto com o que funcionou quanto com o que definitivamente não funciona.

Para sabermos onde estão os erros, precisamos conhecer os detalhes das execuções, mas sabemos que um gestor, diante de tantas tarefas, muitas vezes não consegue estar ciente de absolutamente tudo, então nada melhor do que ouvir a opinião dos colaboradores sobre o que foi feito durante o ano, pois estão na linha de frente. O time precisa estar jogando junto na construção das ideias, caso contrário, esse já é um ponto a ser arrumado.

O grande problema é que quando não percebemos ou pior, não aceitamos que deu errado, acabamos persistindo em algo que não vai para frente e provavelmente não tem futuro. É como se estivéssemos dando murro em ponta de faca. E começar um novo ano com essa mentalidade não é algo bom para você e muito menos para o seu negócio, que precisa de um planejamento consistente.

Por essa razão, caso a sua empresa ainda não utilize os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, talvez tenha chegado a hora perfeita para implementar. Porém, tenha bastante cuidado, os OKRs não são apenas uma planilha de Excel que você vai seguindo e dando um check no que completou. A ferramenta exige uma implementação certeira para que realmente funcione.

Olhe com atenção para os dados que estão disponíveis: o que te dizem as métricas? Por que certas ações não atingiram o resultado esperado? Será que faltou planejamento? As hipóteses não foram validadas? A equipe tentou, tentou, mas foi na direção errada? São muitas perguntas que podem surgir nesse momento, mas olhar os OKRs bem construídos facilita este trabalho de gerar aprendizado.

Portanto, quando for fazer o planejamento para 2025, ao invés de pensar em um único ciclo anual, tenha em mente repetir este processo a cada trimestre, pois uma das premissas da ferramenta são ciclos curtos, que permitem recalcular a rota mais rapidamente, sem perder de vista o médio e longo prazo. Desta forma, você vai acelerar o processo de aprendizado da sua organização e criar um plano mais estruturado para o próximo ano.


Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/

 

Como fazer um planejamento financeiro para 2025

 Em nove passos o economista Wagner Cardoso ensina como atingir metas orçamentárias para pessoas e empresas

 

O início de um novo ano é o momento oportuno para traçar novos alvos ou refazer rotas. Esquematizar um planejamento financeiro para o ano de 2025 é uma excelente maneira de garantir o alcance das metas orçamentárias e o controle eficaz sobre a renda. 

Segundo o professor de Economia da Faculdade Una de Sete Lagoas, Wagner Cardoso, o planejamento financeiro é essencial para uma boa gestão. “É indiscutível que a organização da administração dos recursos para pessoas e empresas é fator determinante para alcançar o sucesso e eliminar prejuízos.

O economista destaca alguns pontos de atenção que podem servir como alerta: evitar parcelamentos de compras desnecessárias, utilizar ferramentas gratuitas, como aplicativos de controle financeiro e revisar o orçamento após qualquer aumento de salário ou despesa inesperada, são princípios fundamentais para a estabilidade orçamentária.

Em um passo a passo, o docente ensina como fazer um plano estratégico, prático e tangível, considerando os nove tópicos:

1- Análise financeira: 

- Renda: liste todas as suas fontes de renda, incluindo salários, investimentos e outras fontes.

- Despesas: faça um levantamento detalhado das suas despesas mensais e anuais, incluindo despesas fixas. (como aluguel, contas de serviços públicos) e variáveis (como alimentação, lazer).

- Ativos e Passivos: crie uma lista dos seus ativos (bens, investimentos, poupança) e passivos (dívidas, empréstimos) para entender seu patrimônio líquido.


2- Definição de Metas Financeiras 

- Metas de Médio Prazo (2-5 anos): inclua objetivos como economizar para a entrada de uma casa ou para a educação - dos filhos.

- Metas de Longo Prazo (5+ anos): pense em objetivos de aposentadoria ou investimentos significativos.



3- Criação de um Orçamento 

- Método de Orçamento: escolha um método que funcione para você, como o método 50/30/20 (50% para necessidades, 30% para desejos, 20% para poupança e pagamento de dívidas).

- Ajuste de Despesas: revise suas despesas e identifique áreas onde você pode cortar custos ou economizar mais.



4- Planejamento de Poupança e Investimentos 

- Fundo de Emergência: reserve pelo menos 3 a 6 meses de despesas em um fundo de emergência, acessível e seguro.

- Investimentos: avalie suas opções de investimento com base em suas metas. Considere diversificar entre ações, títulos, imóveis e outros ativos.

- Aporte Regular: estabeleça um plano de aportes regulares em contas de poupança ou investimentos.



5- Gestão de Dívidas

- Avaliação das Dívidas: liste todas as suas dívidas, incluindo taxas de juros e prazos.

- Estratégia de Pagamento: escolha uma estratégia para quitar dívidas, como o método da "bola de neve" (pagar primeiro as menores) ou "avalanche" (pagar primeiro as de maior taxa de juros).



6- Revisão e Ajustes

- Avaliação Periódica: programe revisões mensais ou trimestrais do seu planejamento financeiro para acompanhar o progresso em relação às suas metas e fazer ajustes conforme necessário.

- Adaptação a Mudanças: esteja preparado para ajustar seu planejamento em resposta a mudanças na vida, como novos empregos, mudanças na renda ou despesas inesperadas.


7- Educação Financeira Contínua 

- Informação: continue se educando sobre finanças pessoais, investimentos e estratégias de economia. Livros, cursos online e blogs são ótimas fontes de informação.

- Consultoria Profissional: considere consultar um planejador financeiro se você precisar de orientação especializada ou se suas finanças se tornarem mais complexas.



8 - Registro e Controle 

- Ferramentas de Controle: utilize aplicativos de finanças pessoais ou planilhas para registrar e acompanhar suas receitas, despesas e progresso em relação às suas metas.

- Disciplinas de Registro: mantenha um registro detalhado de todas as transações financeiras para facilitar a análise e o controle.


9- Preparação para Impostos 


- Organização de Documentos: mantenha seus documentos financeiros organizados para facilitar a declaração de impostos.


- Planejamento Fiscal: considere estratégias para minimizar sua carga tributária, como contribuições para contas de aposentadoria ou investimentos em contas com vantagens fiscais.

O economista conclui que é importante estar atento e bem-informado para os possíveis desafios e oportunidades financeiras no próximo ano, como os impactos da inflação ou de mudanças econômicas globais, além das novidades no mercado financeiro, como contas digitais ou investimentos emergentes. 

“Ter um planejamento eficaz, organizado e sob controle para 2025 diminui a ansiedade relacionada a questões monetárias, melhorando a qualidade de vida. Ao seguir esses passos e ajustar seu plano conforme necessário, você estará mais preparado para alcançar seus objetivos financeiros e garantir um futuro financeiro mais seguro e estável”.

 

10 motivos para fazer intercâmbio e transformar a vida

Seja protagonista da própria história e conquiste o mundo


 

Já pensou no impacto transformador que um intercâmbio pode ter na vida de alguém? Se ainda houver dúvidas, prepare-se, pois aqui estão 10 motivos para dar o próximo passo e embarcar nessa jornada única e inesquecível com a EF Intercâmbios

  1. Transforme o seu futuro. Um intercâmbio é muito mais do que uma viagem. É um investimento que abre portas, cria novas oportunidades e oferece uma visão renovada do mundo – e de si mesmo.
  2. Destaque-se no mercado de trabalho. Viver no exterior prova sua capacidade de adaptação, proatividade e mentalidade global – qualidades cada vez mais valorizadas por empregadores no mundo inteiro.
  3. Aventure-se em uma experiência única. Ter a coragem de deixar a rotina para trás e abraçar o novo é um privilégio para poucos. Com a EF Intercâmbios, você embarca em uma aventura que será lembrada para sempre.
  4. Aprenda um idioma de verdade. A imersão é a forma mais eficaz de aprender. Estar cercado pela língua e cultura do país nativo acelera sua fluência de um jeito que nenhuma sala de aula pode oferecer.
  5. Amplie suas oportunidades de carreira. Ser fluente em outro idioma e ter uma vivência internacional abre portas para trabalhar em multinacionais e até conquistar uma carreira no exterior.
  6. Faça amigos no mundo inteiro. Com a EF, você conhece pessoas de diferentes países e culturas, criando uma rede global de amizades que vai muito além das redes sociais.
  7. Crescimento pessoal. Sair da zona de conforto ensina a lidar com o inesperado, a se adaptar e a se tornar mais resiliente. É um crescimento pessoal que você leva para a vida toda.
  8. Desenvolva habilidades valiosas. Independência, organização, comunicação e solução de problemas são habilidades que se tornam parte do seu dia a dia em um intercâmbio – e que vão te acompanhar para sempre.
  9. Descubra mais sobre si mesmo. Ao vivenciar novas culturas, você também se descobre: forças, talentos e paixões que nem imaginava ter podem surgir ao longo do caminho.
  10. Explore o mundo e amplie seus horizontes! Viajar e conhecer novos lugares transforma sua perspectiva de vida. É uma chance de enriquecer seu repertório cultural e levar para casa experiências que ninguém pode tirar de você.

 

EF Intercâmbios
www.ef.com.br


Curto-circuito: dicas para proteger eletrodomésticos durante a viagem

 

Especialista do CEUB recomenda inspeções periódicas e instalação de dispositivo de segurança 

 

Com a chegada do fim de ano, aumento das viagens e período chuvoso, muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados para proteger seus eletroeletrônicos ou, até mesmo, cometendo erros que resultam na perda de aparelhos domésticos. Luciano Duque, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca a importância de precauções simples, mas fundamentais, para evitar danos causados por descargas elétricas ou oscilações na rede elétrica. 

O Brasil é recordista mundial em descargas elétricas, são 77,8 milhões de raios todos os anos, conforme relatório publicado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT). Nesse sentido, ao pensar em deixar a casa vazia, o docente afirma que o primeiro passo é verificar se as instalações da residência possuem o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), que deve ser instalado tanto no quadro geral de distribuição quanto nas tomadas. 

De acordo com a norma NBR 5410, que estabelece as condições mínimas necessárias para garantir a segurança em instalações elétricas de baixa tensão, esses dispositivos são essenciais para a casa de descargas atmosféricas, sejam diretas ou induzidas. "Quando cai um raio na rede elétrica, ele pode alcançar a residência e danificar os equipamentos conectados às tomadas. Com o DPS instalado, esse risco é mitigado", explica Luciano.  

Ao se ausentar por muitos dias do ambiente, também é essencial remover os plugues dos aparelhos das tomadas. Desconectar os equipamentos não oferece risco algum e é uma prática eficaz para prevenir danos. "Televisores, computadores e outros dispositivos devem ser desligados obrigatoriamente por precaução. A única exceção é a geladeira, que mantém alimentos perecíveis e precisa continuar funcionando", orienta o docente do CEUB.

 

Inspeções regulares na rede elétrica

Não é só na hora de viajar! Luciano Duque indica realizar inspeções regulares nas instalações elétricas com um profissional capacitado, que poderá verificar se estão adequadas e garantir a segurança dos equipamentos tanto no quadro geral quanto nas tomadas, para proteger o lar dos surtos elétricos. “Ao adotar essas medidas preventivas, é possível evitar transtornos e garantir a segurança dos eletrônicos, permitindo a ausência de casa com maior tranquilidade.”

 

Por que contratar um Seguro Viagem é essencial para as féria

Divulgação MDS Brasil
Confira dicas da MDS Brasil para garantir uma viagem tranquila e segura

 

A contratação de um Seguro Viagem é fundamental para quem busca curtir seus dias de descanso ou viagens de negócios sem preocupações. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostram um mercado de Seguro Viagem aquecido, com aumento nas contratações. Em 2023, o total de prêmios desta modalidade saltou 45% em comparação com 2019, totalizando R$849,6 milhões.

O Seguro Viagem protege o viajante de diversas eventualidades, uma das principais vantagens deste seguro é a cobertura médica e odontológica. Em caso de doença ou acidente durante a viagem, o seguro pode cobrir despesas com consultas, tratamentos e, se necessário, hospitalização. Essa cobertura é importante em países onde o custo do atendimento médico é elevado. Vale ressaltar que quase todos os países da Europa exigem Seguro Viagem. É obrigatório para todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen, não apenas aqueles que integram a União Europeia.

Para realizar uma cotação eficiente, Rogério Lemes – Diretor Executivo de Parcerias & de Varejo da MDS Brasil dá algumas dicas: “Compare ofertas de diferentes seguradoras para encontrar a melhor cobertura e preço para sua viagem; leia os detalhes das coberturas, verificando limites e exclusões, como condições pré-existentes ou atividades de alto risco; considere a duração da viagem e avalie a necessidade de coberturas adicionais para atividades específicas; pesquise a reputação da seguradora e pergunte sobre suporte e assistência 24 horas em caso de emergências”.

Além disso, se por algum motivo o viajante precisar cancelar ou interromper sua viagem, o seguro pode reembolsar as despesas não reembolsáveis, como passagens aéreas e reservas de hotéis. O seguro também oferece assistência, que está disponível para ajudar em diversas situações, como perda de documentos, orientação em caso de acidentes ou doenças, e até mesmo assistência jurídica. Em caso de extravio, roubo ou danos à bagagem, o Seguro Viagem oferece compensação, ajudando a cobrir o custo de itens perdidos ou danificados.

Com o Seguro Viagem fornecido pela MDS Brasil, os clientes têm atendimento 24 horas, disponível em qualquer lugar do mundo, com uma equipe especializada e preparada para garantir suporte rápido e eficaz, independentemente do fuso horário ou localização, além de opções de cobertura diferenciadas:

Mala Protegida: Consiste no pagamento ao segurado de uma indenização em caso de roubo ou furto qualificado da sua mala, bolsa, mochila ou sacola. Os bens indenizáveis que estiverem dentro desses itens no momento da ocorrência por essa cobertura são: carteira, telefone celular, tablet, notebook, óculos de sol ou de prescrição, relógio, cosméticos e perfumes; documentos pessoais, com a indenização limitada ao custo de reposição; chaves, desde que sejam parte ou proporcionem o acesso a uma residência do Segurado, seu cônjuge ou companheira (o) ou ainda de seus pais ou sogros, sendo a indenização limitada ao custo de reposição.

Cobertura PET: Corresponde ao reembolso de despesas com animal de estimação (cão ou gato) durante a viagem segurada em decorrência de falecimento, acidente ou doença do animal, ou, ainda, no caso do adiamento do retorno do Segurado para seu domicílio em razão de um Acidente Pessoal ou Doença súbita do Segurado durante a Viagem Segurada, até o limite do capital segurado contratado.

Compra Protegida: Representa o pagamento de uma indenização ao Segurado em caso de roubo, ou dano por acidente, ocorrido durante o período de viagem, do produto novo comprado pelo Segurado durante a viagem.

Ao fazer a cotação do Seguro Viagem, é importante considerar alguns fatores essenciais: o destino e a duração da viagem, as atividades planejadas e as condições de saúde do viajante. Esses elementos ajudam a definir a cobertura mais adequada para cada perfil de viagem.

 MDS Brasil  


Posts mais acessados