Insights de 10 mil gerentes de recrutamento e candidatos a empregos estão no relatório “New Year, New Job” de 2025, do Canva, incluindo dados locais do Brasil e novas dicas para se destacar nas seleções
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92% dos gerentes de recrutamento no Brasil dizem que a IA facilita o processo
de integração, enquanto 91% dos candidatos usam as redes sociais para trabalhar
a marca pessoal e procurar um novo emprego
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68% dos candidatos brasileiros acham que habilidades de design são muito
importantes para se destacarem em suas novas funções
- 67% dos gerentes
de recrutamento no Brasil acreditam que os currículos baseados em texto se
tornarão obsoletos
No mercado de
trabalho de 2025, obter destaque é mais importante e desafiador do que nunca. O
Canva, a única plataforma de comunicação visual
completa do mundo, apresentou a segunda edição de seu relatório anual New Year,
New Job (“Ano Novo, Emprego Novo”, em português), oferecendo um
olhar abrangente sobre como a inteligência artificial, redes sociais e
ferramentas acessíveis de design estão impactando o processo de contratação. O
veredito? Aqueles que adotam ferramentas e mídias visuais em crescimento e
criam uma marca profissional forte têm mais chances de se destacar.
Redes
sociais são essenciais para a marca pessoal -- ou para encontrar seu próximo
emprego
No Brasil, país
que lidera o uso de redes sociais para avançar em carreiras e procurar
empregos, 91% dos candidatos fizeram posts sobre suas trajetórias profissionais
para se estabelecerem como especialistas do setor em que atuam, superando a
média global (87%). Além disso, 91% utilizam plataformas como Facebook e
Instagram para procurar oportunidades de emprego, também acima da média global
(80%), refletindo uma tendência impulsionada por profissionais da Geração Z.
O relatório do
Canva também mostra que mais da metade (53%) dos candidatos no Brasil utilizam
as redes sociais para promover seu emprego atual, enquanto 54% debatem
tendências de negócios de forma ativa. Isso coloca os profissionais brasileiros
à frente na criação de conteúdo relacionado à carreira em comparação com outros
países pesquisados. Refletindo esse comportamento, 91% dos gerentes de
recrutamento no país analisam os perfis dos candidatos nas redes sociais ao
menos algumas vezes, enquanto 64% fazem isso na maior parte do tempo. Também
chama a atenção que 83% dos gerentes de contratação brasileiros verificam
perfis no LinkedIn, deixando claro o papel fundamental dessa rede social na
avaliação dos candidatos.
Em apenas um ano,
de 2023 a 2024, os brasileiros criaram mais de 300 milhões de apresentações no
Canva, enquanto o modelo de stories do Instagram foi o produto mais utilizado,
ultrapassando a marca de 319 milhões de usos. O Brasil também está entre os
três principais países em uso de documentos, apresentações, vídeos e sites do
Canva.
Esses candidatos
colocam suas habilidades em ação, o que inclui o uso da IA, também com
currículos e portfólios interativos, o que vem sendo notado pelos gerentes de
contratação. No Brasil, 62% dos candidatos usaram a IA para atualizar seus
currículos, bem acima de outros países (41% na Espanha, 50% na França, 54% na
Alemanha e 49% no México).
Em um nível
global, em que 68% dos gerentes de contratação analisam os perfis dos
candidatos nas redes sociais na maioria das vezes, os candidatos estão agora
usando isso a seu favor. No Brasil, 65% dos candidatos e 54% dos gerentes de
recrutamento concordam fortemente que uma marca profissional digital é algo que
influencia no processo de contratação.
“Enquanto os
processos de candidatura online podem, às vezes, parecer um labirinto sem
saída, adotar mídias visuais e ferramentas como a IA representam uma nova
oportunidade, permitindo que as pessoas demonstrem suas habilidades de maneiras
não tradicionais. Cada vez mais essas ferramentas se tornam aliadas que ajudam
a melhorar sua procura por emprego, receber mais convites para entrevistas e
fazer com que sua candidatura tenha destaque”, disse Lorraine
Dooley, Talent Acquisition Lead no Canva.
Mais de 390
milhões de designs de currículo foram publicados com o Canva em 2024, à medida
que profissionais do mundo todo buscam inserir mais criatividade em suas
candidaturas a empregos. A pesquisa New Year, New Job do Canva,
realizada com 4.200 gerentes de contratação e 6.000 candidatos a emprego,
mostra como as tendências de criatividade impactam milhões de pessoas que hoje
atuam no mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada pela Sago no Brasil,
EUA, Reino Unido, Austrália, Índia, Alemanha, Espanha, França, México e Japão.
A IA
veio para ficar -- para quem procura emprego e para os que contratam
A IA encontrou seu
lugar na busca por empregos e seus usuários têm bons motivos para se sentirem
confiantes: no Brasil, 98% dos candidatos que usaram IA para otimizar suas
candidaturas receberam convites para entrevistas, sendo que para 48% desse
grupo isso aconteceu para todos os cargos aos quais se candidataram. Indo além
da criação de conteúdo, a IA também está agregando mais velocidade e inspiração
em todo o processo seletivo, já que 57% dos candidatos a emprego em todo o
mundo usaram a IA para criar seu currículo — um aumento de 12% em relação ao
ano passado. No Canva, o Texto Mágico foi usado 13,7 milhões de vezes em
designs de currículos em 2024.
No Brasil, 77% dos
gerentes de contratação acreditam que os candidatos devem informar o uso da IA
generativa nos materiais de candidatura, destacando o forte compromisso do país
com a importância da transparência.
Também em nível
global, a IA é usada por 38% dos candidatos a emprego para procurar vagas, 37%
para encontrar recursos visuais para currículos e 37% para se preparar para
entrevistas e pesquisar empresas. Entre os gerentes de contratação, 90% usam a
IA em alguma parte do processo seletivo, 37% para resumir currículos e 35% para
elaborar descrições de vagas.
Do
"sem graça" ao brilhante: os gerentes de contratação querem ver
candidaturas coloridas e interativas
Em uma força de
trabalho impulsionada por interações virtuais e por uma geração Z apegada ao
visual, as regras de candidatura a empregos estão seguindo essa mesma
tendência: 65% dos gerentes de contratação preferem currículos com recursos
interativos, um aumento de 10% em relação a 2023. No Brasil, essa porcentagem é
semelhante (64%), indicando uma forte mudança em direção a materiais de candidatura
mais dinâmicos.
Todos os gerentes
de contratação pesquisados que estão “muito satisfeitos” com os currículos que
veem os descrevem como modernos (55%) e interessantes (47%), enquanto 62%
preferem cores em vez de preto e branco. Além disso, 72% desses recrutadores
preferem candidatos que apresentem um portfólio mostrando seu trabalho (por
meio de um site ou apresentação), mas apenas 35% dos candidatos a emprego usam
esses materiais, indicando que muitos podem estar perdendo uma oportunidade de se
destacar. Além disso, 50% dos gerentes de contratação são a favor de cartas de
apresentação em vídeo.
A ênfase na
criação de materiais atraentes parece aumentar quando se inicia o trabalho em
uma nova função, já que 68% dos candidatos a emprego no Brasil consideram as
habilidades de design muito importantes para se destacar.
O
processo de integração ganha nova forma na era da IA
À medida que a IA
continua a transformar o local de trabalho, as equipes de RH e os gerentes de
contratação estão encontrando maneiras de agilizar o processo de integração,
enquanto os novos contratados a utilizam para se apresentar com vigor no
primeiro dia. No Brasil, 92% dos gerentes de contratação acreditam que a IA
facilita a integração, e a mesma porcentagem (contra 91% globalmente) concorda
que os materiais visuais melhoram essa experiência. Além disso, 84% (acima da
média global de 77%) usam a IA para criar materiais visuais que ajudam na
integração de novos contratados.
O Kit de Criação
Visual do Canva simplifica para 220 milhões de pessoas em todo o mundo a
realização de suas metas criativas e profissionais, com tecnologia de IA. Com
milhares de modelos de currículos, cartas de
apresentação, redes sociais e portfólios, um produto de documentos
visuais e ferramentas de IA generativas como Texto Mágico e Edição Mágica,
centenas de milhões de pessoas recorreram ao Canva no último ano para dar um
brilho a suas candidaturas a empregos.
Para ajudar os
candidatos a emprego a dar o pontapé inicial em suas metas de carreira, o Canva
selecionou recursos essenciais para os candidatos em um só lugar na página New
Year, New Job. Para obter mais informações e explorar esses recursos, acesse canva.me/new-year-new-job-2025.
Sobre o Canva
Lançado em 2013, o
Canva é uma plataforma
de colaboração e comunicação visual online gratuita, com a missão de colocar o
design ao alcance de todo mundo. Qualquer pessoa pode ter uma ideia e criar
algo incrível com a interface intuitiva de arrastar e soltar, a vasta gama de
modelos para apresentações, documentos, sites, posts para redes sociais,
cartazes e recursos para vídeos, além da enorme biblioteca de fontes, fotos,
ilustrações, vídeos e faixas de áudio.
Metodologias
Pesquisa
com funcionários: Uma pesquisa
online foi conduzida de 22 de novembro de 2024 a 3 de dezembro de 2024, e os
participantes foram recrutados pela empresa de pesquisa Sago. A pesquisa foi
concluída por um total de 6.000 participantes, todos profissionais
especializados e em tempo integral, trabalhando em empresas com 50 ou mais
funcionários. Além disso, esse grupo estava, nos últimos 6 meses, em busca de
um emprego ou ainda está procurando um novo emprego. Dez países foram
representados, com 1.000 respostas dos Estados Unidos e do Reino Unido e 500
respostas de cada um dos seguintes países: Índia, França, Espanha, Alemanha,
Brasil, México, Austrália e Japão. Todos os participantes foram convidados a
participar da pesquisa por e-mail. Os participantes do painel foram
incentivados a participar por meio do programa de pontos estabelecido pelo
painel, independentemente de feedback positivo ou negativo.
Pesquisa
com gerentes de contratação: Uma
pesquisa online foi conduzida de 22 de novembro de 2024 a 4 de dezembro de
2024, e os participantes foram recrutados pela empresa de pesquisa Sago. A
pesquisa foi concluída por um total de 4.200 participantes, todos empregados em
tempo integral em empresas com 50 ou mais funcionários. Além disso, esses
profissionais gerenciam pelo menos uma pessoa e estão envolvidos na revisão de
currículos. Dez países foram representados, com 500 respostas dos Estados
Unidos e do Reino Unido e 400 respostas de cada um dos seguintes países: Índia,
França, Espanha, Alemanha, Brasil, México, Austrália e Japão. Todos os
participantes foram convidados a participar da pesquisa por e-mail. Os
participantes do painel foram incentivados a participar por meio do programa de
pontos estabelecido pelo painel, independentemente de feedback positivo ou
negativo.
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