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A Novo Nordisk, líder global em saúde, anuncia o lançamento da
campanha A Medida do Abraço, desenvolvida em parceria com a
consultoria MESA Company e a agência Triunfo Sudler, que busca conscientizar a
sociedade sobre os riscos do excesso de gordura abdominal, destacando a
obesidade e o diabetes como fatores de risco primários para doenças do coração.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,5 bilhões de pessoas tem
sobrepeso ou obesidade, além de mais de 800 milhões de pacientes com diabetes.
No Brasil, a situação também é alarmante: mais da metade da população tem
sobrepeso ou obesidade, e 10,2% dos brasileiros vivem com diabetes¹. Além
disso, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 400
mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças do coração².
Por meio da presença contínua nas principais plataformas
digitais e de investimentos estratégicos em canais de grande alcance, a
campanha adota um conceito educativo e lúdico: uma fita em formato de abraço,
especialmente desenvolvida para medir a circunferência abdominal. Com dois
modelos, a fita será distribuída ao longo do ano em redes de farmácias e
espaços públicos, ressaltando a importância dessa simples ação como um passo
essencial para o cuidado com a saúde do coração.
Ainda
de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a circunferência abdominal
benéfica para a saúde do coração deve ser de até 88 cm para mulheres e até 102
cm para homens³. “Quando os valores ultrapassam esses limites, isso indica o
acúmulo excessivo de gordura abdominal, o que não só levanta a suspeita de
obesidade, mas também aumenta significativamente o risco de diabetes, condições
crônicas que podem comprometer a saúde do coração.”, explica Mariana Arruda,
endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk.
A especialista explica que essa relação é uma epidemia global e
representa um dos maiores desafios à saúde pública. “Estima-se que entre
60% e 90% dos pacientes com diabetes tipo 2 também tenham obesidade⁴, doença
que está associada a mais de 200 comorbidades, incluindo as doenças do coração,
que são responsáveis por mais de 400 mil óbitos anualmente, sendo a principal
causa de morte entre pessoas com diabetes, agravando ainda mais o impacto dessa
condição na saúde da população.”
Isabella
Wanderley, gerente geral da Novo Nordisk, explica a importância do
investimento: “A campanha precisa ser tão grande quanto esse desafio, com a
urgência necessária para impactar e engajar o maior número possível de pessoas,
pois as projeções futuras são alarmantes. Diante desse cenário de epidemia de
obesidade, é fundamental expandir o alcance dessa mensagem de forma massiva e
eficaz, intensificando a conscientização dos brasileiros sobre essa doença
crônica como um dos maiores desafios de saúde da atualidade. A presença
constante nos principais canais de comunicação, com audiência expressiva, é
essencial para maximizar o alcance e engajamento, garantindo que a mensagem
chegue a um público cada vez maior.”
Além da mídia programática always on, com uma estratégia de
presença contínua durante o ano em Google Ads, Meta e YouTube, a empresa também
investiu em um pacote de alto impacto na TV Globo, Multishow, GloboNews, GNT,
TV Band, Viva, SporTV, Home&Health, portais de notícia como g1 e UOL, além
de mídia out of home. Ao longo do ano, serão realizadas inserções na
programação da emissora, alcançando mais de 85 milhões de pessoas. A campanha
ganha ainda mais visibilidade com a estreia do vídeo hero no dia 13 de janeiro,
durante o intervalo comercial do Big Brother Brasil, e a participação digital
de influenciadores e ex-BBBs.
Segundo
a executiva, a campanha também busca enfatizar a importância de acolher e
cuidar das pessoas que estão lidando com essas condições. "Buscamos com
essa iniciativa, além da conscientização, oferecer apoio e empatia para que as
pessoas com obesidade e diabetes se sintam acolhidas e motivadas a cuidar de
sua saúde. A fita desenvolvida para a campanha permite que qualquer pessoa, de
forma simples e acessível, faça a medição em casa e identifique potenciais
riscos à saúde. A fita funciona como um alerta e incentivo ao passo decisivo de
procurar um médico.”, finaliza Isabella.
Sobre a campanha A Medida do Abraço
A Medida do Abraço é uma campanha da Novo Nordisk e
possui o propósito de conscientizar as pessoas sobre as doenças
cardiovasculares (assim como a obesidade e o diabetes). Transformamos uma
medida técnica de circunferência abdominal em um abraço acolhedor, como quem
cuida da própria vida com amor. A OMS recomenda que homens tenham até 102 cm e
que mulheres tenham até 88 cm. Para mais informações,
visite www.amedidadoabraco.com.br e siga nossos perfis oficiais nas
redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
www.novonordisk.com.br
Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube
Referências
- Vigitel Brasil 2023 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção
para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico — Ministério da Saúde
[Internet]. Dísponivel no site
do Ministério da Saúde.
- Oliveira GMM, Brant LCC, Polanczyk CA, Malta DC, Biolo A,
Nascimento BR, Souza MFM, et al. Estatística Cardiovascular – Brasil 2023.
Arq. Bras. Cardiol. 2024;121(2):e20240079.
- Ross R, Neeland IJ, Yamashita S, Shai I, et al. Waist circumference
as a vital sign in clinical practice: a consensus statement from the ias
and iccr working group on visceral obesity. Nat Rev Endocrinol. 2020
Mar;16(3):177–89.
- Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes - Ed. 2024. Disponível
em Diretriz
SBD.
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