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segunda-feira, 16 de outubro de 2023

16 de Outubro, Dia Mundial do Pão

 

Firjan divulga estudo que revela aumento da

empregabilidade na Panificação 

Panorama destaca crescimento de mais de 63 mil trabalhadores em dez anos, o que equivale a um aumento de 15,2% na empregabilidade formal. O estado do Rio de Janeiro registra 41,4 mil empregados formais no setor em 2023.

 

Neste 16 de outubro, Dia Mundial do Pão, a Firjan divulga levantamento que trata de dados nacionais e fluminenses a respeito da representatividade do setor da Panificação para a economia. A partir dos dados do estoque de trabalhadores de 2021 e da geração de emprego recente, estima-se que, em 2023, o segmento tenha atingido 479 mil trabalhadores formais por todo o país, patamar histórico para o setor. Em comparação ao ano de 2013, houve um crescimento de mais de 63 mil trabalhadores, o que equivale a um aumento de 15,2% no contingente de trabalhadores. Já o estado do Rio, registra 41,4 mil empregados formais no setor em 2023, o que responde a 8,6% do mercado de trabalho nacional de Panificação. Isso deixa o Rio atrás apenas de São Paulo (29,8%) e de Minas Gerais (14,6%).  

O panorama ainda revisita números de 2021 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo essas informações, o setor da Panificação conta com 65,7 mil estabelecimentos formais, distribuídos entre 4.194 municípios brasileiros. A partir dessas informações, chega-se à conclusão de que, em média, cada cidade no país abrigava 12 estabelecimentos do ramo.

As cidades turísticas têm grande destaque no ranking nacional. Considerando aquelas com população de pelo menos 5 mil habitantes, os destaques são:

Gramado, RS (com 17 estabelecimentos a cada 10 mil habitantes)

Tiradentes, MG (16 estab. /10 mil hab.)

Pouso Alto, MG (15 estab. /10 mil hab.)

Caxambu, MG (15 estab. /10 mil hab.)

Camanducaia, MG (15 estab. /10 mil hab.)

Armazém, SC (15 estab. /10 mil hab.)

São Lourenço, MG (14 estab. /10 mil hab.)

Praia Grande, SC (12 estab. /10 mil hab.)

Campos do Jordão, SP (12 estab. /10 mil hab.)

Piumhi, MG (12 estab. /10 mil hab.)

Representando o estado do Rio de Janeiro, as cidades com maior concentração de empresas do ramo de Panificação são Armação dos Búzios e Itatiaia, ambas com 10 estabelecimentos para cada 10 mil habitantes. Para efeitos de comparação, na média nacional, são três estabelecimentos de Panificação para cada 10 mil habitantes. O estudo da Firjan ainda revela que são 5,2 mil estabelecimentos formais do ramo espalhados pelo estado do Rio de Janeiro, com a liderança da capital (1.857), seguida pelos municípios de Campos dos Goytacazes (217), Duque de Caxias (214), Niterói (192) e São Gonçalo (176).  

Na cidade do Rio, o levantamento destaca que a região com maior concentração de padarias por número de habitantes é a Barra da Tijuca, na zona oeste, que concentra 10,1% do número de empresas. A região de Jacarepaguá vem logo depois, com 7,5%, seguida por Méier (6,6%), Campo Grande (5,7%), Madureira (5,7%), Tijuca (5,1%), Botafogo (5,1%), Centro (5%), Lagoa (4,4%) e Bangu (3,8%).



O pãozinho nosso de cada dia

Ainda de acordo com levantamento do primeiro semestre de 2023 da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o pão é consumido por 76% dos brasileiros durante o café da manhã e as padarias continuam sendo frequentadas pelos consumidores. Por isso, é preciso investir tanto na qualidade quanto na exposição dos produtos. “O pão francês ainda é nosso principal produto, o que mais nos rentabiliza. Porém, hoje, é preciso investir cada vez mais em tecnologia, em um bom espaço para vendas, em embalagem, em comunicação. Esses são desafios constantes”, afirma Fernanda Hipólito, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro, o Rio+Pão, empresária e sócia das padarias e confeitarias Panetteria São Francisco e Flor da Tijuca, localizadas na zona norte da capital fluminense.

“Temos a entrada de cerca de 1200 clientes por dia. De 30 a 40 mil clientes por mês. A gente se sente feliz de atender a um público grande com um produto que é o produto mais barato e mais requisitado de acesso a qualquer classe. Ficamos muito felizes com tudo isso”, ressalta Paulo Diniz, presidente do Grupo Alimenta Sul Rio e proprietário da Fábrica de Sabores Madrigal, padaria e confeitaria localizada em Volta Redonda, que existe há 50 anos.

Dia Mundial da Alimentação: receitas com aproveitamento total de alimentos para gastar menos e consumir mais nutrientes

Cascas, talos e sementes podem ser importantes componentes para trazer mais sabor e nutrição às receitas do dia a dia

 

Hoje, no Dia Mundial da Alimentação, o QBemQFaz, portal que reúne conteúdos de saúde, nutrição e bem-estar da Nestlé, apresenta seis receitas sem desperdício, para pratos deliciosos gastando menos e aproveitando melhor os nutrientes. 

As frutas, verduras e legumes são saborosos, saudáveis e podem ser consumidos in natura ou em preparos especiais, mas, na maioria das vezes, há o descarte de sementes, talos, folhas e cascas. No entanto, estas partes são nutritivas e podem ser incorporadas às receitas para aproveitamento total, com economia, para uma alimentação sustentável. 

O Chef Edson Leite, enfatiza a importância do planejamento no preparo das refeições: "Aproveitamento total vem antes de 'reaproveitar, seja o que for'. Um bom planejamento faz com que o ingrediente seja utilizado na sua totalidade, não havendo desperdício". 

Chás, geleias, sopas, cremes, bolos, caldos e saladas podem ser feitos com o que sobra. Saiba como prepará-los aqui e confira outros preparos especiais no Receitas Nestlé para testar em casa, reduzir o desperdício e contribuir para a promoção da sustentabilidade e a economia doméstica:

- Salada de Casca de Maracujá

- Bife de Casca de Banana 

- Croque de Frango

- Farofa com Casca de Abacaxi e Talos

- Nhoque de Pão

- Bolinho de Talos, Folhas e Cascas
 

Nestlé


No Mês do Consumo Consciente, até a casca da fruta é protagonista!


No mês de outubro, em que celebramos o Dia do Consumo Consciente,

que tal colocar em pauta o tema sustentabilidade? Na rede Hortifruti Natural da Terra, uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo virou protagonista em receitas para lá de especiais: a banana.

 

O Brasil é um dos grandes produtores de banana do mundo, e para aproveitar tudo que essa delícia pode oferecer, a nutricionista Lívia Lima, da rede Hortifruti Natural da Terra, mostrou como preparar uma receita que é uma ótima opção para quem deseja alimentos sem origem animal: a carne de casca de banana!

 

O melhor: benefícios não faltam! Segundo Lívia, a fruta tem forte presença da vitamina C, que ajuda na absorção de ferro tipo não-heme (de origem vegetal).

 

“Dentre as vitaminas presentes, a banana é fonte de B6, que unida ao magnésio, mineral abundante na fruta, produz o triptofano - um aminoácido que o nosso corpo não é capaz de produzir e tem ação direta na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Além disso, a iguaria também é fonte de potássio, um mineral importante e amigo da construção muscular” – conta a especialista.

 

E vamos de receita saudável e pra lá de criativa? Anota aí!



Carne de casca de banana


½ limão

2 dentes de alho

1 tomate grande

Casca de 4 bananas

¼ de pimentão verde

¼ de pimentão amarelo

¼ de uma cebola grande

Molho shoyu opcional

Açafrão a gosto

Sal a gosto

Gengibre ralado (opcional, mas faz toda diferença!)

 

 

Modo de preparo:

 

- Cozinhe as cascas das bananas e, depois, retire a polpa. Com a ajuda de um garfo,

desfie bem em fatias finas.

- Doure a cebola até ficar transparente e, depois, adicione os pimentões, tomate, alho

e o gengibre. Para complementar, coloque os temperos: shoyu, limão, sal e açafrão.

- Adicione as cascas de banana

e deixe refogar por mais 3 minutos.

 

Bom apetite!!!!


Sistema brasileiro de normalização voltado à segurança alimentar é reconhecido internacionalmente pela ISO

 ABNT possui sistema ágil para acesso de normas que garantem a qualidade e a segurança dos alimentos

 

Atualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 780 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo. No momento em que o mundo se volta a discutir o aumento significativo no número de pessoas afetadas pela escassez de alimentos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) contribui com cadeia produtiva do setor de Alimentação oferecendo Normas Brasileiras para o gerenciamento de processos, do campo à mesa. 

A ABNT foi recentemente reconhecida pela Organização Internacional de Normalização (ISO), como organismo de normalização que oferece melhores soluções para o acesso às normas, com agilidade, atendendo ás exigências da ONU. 

Dentre as normas voltadas ao tema estão a ABNT NBR ISO 22000:2019 – Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos é uma delas. O documento tem como objetivo auxiliar as organizações integrantes da cadeia produtiva de alimentos no gerenciamento de processos seguros 

Para tanto, a norma atende desde os fabricantes de alimentos para animais e produtores primários, até processadores de alimentos para consumo humano, operadores de transporte e estocagem, distribuidores varejistas e serviços de alimentação, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, produtos de limpeza, aditivos e ingredientes. 

Outra norma voltada à Segurança Alimentar é a ABNT NBR 15635:2015 – Serviços de alimentação. Esta norma especifica os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo. 

A coletânea de normas também pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do link:

 

 Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

 

Shopping Santa Cruz faz ação de prevenção do Câncer de Mama durante o Outubro Rosa

Com o apoio do Hospital São Camilo, a ação acontece entre os dias 16 e 31 de outubro, no Piso Térreo, em frente a B.lém Padaria Portuguesa

 

No intuito de prevenir, informar e conscientizar sobre o Câncer de Mama, a partir de hoje (16) até o dia 31 de outubro, o Shopping Santa Cruz, em conjunto com o Hospital São Camilo, dá início, pelo segundo ano consecutivo, a uma ação que visa oferecer atendimento aos clientes e visitantes do empreendimento. 

Durante o período, serão oferecidas informações sobre como se dá o diagnóstico e a prevenção do Câncer de Mama, assim como opções e locais de tratamento da doença, pela equipe do Hospital São Camilo. 

O ponto de atendimento ficará localizado no Piso Térreo, em frente a B.lém Padaria Portuguesa de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados e domingos, das 12h às 20h.

 

Sobre o Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens e sua incidência aumenta com a idade. Além disso, a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença. No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para a previsão de 73.610 casos novos a cada ano do triênio 2023-2025.

 

Serviço

Período: 16 a 31 de outubro

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h, sábados e domingos, das 12h às 20h

Local: Shopping Santa Cruz - R. Domingos de Morais, nº 2564 - Vila Mariana/São Paulo – SP


Tutoriais de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico ocorrem na calçada da FIESP

 O evento gratuito levará informação, autoestima e beleza para as mulheres e terá um espaço para doação de cabelo

 

No próximo dia 19, quinta-feira, no mês de Outubro Rosa, a calçada da FIESP será vitrine de tutoriais de automaquiagem, informação sobre a importância de realizar a mamografia e doação de cabelos para produção de perucas. 

O evento, ocorre das 10h às 15h, e o “De Bem com Você – a Beleza Contra o câncer”, programa coordenado pelo Instituto ABIHPEC, estará na calçada oferecendo tutoriais de automaquiagem temáticos para mulheres em tratamento oncológico. O programa está presente no Brasil desde 2012 e já atendeu mais de 50 mil pacientes no país. 

“A ação na calçada da FIESP tem por objetivo sensibilizar o grande público sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer”, comenta Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC. “Mostrar que é possível ter um tratamento humanizado e encarar esse momento tão desafiador com mais leveza por meio da manutenção da autoestima”, ressalta Viggiani. A previsão é que só em outubro, o “De Bem com Você” atenda mais de 1500 pacientes por meio das oficinas. 

O Instituto AVON, apoiador do programa, também estará presente durante a ação. A instituição irá reforçar, diante do público, a importância dos cuidados com saúde das mamas, como a realização de mamografias, por meio de seus Guias de Bolso “Jornada de Cuidados das Mamas” e Guia de Bolso de Câncer de Mama. Além disso, irá divulgar o Ligue Câncer, serviço para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à doença, como sintomas, diagnóstico, convênios, direitos dos pacientes e atendimento no SUS, bem como questões de insegurança e tabus relacionados ao tratamento. 

“Desde a sua fundação, há vinte anos, o Instituto Avon trabalha intensivamente para ampliar a detecção precoce e o acesso a tratamento ágil do câncer de mama no Brasil. Acreditamos que é papel de toda a sociedade mobilizar-se para que direitos fundamentais, como o acesso à saúde, sejam garantidos para as mulheres. Por isso, investimos na produção e divulgação de dados sobre a realidade das brasileiras, contribuímos para a implementação de políticas públicas mais eficazes, criamos campanhas de conscientização sobre o assunto e apostamos em projetos que visam a melhoria da qualidade de vida de pacientes e ampliam as chances de cura da doença”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.  

O DBCV preparou para o evento, 10 tutoriais temáticos de automaquiagem com o objetivo de ajudar na manutenção da autoestima de mulheres no tratamento do câncer. A ação contará com o apoio de voluntárias do programa. As inscrições são gratuitas e limitadas.



Sobre o Programa De Bem com Você – A Beleza Contra o câncer

Tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado às pessoas que estão em tratamento oncológico, a fim de proporcionar a elevação da autoestima e qualidade de vida durante e pós-tratamento, por meio de oficinas de automaquiagem. Criado em 2012, o Programa De Bem com Você é uma iniciativa do Instituto ABIHPEC, uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos.

 

Sobre o Instituto ABIHPEC

O Instituto ABIHPEC é uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, que surgiu de uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) para canalizar os projetos sociais por ela patrocinados.

 

Sobre o Instituto Avon

O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, este ano, completa 20 anos de atuação na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R 193 milhões em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.

 

Serviço:

Quando: 19/10

Horário: 10h às 15h

Inscrições para os tutoriais (vagas limitadas): Link


Estudo da UFSCar avalia participação e fatores ambientais de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista

Pais de crianças e adolescentes com TEA de todo Brasil podem participar da pesquisa


Uma pesquisa de doutorado em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está convidando pais ou responsáveis por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de todo o Brasil para participarem de estudo que pretende avaliar a participação e os fatores ambientais desse público. A participação é online e a expectativa é levantar como essas crianças e adolescentes se integram em atividades da família, escola e comunidade e os fatores que podem facilitar ou prejudicar essa participação.

A pesquisa é conduzida pela doutoranda Rosa Fonseca Angulo, sob orientação de Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Análise do Desenvolvimento Infantil (Ladin) do DFisio.

Rosa Fonseca explica que a participação é conhecida como a frequência com que a criança ou adolescente está presente em diferentes situações da vida (casa, escola e comunidade) e o quanto está envolvida/motivada. Nesse caso, os fatores ambientais que podem influenciar a participação são: físico (presença de rampas, qualidade do ambiente, como ruídos ou iluminação), atitudinais (atitudes individuais da família, como os pais, amigos, professores) e sociais (apoios e o relacionamento e os serviços que eles frequentam). "Assim, estes fatores podem atuar como barreiras, ou seja, restringir ou até impedir a participação da criança/adolescente no contexto onde convive ou podem atuar como facilitadores, auxiliando a participação da criança/adolescente com TEA", relata a doutoranda. Ela exemplifica situações cotidianas que podem impactar essa participação em diferentes locais: "quando a criança ou adolescente está na escola e não consegue ficar por muito tempo porque tem muito barulho, ou quando frequenta o supermercado com a mãe, o barulho ou a presença de muitas pessoas impedem a sua permanência ou seu envolvimento para interagir com outras pessoas".

De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, uma em cada quatro crianças é diagnosticada com TEA. Os EUA são o único país que faz o acompanhamento do TEA no neurodesenvolvimento. No Brasil, os dados oficiais são de 2010 e indicam mais de 2 milhões de casos de TEA em território nacional. Diante desse grande contingente, este estudo é importante porque auxiliará o conhecimento sobre como crianças e adolescentes com o transtorno participam no contexto da casa, escola e na comunidade, bem como ajudará a identificar as barreiras e os facilitadores que se encontram no entorno da criança. "Isso permitirá que os profissionais que atendem esse público foquem em estratégias de intervenção voltadas a mudanças ambientais e que favoreçam o pleno desenvolvimento e qualidade de vida da população com TEA", reforça Rosa Angulo.

A pesquisadora expõe que a expectativa do estudo é identificar se os componentes relacionados com a saúde (fatores ambientais, habilidades funcionais e o processamento sensorial) são preditores da participação em crianças e adolescentes com TEA. "Assim, conseguiremos identificar um perfil de funcionalidade de crianças e adolescentes com o transtorno e estes resultados ajudarão os profissionais de saúde e familiares a desenvolverem estratégias de intervenção e adaptações do ambiente que ajudem a melhorar a participação da criança e adolescentes com TEA", pontua. 

Rosa Angulo destaca que este é o "primeiro estudo que realizará uma relação entre a participação e os componentes relacionados com a saúde, no contexto do TEA". Além disso, dados relacionados com a participação e os fatores ambientais serão comparados entre um grupo de crianças e adolescentes residentes no Brasil e na Colômbia.

 

Pesquisa

Para desenvolver o estudo, pais ou responsáveis por crianças e adolescentes com TEA, de qualquer região do Brasil, são convidados a responder questionários online e conceder entrevistas por telefone, que serão agendadas conforme disponibilidade de cada participante. As pessoas interessadas em contribuir com a pesquisa podem fazer contato com a pesquisadora pelo whatsapp (13) 99699-4545. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 66697223.4.0000.5504).


Shopping Cidade São Paulo celebra a força da arte feminina com videoartes em seu telão principal em apoio ao Outubro Rosa

Serão cerca de 30 obras criadas por seis talentosas artistas até o dia 25 de Outubro

                                             

O Shopping Cidade São Paulo será palco de diversas videoartes que celebram a força da arte feminina em apoio ao Outubro Rosa.  Quem passar pelo telão principal na entrada do Cidade até o dia 25 deste mês, irá conferir cerca de 30 incríveis instalações em vídeos criadas pelas artistas Biarritzzz, Helen Salomão, Heloisa Hariadne, Mariana Caldas, Mariana Falcão e Nathalie Edenburg. 

Intitulado "VIDEOARTE RUA", o projeto faz parte da “Contemporâneas Vivara", ação que tem como objetivo explorar as infinitas possibilidades da arte no espaço público, abrangendo murais, instalações e vídeos. As 30 obras apresentadas nesta instalação são fruto das diversas pesquisas realizadas por seis talentosas artistas. Elas têm como missão tocar a essência da cidade, desejando espalhar-se de rua em rua, avenida em avenida, proporcionando uma experiência visual única.  

O mês de outubro, quando o projeto estará em exibição, é amplamente associado ao movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este evento no Shopping Cidade São Paulo destaca a força e a criatividade de artistas femininas. Juntas, essas expressões artísticas e iniciativas de conscientização contribuem para promover uma visão mais ampla e inclusiva da participação das mulheres na sociedade. 

Essas videoartes não são apenas uma expressão de criatividade, mas também uma forma de mergulhar no cotidiano da cidade e das pessoas que circulam pelo Shopping. Estrategicamente dispostas no telão principal do Cidade, essas obras de arte se tornarão parte integrante da vida de milhares de visitantes, proporcionando uma experiência visual única. 

Todo projeto conta com Curadoria e Direção artística de Vivi Villanova e Direção Executiva de Stefania Dzwigalska da produtora de arte e cultura Tête-a-Tête. 

 

Serviço: 
Contemporâneas Vivara 2023 – VIDEOARTE RUA
 
Quando: 13 e 25 de outubro de 2023 
Onde: Av. Paulista, 1230 - Bela Vista, São Paulo - SP 
Livre e gratuito. 

Shopping Cidade São Paulo 
https://shoppingcidadesp.com.br/ | @shoppingcidadesp  


Carreta do programa ‘Mulheres de Peito’ ficará em Cubatão até o dia 28 de outubro

Governo de SP juntamente com a FIDI realiza exames gratuitos de mamografia, incentivando a campanha de conscientização do câncer de mama

 

No mês da conscientização do Câncer de Mama, a carreta-móvel do programa Mulheres de Peito, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem fins lucrativos que faz a gestão completa de diagnósticos por imagem, está na cidade de Cubatão, e permanecerá até o dia 28 de outubro, realizando gratuitamente mamografias para mulheres com mais de 35 anos. 

 

A Campanha do Outubro Rosa vem para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama que – segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – afeta cerca de 57 mil mulheres por ano, representando 28% dos novos casos de câncer surgidos a cada ano. Porém, se for detectado em fase inicial, o câncer de mama é curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura. 

 

O objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama é reduzir a incidência e a mortalidade pela doença. Assim, a carreta da mamografia contribui com a agilidade do diagnóstico, garantindo o acesso facilitado a exames diagnósticos. Para realizar o exame na carreta do programa Mulheres de Peito, as candidatas de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar RG, cartão do SUS e um pedido médico. Já pacientes de 50 a 69 anos podem levar apenas RG e cartão do SUS. 

 

Localizada na Rua Pedro de Toledo, nº 333, no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, a carreta atende de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Serão realizados 50 exames nos dias da semana e 25 aos sábados.   


 

Fatores de Risco 

 

O Câncer de mama pode ser desenvolvido por fatores comportamentais, aspectos hormonais ou hereditários. Hoje em dia não existe uma causa exclusiva para desenvolvimento da doença assim, diversos fatores podem estar relacionados como: envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente, entre outros. 

 

Por esse motivo, neste mês do outubro rosa é importante conscientizar as mulheres sobre o cuidado com a saúde e incentivar a realização de exames diagnósticos periódicos e reforçar hábitos saudáveis para uma qualidade de vida melhor.  


 

Sobre a Carreta da Mamografia  

 

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, localizado na capital paulista. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.  

 

A carreta do programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo ininterruptamente, para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população à atenção básica em saúde.  

 

A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e um agente administrativo. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.  

 

O projeto existe desde 2014, e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 2 mil mulheres foram encaminhadas para exames complementares ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.  

 

Campanha Outubro Rosa - Programa Mulheres de Peito em Cubatão 

 

Período: até o dia 28 de outubro.  

Endereço: Rua Pedro de Toledo, nº 333, Vila Couto (Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega). 

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados). 

Distribuição de senhas de atendimento no período da manhã. 

Documentos necessários 

- Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos: RG, cartão do SUS e pedido médico. 

- Mulheres de 50 a 69 anos: RG e cartão do SUS. 

 

FIDI - Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. fidi | Facebook | Instagram 


Linha 5-Lilás recebe campanha para orientações sobre do autoexame do câncer de mama

 
Por meio de parceria entre ViaMobilidade e a Proz Educação, equipe

de enfermagem realiza ação na Estação Campo Limpo nesta segunda (16)


O Outubro Rosa embarca na Linha 5-Lilás de metrô e marca presença nesta segunda-feira (16), na Estação Campo Limpo. Em parceria entre a ViaMobilidade, operadora do serviço, e a instituição Proz Educação, 10 alunos do curso Técnico em Enfermagem vão orientar sobre a prevenção ao câncer de mama, das 10h às 15h, com dicas que podem fazer a diferença na vida de uma pessoa.

 

O câncer de mama é o tipo que mais mata a população feminina, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Um estudo do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), solicitado pela empresa farmacêutica Pfizer e que ouviu mais de 14 mil mulheres, mostra que ainda há um grande desconhecimento do tema. 

 

Segundo o Inca, para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73,6 mil casos novos de câncer de mama, o que representa uma incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres no Brasil.


Dessa forma, a ViaMobilidade e a Proz Educação orientarão sobre como fazer e a importância do autoexame, entregando também folhetos sobre o assunto. Os estudantes também realizarão aferição de pressão arterial e glicemia capilar. A ação ocorre na área externa, na entrada da Estação Campo Limpo.



Menina com nanismo vira personagem ilustrada em campanha de conscientização


Em seu terceiro ano, Minha História Vai Além apresenta conto infantil para ajudar a sociedade a entender a acondroplasia


A acondroplasia é o tipo mais comum de nanismo comprometendo o crescimento de 1 a cada 25 mil crianças nascidas todos os anos
[1]. Apesar da característica mais conhecida e aparente ser a baixa estatura, a condição vai além, podendo também desencadear complicações ortopédicas, cardiorrespiratórias e auditivas, entre outros impactos[2],[3].


E mesmo com o acesso à informação dos dias atuais, ainda existe um longo caminho para melhorar o dia a dia de quem vive com a acondroplasia, e conhecer suas histórias é parte essencial dessa transformação. Por essa razão, a campanha “Minha História Vai Além”, da biofarmacêutica BioMarin, retorna em seu terceiro ano consecutivo para marcar o Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra a Pessoa com Nanismo e o Dia Internacional de Conscientização do Nanismo, ambos no dia 25 de outubro.

"A conscientização sobre a acondroplasia é mais do que uma missão; é um compromisso com a equidade e a inclusão. Essa é uma condição médica que afeta muitas vidas, e é nossa responsabilidade contribuir para a educação e sensibilização. Através desta campanha, estamos empenhados em ampliar a compreensão pública sobre a acondroplasia, dando luz a uma história inspiradora e real para promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, gerando mudanças significativas para que todos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, independentemente de sua estatura” pontua Eduardo Franco, diretor médico da BioMarin na América Latina.

Esse ano, “Minha História Vai Além” traz uma animação infantil e lúdica que tem como personagem principal a Liz, que representa crianças com acondroplasia e é inspirada na vida de Liz Faleiro, uma menininha capixaba de 5 anos que também tem esse diagnóstico. Na história da campanha, ela tem grandes sonhos e enfrenta desafios diários em decorrência de sua condição - como correr, alcançar objetos[4], ir em consultas médicas - com a ajuda de sua amiga imaginária Hakuna, uma cachorra gigante que também foi inspirada no animal de estimação da família.

Além da animação de Liz, a campanha juntou esforços com o Por Dentro da História e criou um livro personalizável no qual os pais podem fazer com que a personagem principal tenha as características de seus filhos e todos façam parte da iniciativa. A personalização está disponível no site da campanha.

O portal também conta com diversos conteúdos que visam não apenas informar a sociedade, mas também oferecer suporte, representatividade e inspiração a pacientes e suas famílias.

Sobre Minha História Vai Além

Minha História Vai Além é uma campanha da BioMarin que tem como objetivo retratar a acondroplasia de forma que os pacientes e suas famílias se sintam vistos, representados e acolhidos, ao mesmo tempo em que visa conscientizar a sociedade sobre esse tipo de nanismo e porque ele vai além da baixa estatura.

Sobre a Acondroplasia

A acondroplasia é a causa mais comum de nanismo; apesar disso, a acondroplasia é uma doença rara que afeta os ossos e a cartilagem devido a uma mutação no gene FGFR3, o que reduz a velocidade de crescimento ósseo, resultando em ossos de tamanhos desproporcionais e altura abaixo da média. Trata-se de uma alteração genética que compromete o crescimento de 1 a cada 25 mil crianças nascidas vivas, todos os anos1. 80% das crianças com acondroplasia nascem de pais de estatura mediana
2,3.

A acondroplasia vai além da baixa estatura e pode afetar outras partes do corpo, como por exemplo os ouvidos, com infecções e otites que afetam até 25% das crianças e pode levar à perda auditiva; a boca com problemas de desalinhamento dos dentes, palato estreito, mordida aberta ou prognatismo
[5]; problemas na coluna como a cifose; cotovelos, com rigidez que pode limitar a capacidade de endireitar totalmente seus braços; nas pernas, com o arqueamento dos membros que afetam o caminhar e o correr e, podem necessitar de cirurgias; e outros problemas como obesidade, pressão arterial e dores nas costas e nas pernas2,3.


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[1] Wynn J, King TM, Gambello MJ, Walter DK, Hecht JT. Mortality in achondroplasia study: a 42-year follow-up. Am J Med Genet A.2007.143A(21):2502- 2511
[2] Ireland PJ, Pacey V, Zankl A, Edwards P, Johnston LM, Savarirayan R. Optimal management of complications associated with achondroplasia. Appl Clin Genet. 2014;7:11 7-125. Published online June 24, 2014
[3] Pauli RM. Achondroplasia: a comprehensive clinical review. Orphanet J Rare Dis. 2019;14(1):1
[4] Fano V, Kim CA, Rosselli P, Dib RE, Shediac R, Magalhães T, Mesojedovas D, Llerena J Jr. Impact of achondroplasia on Latin American patients: a systematic review and metaanalysis of observational studies. Orphanet J Rare Dis. 2022 Jan 4;17(1):4.
[5] Al-Saleem A, Al-Jobair A. Achondroplasia: Craniofacial manifestations and considerations in dental management. Saudi Dent J. 2010 Oct;22(4):195-9.


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