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quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Estudo da HP revela que 93% dos trabalhadores da Geração Z estão dispostos a renunciar a salários maiores por ambiente de trabalho mais personalizado

Estudo global destaca que maior flexibilidade, autonomia e um ambiente que reflita seus valores e estilos de vida são critérios tão relevantes quanto uma boa remuneração salarial 

 

À medida que a Geração Z entra no mercado de trabalho, suas expectativas estão moldando o futuro das empresas em todo o mundo. De acordo com o Índice de Relacionamento com o Trabalho da HP Inc. (NYSE: HPQ), trabalhadores brasileiros da Geração Z estariam dispostos a abrir mão de até 19% de seu salário em troca de experiências de trabalho mais personalizadas. Esse dado ressalta a importância de as empresas adaptarem suas estratégias para atrair e reter esses jovens profissionais.

“A Geração Z traz uma nova perspectiva sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e as empresas que não se ajustarem a essas expectativas correm o risco de perder talentos valiosos,” afirma Ricardo Kamel, diretor geral da HP Inc. no Brasil. “Com a volatilidade econômica e a ascensão da ‘gig economy’, a Geração Z está redefinindo o que significa satisfação no trabalho, e personalização é uma peça central nesse cenário.”


Personalização e flexibilidade: demandas da Geração Z

O estudo da HP, que entrevistou mais de 15.600 trabalhadores em 12 países, revela que a personalização do ambiente de trabalho é uma prioridade para os jovens profissionais da Geração Z. Esses trabalhadores buscam maior flexibilidade, autonomia e um ambiente que reflita seus valores e estilos de vida.

  • A Geração Z no Brasil estaria disposta a aceitar uma redução salarial de até 19% em troca de maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
  • 78% dos jovens profissionais consideram a flexibilidade de horário e local de trabalho fatores decisivos ao escolherem um novo emprego.

Esses dados indicam que as empresas que adotarem práticas de trabalho flexíveis e personalizadas estarão mais bem posicionadas para atrair e reter a Geração Z, que está cada vez mais inclinada a escolher ambientes de trabalho que priorizem o bem-estar e a qualidade de vida.


Preparando-se para as demandas do futuro do trabalho

Com a Geração Z assumindo um papel mais significativo no mercado de trabalho, as empresas precisam evoluir suas práticas para se alinhar às novas demandas. Desde horários flexíveis até a adoção de novas tecnologias que permitam maior personalização, o futuro do trabalho está sendo moldado por esses jovens profissionais. “As empresas que desejam atrair e reter os talentos da Geração Z precisam ir além dos benefícios tradicionais e oferecer ambientes de trabalho que promovam a personalização e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional,” conclui Kamel. “Aqueles que liderarem essa mudança estarão mais preparados para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em constante evolução.”

Para mais informações sobre o Índice de Relacionamento com o Trabalho HP, visite o website do WRI e para acessar o relatório completo, por favor visite a HP Newsroom.


Metodologia 

Na segunda edição do estudo, a HP encomendou uma sondagem on-line à Edelman Data & Intelligence (DXI), que coletou os dados entre 10 de maio e 21 de junho de 2024 em 12 países: EUA, França, Índia, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, México, Brasil, Canadá e Indonésia. A HP sondou 15,6 mil respondentes no total – 12 mil trabalhadores do conhecimento (mil em cada país); 2,4 mil decisores de TI (200 em cada país); e 1,2 mil líderes de empresas (cem em cada país) e identificou os principais fatores para uma rotina mais satisfatória em cada um deles.

 

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