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segunda-feira, 26 de junho de 2023

Longevidade das empresas também depende de gestão financeira e tributária eficiente

Especialista em reestruturação financeira aponta que maioria só busca ajuda quando os problemas surgem


Ao abrir uma empresa e começar as atividades do zero, um empreendedor deve contar com o auxílio de um profissional especializado, que possa fornecer o suporte necessário para as diversas fases do processo. Além de aliviar o desgaste do empresário, esse cuidado pode, inclusive, evitar que o sonho se transforme em pesadelo, afinal, não basta ter uma ideia validada e força de vontade para prosperar no mundo dos negócios.

Alguns empresários podem simplesmente não estar cientes da importância ou do valor de contar com ajuda especializada logo na fase inicial. Há quem tenha confiança excessiva em suas habilidades e conhecimentos, acreditando serem capazes de enfrentar qualquer desafio sem ajuda externa. “Eles podem subestimar as dificuldades e as nuances das questões legais, fiscais, financeiras e operacionais envolvidas. Não levam em consideração a complexidade e os riscos envolvidos, e acreditam que podem lidar com tudo por conta própria. Somente quando surgem problemas, eles percebem a necessidade da assistência”, revela a  Dra. Kélen Abreu, especialista em reestruturação financeira.

Em alguns casos, os empresários podem se concentrar excessivamente em outras áreas do negócio, como desenvolvimento de produtos, marketing ou vendas e negligenciar a importância de buscar uma assistência especializada. “Eles podem considerar essas questões como menos urgentes ou menos críticas para conquistar o tão sonhado sucesso. No entanto, quando surgem os desafios nessas áreas negligenciadas é que se dão conta do susto”, aponta a especialista.

Desprezar certos cuidados pode significar ao empreendedor encontrar, futuramente, um árduo caminho pela frente. “Os mais comuns são desconhecimento legal, estrutura empresarial e gestão financeira inadequadas, problemas fiscais, falta de planejamento estratégico, questões contratuais, entre outros pontos”, alerta.

A gestão dos aspectos fiscais envolve entender as obrigações fiscais, preencher corretamente as declarações, fazer os pagamentos de impostos adequados e cumprir as regulamentações fiscais em constante mudança. “Sem o conhecimento correto, podem ocorrer erros graves, resultando em possíveis litígios com as autoridades”, explica Dra. Kélen.

A falta de compreensão dos princípios contábeis, planejamento financeiro e controle de fluxo de caixa pode levar a decisões equivocadas e dificuldades de sustentabilidade no longo prazo. A ausência de um sistema adequado e registros financeiros precisos pode dificultar o acompanhamento dos lucros e das obrigações de uma determinada instituição.

Um profissional especializado pode ajudar a desenvolver um planejamento sólido, que servirá como um guia estratégico para o empreendedor. Isso inclui realizar análises de mercado, identificar oportunidades, definir metas e estabelecer quais ações para alcançá-las, evitando erros dispendiosos e minimizando riscos.

A Dra. Kélen avalia que muitos empresários podem ter preocupações com os custos associados à contratação de pessoas capazes de dar esse suporte tão necessário. “Eles podem tentar poupar dinheiro, inicialmente, optando por não buscar ajuda. No entanto, essa abordagem de economia inicial pode levar a problemas futuros que podem ser mais caros de resolver do que se tivessem buscado orientação desde o início”, conclui.



Dra. Kélen Abreu - especialista em Reestruturação Financeira e BPO Financeiro há mais de dez anos, também é mentora e referência em gestão de empresas. Realiza consultorias e treinamentos para formar BPOs Financeiros pelo Brasil. Com experiência no Brasil, Estados Unidos e em Angola focada em construir negócios lucrativos. Empreendedora serial, também coordena a equipe do Gerente Financeiro Online e Lucros Reais, empresas que prestam serviços de BPO Financeiro para diversas empresas de forma totalmente remota. É fundadora do Iuli, uma plataforma de gestão financeira que dá o poder da clareza e simplicidade nas finanças e veio para que a planilha financeira seja abandonada para gerenciar os negócios dando segurança e rastreabilidade nos dados.
@drakelenabreu

Chuvas irregulares afetam o plantio de trigo no estado de São Paulo

Reporte foi feito durante reunião da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, realizada em Capão Bonito (SP)


O regime de chuvas não favoreceu as lavouras de trigo de São Paulo, afetando a fase que antecedeu e a posterior ao plantio, resultando em uma produtividade menor do que as 550 mil toneladas inicialmente previstas para a safra 2023. Segundo informações apresentadas na manhã de 22 de junho, durante a reunião da Câmara Setorial do Trigo, em Capão Bonito (SP), o volume do grão colhido no estado deverá chegar a 400 mil toneladas, o que representa uma redução de cerca de 20% do projetado na última safra.

O presidente da Câmara Setorial, Ruy Zanardi, ressaltou que as perspectivas ficaram aquém do esperado pelo setor. “Nós tivemos alguns problemas de chuvas na fase de plantio e pós, isso fez com que as lavouras tivessem um desenvolvimento irregular. Ainda esperamos um bom volume de produção para esse ano, mas não como foi previsto na primeira reunião da Câmara”.

Zanardi destacou que, infelizmente, as chuvas não chegaram na hora certa. “Isso fez com que houvesse um plantio tardio por parte de alguns produtores, o que acarretará um atraso na colheita, que pode coincidir com o início do período de chuvas, podendo afetar a qualidade dos grãos”.

Diante desse cenário, o presidente da Câmara prevê que o número da produção desta safra será menor do que a anterior. “Em 2022 chegamos às 500 mil toneladas, mas esse ano a perspectiva é que percamos cerca de 20% desse volume. Mesmo assim ainda é um bom número para o estado de São Paulo, apesar da esperança, até então, de que cresceríamos pelo menos 10%”.

O valor foi apurado após o reporte das quatro maiores cooperativas do estado e cerealistas paulistas, que apontou a redução da produção por conta do clima desfavorável em momentos cruciais para o desenvolvimento do trigo como um dos fatores que permitiu este resultado.


Brasil acima da média

Apesar da redução no número previsto para a safra de 2023, o consultor de Gestão de Riscos da StoneX Brasil, Jonathan Pinheiro, explica que o País possui uma oferta ainda disponível no mercado interno e uma perspectiva de safra nova muito boa, que pode pressionar um pouco o mercado interno e manter os preços um pouco mais baixos.

Para São Paulo, ele aponta a perspectiva de um crescimento da área de cultivo, o que poderá aumentar a produção. “Ainda depende de um cenário climático, mas no geral a perspectiva é de aumento de produção. E diante de um cenário internacional com preços um pouco menores, também vemos uma expectativa de crescimento das importações, já que temos grandes moinhos importadores aqui em São Paulo”, detalha o consultor.


Números da moagem de trigo no Brasil

O superintendente da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), Eduardo Assêncio, apresentou durante o Encontro, a compilação de dados referentes à moagem de trigo no Brasil. Em 2022, o País apresentou uma estabilidade em relação ao volume de trigo moído no ano anterior. Foram processadas, ao todo, 12,56 milhões de toneladas do cereal em 144 plantas industriais.

As 12.565.920 toneladas de trigo processadas originaram, aproximadamente, 8,5 milhões de toneladas de farinha para o mercado. Os principais setores que receberam a farinha de trigo produzida foram o de panificação e pré-misturas (42,6% do total), da indústria de massas (12,5%) e da indústria de biscoitos (10%).

No caso de São Paulo, a moagem realizada no estado corresponde a 13% do montante brasileiro, por meio do trabalho conduzido em 15 plantas. O volume de farinha produzido foi de 1.428.751 toneladas, cujas principais destinações foram para panificação e pré-mistura (49,3%), embalagens de 5kg (13,4%) e indústria de massas (9%).


Uma década de trabalho pelo trigo paulista

A Câmara Setorial do Trigo completa 10 anos em 2023, desde que foi reativada, um trabalho fomentado e capitaneado pela Secretária de Agricultura do Estado do São Paulo, com o importante apoio do Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo - Sindustrigo.

“Ao longo desses dez anos, a Câmara conseguiu aproximar o setor produtivo da indústria, promovendo a melhora da qualidade do trigo de São Paulo, o que gerou um incremento na produtividade e o aumento do volume de safra.  Fortalecemos a cadeia de forma geral, pois entendemos o papel e os anseios de cada elo e todos precisam estar mais fortes”, ressaltou.

Na oportunidade o atual presidente agradeceu os envolvidos nesse trabalho de uma década, que resultou em um importante avanço para a cadeia no estado. “Tivemos muitas pessoas envolvidas nessa tarefa de promover o crescimento da produção de trigo no estado, não só em volume, mas também em qualidade. Pessoas como Nelson Montagna, Mauricio Ghiraldelli e Victor Oliveira, que estiveram como presidente nos últimos anos e também a equipe e os representantes da Secretaria, Alberto Amorim e José Carlos Júnior, bem como a Capal Cooperativa Agroindustrial, a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, a Cooperativa Agroindustrial Holambra e a Cooperativa Agrícola de Capão Bonito e os produtores são personagens importantes para essa evolução do cereal em São Paulo”, finaliza Zanardi.


Tribunais podem solicitar a intervenção de psicólogos em caso de alienação parental

A alienação parental é um problema grave e que pode ter consequências legais significativas. Quando um dos pais manipula psicologicamente um filho para afastá-lo do outro genitor, isso não apenas afeta a dinâmica familiar, como também causa potenciais problemas psicológicos na criança.

Esse tipo de acusação pode afetar diretamente os procedimentos de guarda e visitação, influenciando na decisão do tribunal em relação à custódia dos filhos. O alienador pode ter suas visitas restringidas ou até mesmo perder o direito de encontrar os filhos, caso seja considerado prejudicial ao bem-estar da criança.

Em casos de alienação parental grave, as autoridades podem intervir para proteger o bem-estar da criança. Se houver evidências claras de manipulação psicológica e dano emocional, medidas de proteção infantil podem ser tomadas, como a inversão da guarda e até mesmo o afastamento temporário ou permanente de quem provocou o dano.

Dependendo da legislação do país, os pais alienadores podem enfrentar sanções legais, que podem incluir multas, penalidades financeiras, restrições de visitação e até mesmo a perda da custódia dos filhos. Em casos extremos, a alienação parental pode ser praticada por atos que tipificam crimes contra a criança e o adolescente, em especial aqueles previstos na Lei Henry Borel.

Como em Direito de Família, quando se fala em guarda, não há o “famoso” trânsito em julgado, ou seja, a sentença definitiva. Nestes casos, sempre é possível ser revista a decisão inicial com uma ação revisional. No caso de alienação parental, quando acionado o Judiciário por ação própria ou incidental, a fim de proteger o melhor interesse das crianças e adolescentes, pode ser alterado o regime de guarda e a inversão do guardião, definitiva ou temporária, inclusive impondo tratamento psicológico ou psiquiátrico para aquele genitor praticante dos atos de alienação. O poder judiciário sempre busca, na melhor forma, o bem estar da criança e do adolescente para terem uma vida familiar pacífica e produtiva.

Mesmo com a intervenção de profissionais como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e demais, o melhor caminho é os pais buscarem meios de ajustarem as diferenças com relação à separação, de tal sorte a imprimir um relacionamento sadio para seus filhos. Este seria o melhor dos mundos, mas a falta de conscientização ainda é um fator preponderante para as causas e sequelas que trazem aos filhos. Em processos de família não há quem ganhe e quem perde, há somente os que perdem.

É importante ressaltar que as consequências legais podem variar de acordo com a gravidade do caso e a legislação de cada país. Além das implicações legais, é importante lembrar que a alienação parental causa danos emocionais e psicológicos às crianças envolvidas. Portanto, é fundamental que os pais e profissionais busquem soluções adequadas para prevenir e lidar com esse problema, priorizando sempre o bem-estar de seus filhos. 



Paulo Eduardo Akiyama - formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.


Akiyama Advogados
http://www.akiyama.adv.br/


Os diferentes tipos de testamento e sua importância na preservação de legados


A sociedade está cada vez mais consciente da importância de se planejar para o futuro, especialmente quando se trata da administração de bens e patrimônio. Nesse sentido, um documento que ganha destaque é o testamento. 

O ato de deixar um testamento é uma medida fundamental para garantir que os desejos e vontades de uma pessoa sejam respeitados após seu falecimento, proporcionando segurança e tranquilidade para si mesmo e para seus entes queridos. 

Além de estabelecer claramente a forma como os bens serão distribuídos, o testamento aborda outras questões relevantes, como a nomeação de tutores para filhos menores, a indicação de representantes legais e, até mesmo, a destinação de recursos para causas humanitárias e beneficentes. 

Existem diferentes tipos de testamentos, cada um com suas características e finalidades específicas. O tipo mais comum e formal é o testamento público, que deve ser lavrado com a presença de duas testemunhas maiores de idade. O texto é redigido conforme as vontades do testador e lido em voz alta na presença de todos os presentes, para que fique registrado em cartório.

Outra modalidade muito utilizada é o testamento cerrado. Neste caso, o documento é escrito pelo próprio testador ou por outra pessoa a seu pedido. É necessário que seja lacrado em um invólucro opaco e selado, sendo apresentado ao tabelião na presença de ao menos duas testemunhas. Com isso, será atestada a autenticidade das assinaturas, enquanto o conteúdo permanece desconhecido até o momento do falecimento.

Ainda entre as escolhas mais populares está o testamento particular. Esse modelo é redigido pelo próprio testador e sua validade requer a leitura perante três testemunhas, que devem ser nomeadas no documento e cujas assinaturas são indispensáveis. O testamento particular é considerado o mais descomplicado e pode ser elaborado por qualquer pessoa que saiba ler e escrever. É necessário que o documento seja legalmente confirmado após o falecimento, com a presença das testemunhas previamente assinaladas.

Vale lembrar que, enquanto o testador estiver vivo, será possível revogar, modificar ou invalidar um testamento.

O testamento é mais do que um simples registro dos bens e propriedades de uma pessoa, permitindo que o testador expresse seus sentimentos finais como agradecimentos, reconhecimentos e até mesmo homenagens. É um ato de amor e cuidado para seus entes queridos, que poderão perdurar o legado do falecido.

É importante desmistificar a crença de que fazer um testamento traz azar, sendo que é, apenas, uma forma de garantir que os desejos e vontades de um indivíduo sejam respeitados, proporcionando segurança e tranquilidade para todos os envolvidos.

  

Luiz Fernando Gevaerd - Especialista na área de Direito de Família, o advogado Luiz Fernando Gevaerd possui 40 anos de carreira e mais de 10 mil casos atendidos. Gevaerd é graduado em Direito, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade e especialização em Mediação de Conflitos. Por sua grande expertise, o profissional é fonte constante das grandes mídias (programas de TV, rádios, revistas, jornais e sites) em assuntos diversos. Um de seus diferenciais é a experiência em outras áreas relacionadas com o Direito de Família: Economia, Contabilidade e Negócios, permitindo-lhe falar sobre as repercussões do divórcio em grandes patrimônios.



Gevaerd Consultoria Jurídica
https://gevaerd.com.br/

Perfil Fraudador: conheça as características e saiba como o Canal de Denúncias pode ajudar a combater fraudes.

Contato Seguro mapeia perfil de fraudadores e apresenta solução para combate a fraude nas empresas.


Toda empresa está sujeita a ser vítima de fraudes e irregularidades. Embora seja uma situação grave, é infelizmente mais comum do que se imagina.

Para tomar medidas efetivas para prevenção e combate a esse problema, é importante conhecer o perfil do fraudador, saber que tipos de ações são as mais comuns, os sinais de alerta e as ferramentas de proteção, sendo o Canal de Denúncia a mais importante delas. 

 

O que é a fraude? 

A fraude caracteriza-se por um ato de má-fé, com intenção de prejudicar alguém e/ou se beneficiar indevidamente. Dentre os vários tipos, destacam-se:

·         roubo dos chamados “ativos físicos” e de informação: subtração de equipamentos, materiais, máquinas, propriedade intelectual, etc.;

·         fraude financeira interna: quando o colaborador faz uso de recurso ou patrimônio da organização para vantagem própria;

·         fraude contábil: quando os registros contábeis são adulterados, para dar aparência de saúde financeira melhor que a real (ex.: adulteração nos valores das despesas, antecipação indevida de faturamento, ocultação de dívidas, etc.);

·         fraude em licitações: quando utilizam-se artifícios ilícitos para ganhar um certame (ex.: falsificação de documentos, uso de cartel ou conluios com outros participantes, suborno, corrupção, etc.);

·         descumprimento de regras de Compliance: quando o colaborador descumpre as orientações e regramentos internos da empresa buscando benefício pessoal;

·         corrupção e suborno: quando se recebe ou se oferece uma vantagem indevida, visando benefício próprio. 

Esses atos causam grandes prejuízos financeiros e de reputação para as empresas. 


O perfil fraudador: dados importantes


Ainda que as fraudes possam ser cometidas por qualquer pessoa, é possível delimitar um padrão de comportamento e um perfil consistente da pessoa que geralmente se envolve neste tipo de ato.

Por isso, fique atento aos sinais de alerta.

A Consultoria de Negócios KPMG realizou uma pesquisa inédita sobre o perfil do fraudador no Brasil e aponta algumas possíveis características. 

Os atores principais das fraudes são, em geral:

·         homens (80%);

·         com idade entre 26 e 45 anos (76%);

·         que trabalham na empresa-vítima por pelo menos 1 ano e no máximo por 4 anos (45%).

Ele é, além disso, um especialista ou coordenador/gerente, alocado na área de operações, comercial ou gestão — em geral, sempre ocupando alguma posição elevada, ocasião que permite a ele o conhecimento sobre o trânsito de informações e os “caminhos” para cometer as fraudes.

Quanto aos motivos pelos quais essas pessoas se envolvem nesses atos, somos surpreendidos: a intenção de obter, estritamente, um “ganho pessoal” não é o principal motivador.

 

Em vez disso, “atingir metas corporativas” ficou em primeiro lugar (38%) e “acobertar um erro” em segundo (31%), seguido de “obtenção de ganhos pessoais” como a terceira principal causa (27%). 

Os fraudadores também costumam ter um padrão de comportamento que se manifesta em alguns sinais. 

 

Chama a atenção o estabelecimento de relações atípicas com terceiros (43%), o estilo de vida (roupas, bens, viagens, etc.) incompatível com sua remuneração e ter dívidas excessivas (25%).

No contexto brasileiro, as fraudes mais frequentes são as que envolvem conflitos de interesses (68%), roubo de ativos (52%), adulteração de documentos (49%) e, por último, manipulação (violação ou vazamento) de dados e informações (24%).

 

Esses são, assim, os traços de perfil e sinais presentes no comportamento geral do fraudador brasileiro.

Conhecer esses padrões pode ajudar a identificar qualquer movimentação suspeita. Contudo, se ater somente a esses aspectos não é o suficiente. 

Para se precaver eficientemente contra essas e outras irregularidades, devem-se utilizar também os protocolos e as ferramentas capazes de detectar as fraudes.



Prevenção e enfrentamento de fraudes

 

Além de diagnosticar as possíveis fraudes dentro da organização, é essencial compreender as ferramentas e processos que podem preveni-las e auxiliar a enfrentá-las.

A KPMG elencou os principais meios de detecção de fraudes: 

 

Ocupando o primeiro e o segundo lugar no ranking de meios de detecção, as denúncias anônimas (72%) e nominais (40%) são o principal veículo para identificação de fraudes, seguidos da auditoria interna (33%), e controles internos (31%).

Como o gráfico deixa claro, a atenção ao Canal de Denúncias pode ser definitiva para a detecção e, consequentemente, combate às fraudes. 

Esses dados revelam a potência dessa ferramenta enquanto uma poderosa aliada das empresas.


 

A importância do Canal de Denúncias no combate a fraudes

 

O Canal de Denúncias é uma plataforma importantíssima para organizações de todas as naturezas, tamanhos e segmentos — com eficácia comprovada e, agora, demandado por lei.

Ele visa proteger a empresa e seus colaboradores, inibindo e combatendo todos os tipos de irregularidades.

 

Condutas indevidas no ambiente de trabalho, incluindo as fraudes, são realidades, e causam prejuízos nos resultados e na imagem da organização.

Como fica explícito com os dados trazidos acima, ter um Canal de Denúncias deve ser uma prioridade, principalmente quando o objetivo é inibir fraudes.

Adicionalmente, desde setembro de 2022, com a Lei 14.457, a ferramenta torna-se obrigatória para todas as empresas que possuem CIPA, como forma de reforçar as políticas de cuidado ao trabalhador e combate ao assédio.

Assim, com o Canal de Denúncias, sua empresa fica protegida e evita as consequências negativas decorrentes de potenciais condutas indevidas.

 

Contato Seguro
https://canaldaetica.com.br/
conteudo@contatoseguro.com.br


Confira mais de 340 vagas de estágio com inscrições abertas

 Companhia de Estágios está conduzindo programas de estágio de empresas como Aqua Capital, Ardagh, UPL e Clariant, além de vagas pontuais em todas as regiões do país


Para conquistar uma oportunidade de estagiar numa empresa de grande porte, além de se inscrever em programas de estágio, vale a pena ficar atento a centenas de vagas pontuais que são abertas sob demanda ao longo do ano, pois são oportunidades que oferecem as mesmas chances de aprendizado e desenvolvimento profissional. 

Dessa forma, entre as mais de 340 oportunidades de estágio que a Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de estagiários e trainees, está conduzindo neste momento, somente algumas são de programas de empresas como Aqua Capital, Ardagh Metal Packaging, UPL e Clariant (veja abaixo mais informações). 

Em outras palavras, há mais de duzentos processos seletivos em busca de estudantes de diversos cursos de graduação dispostos a começar a carreira com força total no segundo semestre, que possuem os prazos e requisitos bem variados. Para participar dessas vagas, os estudantes devem estar matriculados a partir do segundo ano de cursos de graduação (superior e técnico) e se inscrever pelo site https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/. Boa sorte!

 

AQUA CAPITAL

A Aqua Capital, empresa de investimentos focada no agro, está em busca de estudantes que se interessem pelo mercado financeiro, tenham ambição de crescimento profissional e queiram aprender sempre mais. 

O programa de estágio é afirmativo para pessoas negras com perfil analítico, organizado, centrado, dinâmico, com boa comunicação e senso de dono. São 3 vagas para estudantes de cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Contábeis e Atuariais, Ciências Econômicas, Economia, Comunicação, Engenharia, Engenharia de processos, Engenharia de produção, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em marketing.

Além disso, os candidatos devem ter conhecimentos em inglês e Excel, previsão de conclusão de curso em dezembro de 2023 e disponibilidade para estagiar 6 horas por dia.  As oportunidades são para atuar nas áreas de finanças, comercial e recursos humanos nas cidades de Vinhedo/SP, Belo Horizonte ou Perdões/MG e Itajaí/SC.

A empresa oferece benefícios como assistência médica e odontológica, Gympass, programa de treinamento, recesso remunerado, seguro de vida, vale-alimentação, vale-refeição e vale-transporte ou estacionamento no local.

Bolsa-auxílio: compatível com o mercado

Prazo de inscrições: 30/06/23

Link: https://www.ciadeestagios.com.br/programas/aqua

 


ARDAGH METAL PACKAGING

O Programa Crescer Estágio 2023 da Ardagh Metal Packaging, uma das líderes na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, com três unidades de produção no Brasil, está com 11 vagas de estágio no modelo híbrido em São Paulo/SP e presencial em Alagoinhas/BA e Jacareí/SP.

Para participar, os candidatos deverão estar matriculados em cursos de bacharelado ou tecnólogo, com previsão de formação entre dezembro de 2025 e dezembro de 2026. Além de conhecimentos intermediários no pacote Office, é essencial ter disponibilidade para estagiar das 8h às 15h ou das 9h às 16h a partir de agosto.

As oportunidades são para áreas como Segurança do Trabalho, Customer Service, Planejamento Integrado, Projetos Estratégicos e Recursos Humanos. Além de bolsa-auxílio, a indústria oferece benefícios como plano de saúde Sulamérica, vale-refeição ou refeitório no local, programa de idiomas, vale-transporte, fretado, transporte flex ou estacionamento, seguro de vida Bradesco e Gympass.

Bolsa-auxílio: compatível com o mercado

Prazo de inscrições: 30/06/23

Link: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/ardagh/

 


UPL

A UPL, uma das maiores empresas de  produtos e soluções agrícolas sustentáveis do mundo, com robusto portfólio integrado de soluções para toda a cadeia de produção de alimentos, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio UPL 2023

São 30 vagas de estágio para estudantes de curso superior (preferencialmente 2° ou 3° ano) de áreas como Administração, Contabilidade, Agronomia, Sistemas de Informação, Análise e desenvolvimento de sistemas, Bioquímica, Ciências Biológicas, Ciências Químicas, Economia, Comunicação Social, Jornalismo, Marketing, Publicidade, Direito, Engenharias, Farmácia, Letras, Logística, Matemática, Medicina Veterinária, Psicologia, Segurança do trabalho e cursos relacionados.

Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar presencialmente pelo período de até dois anos nas seguintes cidades de SP: Campinas, Ituverava ou Salto de Pirapora. Ter conhecimentos no Pacote Office e no idioma inglês são bons diferenciais. Os estudantes aprovados no processo seletivo receberão benefícios como Vale-alimentação, Seguro de vida, Assistência médica, Assistência odontológica, Clube de desconto, Gympass e Trilha de desenvolvimento. De acordo com a localidade, terão acesso também a Vale-transporte, estacionamento ou fretado, além de vale-refeição ou refeitório.

Bolsa-auxílio: entre R$1.700 e R$2.000

Prazo de inscrições: 30/06/23

Link: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/upl/

 


CLARIANT

A Clariant, empresa de especialidades químicas com sede na Suíça e mais de 11 mil colaboradores, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Clariant 2023. O objetivo do programa é proporcionar possibilidades para os estagiários visualizarem e entenderem com clareza a realidade de seu futuro profissional.

São 8 vagas para estagiar 6 horas diárias nas cidades de Suzano/SP e Belo Horizonte/MG. Podem se candidatar estudantes de ensino técnico e superior, com previsão de conclusão até junho de 2024, de cursos como Administração, Engenharia de produção e química, Gestão administrativa financeira, Gestão de recursos humanos, Logística, Marketing, Processos gerenciais, Química, entre outros. São também desejáveis conhecimentos técnicos como Excel, Inglês e Power BI.

Para os aprovados no processo seletivo, a companhia oferece benefícios como assistência médica e odontológica, convênio farmácia, day off, estacionamento no local, ônibus fretado, vale-transporte, refeição no local, vale-refeição, seguro de vida, Gympass, recesso remunerado e cesta de Natal.

Bolsa-auxílio: compatível com o mercado 

Prazo de inscrições: 30/06/23

Link: https://www.ciadeestagios.com.br/programas/clariant

 


Companhia de Estágios
www.ciadeestagios.com.br

 

 

Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, recebe cadastro para jovem aprendiz

Programa é fruto de uma parceria entre a ViaMobilidade e o CIEE, com o objetivo de auxiliar estudantes a ingressarem no mercado de trabalho

 

Promovido pelo Centro de Integração Emprego- Escola (CIEE), o programa Cadastro Jovem Aprendiz chega à estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, no dia 26 de junho. Entre 11h e 16h, jovens e adolescentes poderão comparecer ao local e realizar seu cadastro para ingressarem no mercado de trabalho.

 

A parceria entre a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, e a entidade de assistência social tem o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de conquistar uma vaga de estágio ou jovem aprendiz.

 

A equipe responsável estará posicionada dentro da estação e auxiliará os passageiros interessados com informações sobre como se inscrever para os processos seletivos. 

 

Serviço: Cadastro Jovem Aprendiz 

Local: Estação Pinheiros, Linha 9-Esmeralda

Data: 26 de junho

Horário: 11h às 16h 


ANVISA Aprova a Vacina QDENGA Contra Todos os Sorotipos da Dengue

Casos de dengue no Brasil aumentam 22% em um ano, ultrapassando a marca de 1 milhão


De acordo com a última atualização semanal do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE Arboviroses), instaurado em 2023 pelo Ministério da Saúde para monitorar o avanço das doenças no país, o Brasil registrou 1.101.270 casos prováveis de dengue até maio deste ano, o que representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 900.008 casos. Esses números aproximam 2023 dos piores anos de incidência de dengue registrados na série histórica do ministério. Em 2022, por exemplo, foram registrados 1,45 milhão de casos em todo o ano, de acordo com o boletim epidemiológico da pasta referente ao ano. O Brasil já havia ultrapassado a marca de um milhão de casos em 2013, 2015, 2016 e 2019. 

 

Aprovação da vacina QDENGA no Brasil 

Aprovada no Brasil a vacina QDENGA para a prevenção da dengue, causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus, em indivíduos de 4 a 60 anos de idade. A vacina foi desenvolvida pela empresa Takeda e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com base nos resultados de 19 estudos de fases 1, 2 e 3 com mais de 28.000 crianças e adultos, incluindo um estudo de grande importância com seguimento de dados clínicos por quatro anos e meio, que mostraram eficácia sustentada e sem riscos de segurança importantes. 

A médica e diretora da Salus Imunizações – Clínica de Vacinas – Dra. Marcela Rodrigues, informa que a dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que representa uma ameaça significativa à saúde pública em mais de 125 países, incluindo muitos na América Latina. A dengue hemorrágica tornou-se uma das principais causas de hospitalização e morte entre crianças e adultos em alguns dos países da região.  

A aprovação de uma vacina segura e eficaz que não exija testes sanguíneos pré-vacinação é importante para ajudar a reduzir barreiras potencialmente críticas ao acesso e à administração da vacina em larga escala para a população brasileira. Acredita-se que QDENGA, juntamente com os métodos de controle do vetor, tenha potencial para se tornar um importante pilar do Programa Nacional de Combate à Dengue, beneficiando a população exposta elegível à vacinação e ajudando a reduzir seu ônus sobre o sistema de saúde. 

A vacina QDENGA é aprovada para uso em indivíduos independentemente da exposição anterior à dengue e sem necessidade de teste pré-vacinação. A QDENGA é a única vacina contra a dengue aprovada no Brasil com essa indicação. A vacina é baseada no sorotipo 2 do vírus vivo atenuado da dengue e foi concebida para proteger contra qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. 

Os responsáveis pela vacina comentam que, assim que possível, a QDENGA à disposição do governo brasileiro e dos profissionais de saúde, com a esperança de que possa se tornar uma ferramenta importante para ajudar a combater a dengue como parte de um programa integrado de gestão da dengue, juntamente com o controle do vetor. Com base nos resultados dos estudos clínicos, espera-se que QDENGA possa ter um impacto positivo na incidência de dengue sintomática no Brasil, incluindo casos de dengue que requerem hospitalização. A aprovação da QDENGA representa um grande passo no combate à dengue no Brasil e na América Latina.

 

Compromisso da Salus Imunizações com a saúde e imunização 

“Na Clínica oferecemos uma ampla variedade de vacinas para proteger as pessoas contra doenças como gripe, meningite, hepatite, pneumonia, entre outras. Todas as nossas vacinas são fornecidas por fabricantes renomados e atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança. Nosso compromisso com a saúde também inclui a disseminação de informações sobre vacinas e imunizações. Acreditamos que a informação é a chave para a tomada de decisões informadas sobre a saúde e, por isso, fornecemos informações atualizadas e precisas sobre vacinas e imunizações em nosso site e em nossas redes sociais.” Finaliza a Dra. Marcela Rodrigues. 

 

Marcela Rodrigues: Diretora da Salus Imunizações - Médica com graduação e residência em dermatologia pela faculdade ciências médicas de Santos, atuando há 25 anos na área da saúde.
Membro sociedade brasileira de dermatologia.
Membro sociedade brasileira de imunização.
Membro da associação brasileira de melanoma.

 

domingo, 25 de junho de 2023

Como customizar o chapéu para a Festa Junina

Artesã Bruna Szpisjak, do Time de Artesãos da Círculo, ensina um passo a passo para repaginar o acessório típico

 

       

  Ainda dá tempo de separar o look para curtir a Festa Junina. Que tal dar uma cara nova para aquele chapéu que você tem em casa para compor o traje típico? Coloque em prática o upcycling e repagine a peça de forma criativa e fácil, com fitas de cetim, renda e pérolas. A artesã Bruna Szpisjak, do Time de Artesãos da Círculo, preparou um passo a passo super simples para você incrementar o acessório. Confira:

 

CHAPÉU FESTA JUNINA

Artesã: Bruna Szpisjak, do Time de Artesãos da Círculo

MATERIAL:

- 1 chapéu de palha;

- 3 metros de renda guipure Círculo (5,5 mm - cor 8176-OFF);

- Meias pérolas Círculo (80 - Rosa-Chiclete);

- Cola quente;

- Tesoura;

- 2 metros de fita de cetim Círculo (cor 301 – Branco);

- 1 metro de fita de cetim (4 mm) de cores sortidas.

 

Execução:

Corte uma medida suficiente de renda guipure, que dê a volta completa na aba do chapéu.

Feito isso, corte a renda ao meio, separando os desenhos.

Aplique cola quente na aba interna do chapéu e cole a parte da renda mais pontiaguda. Faça isso em todo o contorno da aba.

Corte o excesso de renda e finalize fazendo a união das pontas com cola quente.

Para a aba externa do chapéu, com a cola quente, aplique a parte arredondada do guipure. Faça o mesmo acabamento apresentado anteriormente, corte o excesso de renda e faça a união das pontas com cola quente.

Ainda na aba externa, cole meia pérola no local indicado na imagem a seguir.

No corpo do chapéu, aplique a renda de guipure inteira com cola quente.

Corte o excesso de renda e faça a união das pontas com cola quente.

Cole meia pérola no local indicado na imagem a seguir.

Para fazer o laço, use a fita branca larga e cola quente. Faça três dobraduras conforme as imagens a seguir. 

Corte 120 centímetros de cada fita, sendo seis fitas finas (três verdes e três rosas) e uma fita branca larga. Dobre as fitas finas ao meio e cole-as no lado avesso do laço. Intercale as cores.

Dobre a fita branca e larga ao meio e cole-a sobre as fitas finas.

Aplique cola quente no lado avesso do laço e cole na parte de trás do chapéu.

Acerte as pontinhas das fitas com tesoura e passe ligeiramente o isqueiro para que não desfiem.

 




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