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quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

90% dos carcinomas pele- Dezembro Laranja- fonte médica

A campanha Dezembro Laranja – criada em 2014, tem como meta sensibilizar as pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, pois são cerca de 180 mil novos casos ao ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Esse é tipo de mais comum, correspondendo a cerca de 27% dos tumores malignos. Os três principais tipos de tumores são o basocelular, o espinocelular e o melanoma, sendo que cada um desse pode ter um tipo de agressividade, velocidade de crescimento e risco de metástase, o que pode levar a tipos diferentes de tratamento. 

A chave do tratamento é prevenção, mas as técnicas cirúrgicas também permitem uma recuperação rápida e segura na maioria dos casos.  

“Todo câncer tem que ser tratado precocemente para não haver lesões mutilantes, principalmente, em regiões de mais exposição do corpo, gerando muito desconforto e tristeza aos pacientes. 90% dos carcinomas são basocelulares ou espinocelulares e esses necessitam de cirurgia. A boa notícia é que temos tratamentos efetivos, depende de cada caso, localização e da extensão do tumor”, explica Dr. Diogo Coelho. 

Segundo o cirurgião plástico, a maioria das técnicas pode ser feita em consultório ou clínicas especializadas. Os tumores mais avançados podem necessitar de tratamentos cirúrgicos de maior porte ou quimioterápico. Entre as cirurgias, estão:

 

•    Biópsia, no qual se retira pequena parte ou toda a lesão da pele, muito utilizada para pequenas lesões ou lesões maiores para se fazer o diagnóstico anátomo-patoligico.

 

•    Cirurgia de Mohs –  para cânceres de pele com alto índice de recidiva (volta da doença após o tratamento) ou quando a meta é poupar o máximo possível de pele saudável, como exemplo, os cânceres próximos dos olhos, rosto, dedos e orelhas.

 

Dr.Diogo explica que a Cirurgia de Mohs é demorada e bem complexa, mas com bons resultados. Nela, remove-se a camada da pele que pode ter sido afetada pelo tumor e, em seguida, é feito um mapeamento minucioso de toda essa amostra por meio de um microscópio. A pele é retirada quantas vezes for preciso até não haver mais vestígios de células tumorais.  

“ Já os tumores grandes, temos que usar enxertos com retalho de pele que, além de auxiliar na cicatrização, recupera a aparência estética da região”, finaliza o especialista.


Hemodiálise: apenas 7% dos municípios têm clínica, para mais de 140 mil pacientes

Em São Paulo, Hospital Japonês Santa Cruz reforça atendimento, modernizando estrutura

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica atinge um a cada dez adultos e, quando os rins não conseguem mais realizar sua função como antes, terapia renal substitutiva, podendo ser a hemodiálise, é necessária. De acordo com dados da SBN e de outras entidades da área de saúde, atualmente, cerca de 144 mil pacientes fazem esse tipo de tratamento no País, sendo 85 mil atendidos no SUS (Sistema Único de Saúde), seja diretamente ou por meio de clínicas privadas que prestam serviço ao sistema. Apesar do alto número, apenas 7% dos municípios brasileiros têm clínicas de diálise, conforme último levantamento da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), de novembro de 2018. 

 

Na capital paulista, para atender com humanização, segurança e conforto à essa demanda de diálise que cresce anualmente - mais de 20 mil pacientes entram nesse processo todos os anos -, o Hospital Japonês Santa Cruz reformou e modernizou suas instalações, para garantir atendimento com ainda mais qualidade aos pacientes. 

 

O Centro Hemodiálise Santa Cruz dispõe de 34 equipamentos para realizar o processo, via SUS e planos de saúde. 

 

Ainda para atender aos pacientes de convênios particulares, o hospital possui outros sete equipamentos que realizam hemodiafiltração (HDF). Diferente da hemodiálise convencional, a HDF remove com mais eficiência as toxinas urêmicas, como o fósforo, além de reduzir a sobrecarga cardíaca. “Um grande diferencial da HDF para os pacientes é preservar a função cardíaca. Ao final da sessão de hemodiálise por HDF, os pacientes se sentem consideravelmente menos cansados do que realizando a hemodiálise convencional e isso é um enorme ganho na qualidade de vida deles”, ressalta o presidente do Hospital Japonês Santa Cruz, Mario Sato. “Esse é um tratamento que salva vidas e todo o trabalho do nosso hospital foca diariamente na experiência do paciente e dos profissionais de saúde, no acolhimento, respeito e no cuidado de todos os usuários dos serviços, públicos e privados, com excelência, humanização e gestão”, conclui Sato.


 

Covid-19 e diálise


A pandemia da Covid-19 fez com que a demanda por diálise aumentasse. Dos pacientes da doença, aqueles internados em UTI com quadros mais graves, um em cada cinco necessita do tratamento, uma vez que, depois dos pulmões, os rins são os órgãos mais frequentemente afetados na infecção pelo coronavírus. Em pacientes sob ventilação mecânica, cerca de 20% a 50% precisam de diálise e muitos continuam necessitando desse procedimento mesmo após a alta hospitalar. 

 

“Além dos pacientes crônicos, agora nos deparamos com pessoas que, após terem a Covid-19, manifestam perda de função renal. Então, mais do que nunca, o serviço de diálise precisa ofertar a melhor estrutura para atender à mais esse grupo que chega”, salienta o presidente do Hospital Japonês Santa Cruz.


 

Procedimento


Na hemodiálise, uma máquina filtra e limpa o sangue, realizando a função do rim que não funciona mais. O processo retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Além disso, controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

 

O tratamento de hemodiálise ou terapia renal substitutiva traz, em inúmeras vezes, uma melhora significativa nos sintomas que o paciente poderia apresentar, como falta de apetite, indisposição, cansaço, náuseas, entre outros.

 

Ao longo das sessões, serão reduzidas as restrições dietéticas que o paciente fazia antes de começar a fazer hemodiálise e, em geral, o tratamento proporciona uma melhora na qualidade de vida.

 

 


Hospital Japonês Santa Cruz


Detran.SP dá dicas de segurança e orienta condutores para uma viagem de fim de ano tranquila

Seja para celebrar o Natal, Ano Novo ou descansar nas férias, Departamento de Trânsito indica como fazer um passeio seguro, tranquilo e sem dor de cabeça

 



Com a chegada do mês de dezembro aumenta o número de turistas e, consequentemente, de veículos circulando por praias do litoral e cidades do interior do Estado de São Paulo. Pensando em um trajeto seguro e com o objetivo de manter uma convivência pacífica no trânsito, Juan Carlos Sanchez, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP, traz dicas e orientações importantes para que todos curtam suas viagens de fim de ano de uma maneira tranquila e sem esquecer da segurança viária.



Bebida e direção não combinam

“O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista, podendo gerar acidentes. Dirigir exige máxima atenção, portanto, lembramos que a mistura de bebida e direção não combina. Além disso, motoristas flagrados embriagados ou que se recusam ao teste do bafômetro recebem multa de quase R$ 3 mil e respondem a processo de suspensão da CNH. Quem apresenta mais de 0,34 miligramas de álcool por litro expelido no sangue, responde na justiça por crime de trânsito.”



Atenção aos limites de velocidade

“As estradas trazem diferentes limites de velocidade segundo o seu traçado viário. É extremamente importante que os condutores de veículos estejam atentos à sinalização das pistas. Além disso, dirigir acima do limite máximo permitido pode aumentar o risco de envolvimento em acidentes, por vezes graves, e gerar multas. Mantenha uma distância segura do veículo da frente para evitar colisões. Não se esqueça que dirigir em rodovia é diferente do que dirigir em cidade. Uma distração pode ser fatal.”


Descanso é essencial!

“O descanso antes da viagem é fundamental para que o motorista faça uma viagem tranquila e segura, principalmente em trechos de longa distância. Uma noite de sono bem dormida faz com que o motorista esteja atento durante todo o trajeto.”



Esteja com os documentos em dia e com o celular carregado

“O motorista deve portar habilitação dentro da validade ou, no máximo, vencida há 30 dias. Lembrando que a nova legislação definiu um cronograma completo para CNHs que tiveram vencimento entre 1/3/2020 e 31/12/22. Já o veículo precisa estar com o licenciamento em dia; a falta dele é uma infração gravíssima, que pode acarretar uma série de problemas para o proprietário, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Ambos os documentos estão disponíveis de forma digital; portanto, não se esqueça de deixar o celular devidamente carregado caso seja abordado em alguma fiscalização. Porém não faça uso do aparelho enquanto dirige.”



Celular longe do volante

“O telefone celular só pode ser usado quando o veículo estiver estacionado e motor desligado. Ele pode ser utilizado na função GPS, desde que o aparelho seja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro. Quando estiver ao volante, não faça selfie, foto ou vídeo da paisagem. Segundos de distração são suficientes para o envolvimento em um acidente de trânsito. Na estrada, isso pode ser fatal.”



Cinto e cadeirinha sempre!

“O cinto de segurança é item indispensável para o motorista e para todos os passageiros. Ele não deve ser retirado nem mesmo em casos de engarrafamento ou quando o sinal estiver vermelho. Crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos ou crianças com altura superior a 1,45m deverão, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança. Já pequenos entre zero e sete anos e meio precisam usar as chamadas “cadeirinhas”, que reduzem os riscos de ferimentos graves em casos de batida ou freada repentina do veículo, pois limita o deslocamento do corpo da criança. ”



Capacete sim, viseira também

“Motociclistas costumam reclamar do capacete na época do verão, porém, o calor não deve ser motivo para andar sem o equipamento ou com a viseira levantada, pois o item protege a visão contra pedras e insetos, por exemplo, que podem atingir o olho do motociclista. As mesmas regras valem para os passageiros das motos. Vale lembrar que crianças menores de sete anos ou que não tenham condições de se cuidar não podem ser transportadas em motos.”



Chinelo só fora do veículo

“O clima de férias e calor são convites para dar um descanso aos pés dos tênis e sapatos do dia a dia, mas ao dirigir nada de usar calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais, como chinelos, sandálias e tamancos. Nessa situação, o melhor é dirigir descalço. ”


Estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela recebe mostra com obras literárias produzidas por pessoas em situação de rua

Textos elaborados para concurso promovido pelo Arsenal da Esperança no contexto da pandemia foram reunidos em livro, a ser lançado dia 8 de dezembro, na sede da organização


No dia 8 de dezembro, será lançado o livro "Os desafios de uma pandemia: histórias que ninguém conta", na sede do Arsenal da Esperança, instituição localizada na Mooca, em São Paulo, dedicada a dar assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade social desde 1996.

Os textos que integram a obra foram escritos por pessoas atendidas pela instituição e podem ser vistos este mês na Estação Oscar Freire, na Linha 4-Amarela. O material é fruto de um concurso literário que o Arsenal promove anualmente. Em maio, as inscrições foram abertas e quase 70 pessoas se inscreveram.

O lançamento contará com a presença de alguns autores e de pessoas ligadas à organização, como o padre Simone Bernardi, missionário da Fraternidade da Esperança - SERMIG, e o Rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista. Participam também do lançamento Patricia Strebinger, Desirre Suslick e Monica Zanon, integrantes da ONG Banho da Esperança, curadoras e fotógrafa da mostra.

A exposição na Estação Oscar Freire é uma parceria do Arsenal com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela. Além dos textos, a exposição traz imagens captadas pela fotógrafa Mônica Zanon. Ela registrou, de forma delicada, detalhes das expressões dos acolhidos pelo Arsenal da Esperança.

"A concessionária está atenta a todas as questões que envolvem a pandemia e, por meio dessa mostra, busca incentivar o respeito, a empatia e o acolhimento a pessoas que vivem em situação de rua e enfrentam o coronavírus nessa condição", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.



Serviço:

Exposição "Os desafios de uma pandemia: histórias que ninguém conta" - Linha 4-Amarela - Estação Oscar Freire: de 3 de dezembro a 3 de janeiro.

Lançamento do livro "Histórias que ninguém conta" - |Na sede do Arsenal da Esperança: dia 8 de dezembro, a partir das 19h.

Local: R. Dr. Almeida Lima, 900 - Mooca, São Paulo - SP


Faesp alerta: queda do PIB do agro indica necessidade de apoio ao setor

Para a entidade, a seca, as geadas, o frio intenso, os incêndios e
a crise hídrica, além dos problemas gerados pela
pandemia, estão entre as causas da queda de 8% do
PIB do agronegócio no terceiro trimestre, na comparação
com o imediatamente anterior, anunciado hoje (2/12) pelo IBGE.





Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), salienta ser necessário adotar medidas capazes de evitar danos maiores à agropecuária. Lembra que o Plano Safra 2021/2022, lançado pelo Governo Federal em 22 de junho último, prevê aporte de R$ 251,2 bilhões, apenas 6,3% a mais do que os R$ 236,3 bilhões do anterior.

As principais preocupações recaem sobre o crédito rural e política de apoio ao seguro rural. "Os recursos disponibilizados com taxas de juros controladasnão atenderam à demanda total e muitos produtores tiveram de recorrer ao crédito bancário com taxas de juros livres, o que é problemático, principalmente neste momento em que os juros encontram-se em patamares mais elevados", pondera Meirelles. Outra preocupação é seguro rural, instrumento fundamental diante da variabilidade climática, que teve seu orçamento diminuído pelo Governo Federal para o ciclo 2021/22.

Considerando essa questão e o grave impacto das intempéries, o presidente da Faesp já havia enviado ofícios às instituições financeiras, solicitando tratamento especial aos produtores. "Agora, diante da queda do PIB setorial, reiteramos a necessidade dessas medidas", frisa Meirelles. Às instituições financeiras e cooperativas de crédito, foram solicitadas a prorrogação de contratos realizados por parte dos produtores paulistas e que estejam próximos do vencimento e/ou ampliação dos prazos e do parcelamento de pagamento e entrega dos produtos.

De acordo com Meirelles, os prejuízos provocados pelas geadas abrangem perdas individuais de até 100% da lavoura de alguns produtores. Além disso, os fenômenos climáticos foram agravados pela ocorrência de grandes incêndios, vendavais e demais intempéries, limitando completamente, em alguns casos, a capacidade de liquidação das obrigações contratadas. "Tudo isso está por trás dessa queda do PIB setorial", avalia.

O presidente da Faesp reitera, ainda, a premência das seguintes medidas, anteriormente já encaminhadas pela entidade ao mercado e ao poder público:

- Apuração, caso a caso, com a realização dos respectivos levantamentos técnicos e periciais, das perdas decorrentes dos fatores climáticos acima noticiados, nos termos do MCR - Manual de Crédito Rural do Banco Central do Brasil, de maneira a conceder condições, prazos, carência e prorrogação dos contratos firmados.

- Linha de crédito de recuperação de cafezais danificados, disponibilizada com recursos do Funcafé, que conta com reserva de R$ 1,30 bilhão para acesso pelas instituições financeiras. A solicitação é do uso efetivo dessa linha para auxiliar os cafeicultores paulistas.

- Criação de linha de crédito especial, com prazo de reembolso e condições facilitadas, para viabilizar a recuperação da estrutura produtiva e manutenção das atividades agropecuárias atingidas pela geada, seca e vendavais, dentre outras ocorrências climáticas.

- Que, ao menos neste momento, seja evitada a prática de inserção do nome do produtor como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito, como SPC e SERASA, impedindo assim o agravamento da situação, já bastante dramática para o setor agropecuário.

Outra medida importante para o agro neste momento é o seguro rural, conforme solicitação encaminhada anteriormente ao Governo do Estado de São Paulo, pedindo verba complementar para a subvenção ao prêmio. Este ano, foram liberados R$ 57 milhões. "Nossa reivindicação, nesse momento, é de que os recursos alcancem R$ 85 milhões até o final de 2021, valor minimamente necessário para atender à demanda", frisa Meirelles, enfatizando que o seguro rural é um dos principais instrumentos de apoio à política agrícola. "É preciso considerar que os produtores estão operando com risco maior este ano, não apenas devido à pandemia, como à iminência de um colapso hídrico e geadas, mas diante do fenômeno La Niña."

Em outro ofício ao secretário Itamar Borges, da Agricultura e Abastecimento, Meirelles havia solicitado a adoção de duas providências contingenciais para fazer frente aos danos provocados pelas geadas: prorrogação das parcelas dos financiamentos vigentes com recursos do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), com a transferência de prestações vincendas para um ano após a última prestação prevista em contrato; e criação de linha de crédito emergencial, com recursos do FEAP, para recuperação da estrutura produtiva e manutenção das atividades agropecuárias atingidas pelas geadas. O Governo do Estado de São Paulo já disponibilizou linha com R$ 120 milhões e liberará mais R$ 50 milhões.

Há aspectos pontuais e sazonais na queda do PIB da agropecuária, mas isso serve para lembrar que a agropecuária é uma atividade de risco e que necessita de apoio permanente para ultrapassar as barreiras impostas pelo mercado e pelas adversidades climáticas.


EUA passam a exigir de viajantes internacionais teste de Covid-19 feito no máximo 24h antes do horário de embarque

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (2), durante coletiva de imprensa no Instituto Nacional de Saúde (NIH), que viajantes internacionais com destino aos Estados Unidos precisarão apresentar resultado negativo para Covid-19, em testagem realizada no máximo 24 horas antes do horário de embarque, independentemente de a pessoa ter tomado as duas doses e do país de origem.   

A regra anterior falava em 72 horas para quem tinha duas doses e 24h para quem tinha tomado apenas a primeira. 

 

A decisão foi anunciada junto com um pacote de medidas, que visa a intensificar o controle sanitário no país em face da expansão da variante Ômicron do coronavírus. De acordo com as autoridades, existem por enquanto dois casos de pessoas contaminadas com a Ômicron nos EUA. 

 

“Essa janela mais apertada para a testagem provê um grau maior de proteção, enquanto os cientistas continuam a estudar a nova variante”, disse Biden.  

 

Além disso, o governo americano também irá estender o uso obrigatório de máscaras em viagens domésticas e internacionais, em aviões, trens e todo tipo de transporte público durante os meses de inverno do hemisfério norte (entre dezembro e março).  

 

Para comentar essa decisão do governo dos EUA, a AG Immigration coloca à disposição da imprensa o advogado especializado em imigração e fundador do escritório, FELIPE ALEXANDRE.  

 

 

 

Felipe Alexandre - advogado americano/brasileiro de imigração e fundador da AG Immigration. Foi considerado nos últimos quatro anos, pelo American Institute of Legal Counsel, como um dos 10 melhores advogados de imigração de Nova York e referência sobre vistos e green cards para os EUA.

 

AG Immigration 


FÉRIAS DE FINAL DE ANO

Zurich dá dicas de como ter segurança no trânsito

Atenção e manutenção são os principais pontos para quem quer ter uma viagem de férias tranquila e segura


As férias estão chegando e, com elas, também os perigos das estradas, já que há perspectivas de haver mais viagens do que no mesmo período de 2020, como prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com o avanço da vacinação no Brasil e a flexibilização das políticas de combate à Covid-19, é esperado que as famílias brasileiras ocupem as vias de todo país para aproveitarem o período longe de casa.

Um passo primordial para se fazer uma boa viagem de férias é garantir um trajeto sem problemas, para que todos cheguem e retornem com segurança. Porém, com o número maior de automóveis circulando, isso pode ser um desafio. Segundo o Datasus, órgão ligado do Ministério da Saúde, mais de 3,5 mil pessoas morrem em média por mês no trânsito. Mas com a chegada das férias de final do ano, esse número pode subir cerca de 12%. Por isso, redobrar o cuidado nunca é demais.

Segundo o engenheiro Tiago Santana, gerente do time de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil, os cuidados que o motorista precisa tomar são básicos. "Parece que precisamos ser ‘super-heróis’ para nos precaver das possíveis situações de riscos e garantir a segurança no trânsito, mas na realidade, na maioria das vezes, estar atento aos veículos e manter sempre uma direção defensiva, observando as normas vigentes, é suficiente", explica ele

Pensando em ajudar os motoristas a se preparem para as viagens de férias, a Zurich separou dicas para que todos possam aproveitar o momento com calma, tranquilidade e, principalmente, segurança.


• Respeite as regras de trânsito

As regras de trânsito não estão aí à toa, elas servem proteger motoristas e pedestres, de modo que ninguém saia ferido ou sem vida. Por isso, o motorista precisa estar atento às placas da estrada.

É importante que respeite o limite de velocidade e esteja atento as sinalizações, tanto em placas, como em vias. É somente através dessas sinalizações que ele saberá o local correto de realizar ultrapassagens ou fazer uma conversão. Além disso, quando houver, o motorista deve estar atento e respeitar os semáforos.

Outro ponto essencial é sempre manter uma distância segura do veículo à frente, pois isso garante o tempo necessário para que o veículo freie com tranquilidade, sem causar movimentos bruscos no carro e evitando possíveis acidentes.

Recomenda-se a utilização da "Regra 4-10" de direção defensiva em estradas: devemos sempre manter distância correspondente ao deslocamento percorrido em 4 segundos em relação ao veículo à frente. Por exemplo, se você estiver a 90 km/h (ou 25 m/s), essa distância corresponde a 100 metros. E em casos onde seja necessário ultrapassar outros veículos, devemos sempre estar com campo de visão livre de no mínimo 10 segundos de deslocamento, sem veículos na faixa de ultrapassagem ou curvas na estrada, de forma a garantir a segurança necessária durante o procedimento .


• Cuidado com distrações

A melhor forma de se evitar acidentes é ter atenção às vias. Assim, desviar os olhos da pista enquanto dirige pode ser algo fatal. O condutor precisa evitar fazer isto ao conversar com passageiros ou pegar objetos no interior do veículo. Também é importante estar descansado e sem sono para pegar no volante.
 

Quanto a enviar mensagens ou mexer no celular enquanto dirige: jamais! Planeje o percurso com antecedência, definindo previamente locais de parada e descanso, e, se for realmente necessário usar o telefone, peça ajuda a um passageiro ou pare em um local com segurança.


• Manutenção e checklist do automóvel

Uma das formas mais eficazes de se evitar acidentes é garantir a boa manutenção do carro antes de viajar, bem como checar a documentação e itens essenciais com antecedência.

A dica de ouro da Zurich é realizar um checklist geral do automóvel antes de qualquer viagem. "Além de garantir mais segurança, um checklist bem executado previne que o motorista seja surpreendido no meio de uma rodovia, ou até mesmo um local com pouca assistência, o que provavelmente evitará que ele tenha mais gastos", explica o engenheiro Tiago Santana.

Para ajudar a organizar o checklist dos motoristas, a Zurich preparou uma lista do que é indispensável de checagem antes de qualquer viagem. Confira:

• Condições das lanternas, faróis e do freio;
• Calibragem de pneus e estepe;
• Alinhamento e balanceamento;
• Fluídos do motor e combustível;
• Limpadores e desembaçadores dianteiros/traseiros;
• Macaco, chave de roda e triângulo;
• Rádio e antena;
• Sistemas de segurança como alarme, travas elétrica e rastreador;
• Cadeirinha (se houver criança);
• Cadeirinha (se houver criança);
• Documentos do veículo e dos condutores;
• Apólice de seguro e número da assistência ao segurado.

 

 

Zurich no Brasil


Especialista dá dicas para novos empreendedores

Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios, dá dicas e alerta sobre os principais erros cometidos por novos empresários


Empreender tem se mostrado uma solução viável para quem quer ser responsável pelos próprios ganhos e finanças. Mas é necessário manter o foco e entender exatamente o que deve ser feito a cada passo dessa jornada.

Éber Feltrim, gestor de negócios, conta os principais aspectos financeiros que acabam levando novos empreendedores ao erro. “A maioria dos erros cometidos no controle financeiro empresarial são resultado da falta de entendimento da gestão sobre o assunto, dificuldade em aplicar conhecimentos adquiridos em cursos de administração, ou até mesmo em acompanhar as mudanças decorrentes das tecnologias e inovações no mercado”, revela.

O especialista alerta que os empresários devem ser minuciosos nesse momento de crise que atinge o mundo inteiro. “É necessário contar com um excelente controle de despesas e fluxo de caixa.  Além de criar um calendário financeiro, ser cuidadoso com estoque, investir em planejamento e apostar na automação de procedimentos”, relata Éber antes de destacar a importância das vendas online.

Um estudo do Sebrae revela que, uma em cada quatro empresas fecham as portas nos primeiros dois anos de vida. Logo, a sobrevivência nesse período pode ser um grande desafio para os empreendedores de primeira viagem. Além disso, a CB Insights indica que a principal razão do fracasso de algumas startups, se deve à leitura incorreta da demanda do mercado (42% dos casos). Enquanto a segunda maior razão, é a falta de financiamento pessoal (29%).

Para não fazer parte dessas estatísticas, o gestor relata o que deve ser feito. “É necessário criar um planejamento financeiro bem estruturado, estar atento as demandas do mercado e as preferências dos consumidores, além, é claro, de utilizar boas estratégias de marketing”, pontua.

Detalhando os planos de marketing, Feltrim revela que as mídias sociais podem ser grandes aliadas. “São as redes sociais que, diariamente, alcançam milhares de pessoas. Para o seu negócio durar, você precisa estar onde seu público está”. E ele ainda dá detalhes: “Juntamente com todas ferramentas utilizadas, é necessário realizar um plano de marketing robusto, onde todos os produtos do empreendimento serão considerados. Informações de cores, tamanhos, qualidade, sabores, rótulos, marcas e tudo mais que se aplica ao seu produto. Além disso, devemos pensar em qual é a estratégia de venda desses itens e como você planeja fazer com que chegue aos clientes”, destaca o especialista.

Já finalizando, o gestor revela suas principais dicas para quem deseja abrir uma empresa em 2022. “Ter uma ampla noção do VPL (Retorno do Investimento), contar com um bom fluxo de caixa para suprir as despesas da empresa por pelo menos um ano, ter um bom plano de negócios e manter o controle de estoque. Organização e planejamento são a alma do negócio”, finaliza o CEO da SIS Consultoria.

 


Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

 

SIS Consultoria

https://www.sisconsultoria.net/

instagram @sis.consultoria.

 

SAIBA COMO NÃO FICAR ILEGAL NOS EUA

 

CEO da Eagle Intercâmbio desmitifica as dúvidas sobre o assunto, confira

 

Se você pensa ou tem vontade de viajar para fora o país, é importante ter um visto adequado para a sua necessidade. Para viajar para os Estados Unidos, por exemplo, é obrigatório que o indivíduo tenha o visto americano, mas você sabe de fato o que é isso? É um documento que concede a autorização de entrada de imigrantes em solo estrangeiros. Nele, estará determinado as condições sobre direitos e restrições, além de um prazo de permanência no país. 

 “Tudo começa no objetivo da viagem. A escolha do visto depender muito do tipo de viagem que a pessoa irá fazer; se é um intercâmbio, uma viagem de lazer, a trabalho, enfim. O visto impacta diretamente no período de permanência do brasileiro no país de destino. Vale ressaltar que esse documento vale para todas as cidades e estados do país”, explica. 

Como existem inúmeras categorias de visto, a CEO da Eagle Intercâmbio, Arleth Bandera, primeira e única agência de intercâmbio feita 100% por brasileiros no Vale do Silício explica as diferentes categorias dos vistos e qual é o mais adequado para cada situação. Confira:

 

- Visto B1/B2 (Estudo de Idioma recreativo nos EUA com visto de turismo): “Para quem vai viajar para os EUA com a intenção de visitar e solicita esse visto, só é possível realizar estudos informais recreativos. Por isso, é super importante que no momento da entrevista você deixe bem claro o motivo primário da viagem, no caso o turismo, e o objetivo secundário, sendo o estudo. Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, “estudo recreativo” é aquele que não concede diploma, carga horário inferior a 18 horas semanais e menos que 3 meses de curso.”, explica a especialista em intercâmbio.

 

- Visto F1/J1 (Estudar nos EUA com visto de estudo): “Esse visto é recomendado para os intercambistas que desejam viajar para estudar nos EUA. O estudo é permitido de acordo com o curso especificado na carta oficial ao longo da duração do programa de intercâmbio. Fique de olho, na hora da entrevista é obrigatório estar com o documento I-20 ou DS-2019 original em mãos para estar apto para requerimento do visto de Estudo. O participante só poderá estudar legalmente nos Estados Unidos durante o período em que o mesmo estiver matriculado. Além de seguir todos os regulamentos do visto e da própria instituição acadêmica.”, explica Arleth.

 

- Visto J1 (Trabalhar nos EUA): “Se você tem o intuito (necessita ter um contrato formal de uma empresa americana) de trabalhar no país, para solicitar um visto de trabalho, você precisa estar dentro de um programa de trabalho (AuPair ou Work Experience). No momento da entrevista você precisa estar com o documento DS-2019 original em mãos para estar apto e assim requerer o visto de trabalho.”, explica a CEO.

 

- Visto B1/B2 (Turismo no EUA): “Essa opção é voltada para aqueles que pensam em viajar a lazer, negócios ou até tratamento médico”. Nessa situação é importante demostrar vínculos com o Brasil, vínculos esses que devem envolvem estudos, trabalho, família, bens. Logo esse visto permite ao viajante entrar e sair dos EUA todas as vezes que pretender, durante o período de validade.”, explica Arleth.

 

Ainda tem dúvidas sobre visto, green card, intercâmbio ou pretende fazer um intercâmbio mas não sabe por onde começar? Fique de olho no site da Eagle e elimine todas as suas dúvidas. Acesse: www.eagleintercambio.com

 


Eagle Intercâmbio 

www.eagleintercambio.com

 

Black Friday 2021 registra aumento de 131,54% em tentativas de fraudes, aponta ClearSale

Levantamento realizado pela companhia leva em consideração o período de 25 a 29 de novembro


Realizada na última sexta-feira (26), a Black Friday registrou um crescimento de 131,54% no número de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, em comparação com o ano anterior. Os números configuram um aumento de 51.553 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 119.318 neste ano. Em termos financeiros, foram R$ 125,8 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2021, contra R$ 70,3 milhões no ano anterior – crescimento de 78,93%.

Os dados são do estudo realizado pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período analisado no comparativo é o de 25 a 29 de novembro.

Na análise do período entre 25 e 28 de novembro, no top 5 segmentos que geraram, respectivamente, maior índice percentual de fraudes evitadas neste ano estão: Automotivo, Ar-Condicionado, Ferramentas, Celular e Eletrônicos. Não muito diferente, em 2020 os responsáveis pela categoria foram: Celular, Eletrônicos, Automotivo, Ar-Condicionado e Informática. Além disso, na Cyber Monday, que ocorreu nesta segunda-feira (29), Eletrônicos, Celular, Bebidas, Automotivo e Ferramentas ocuparam a lista dos segmentos que tiveram o maior número de tentativas de fraudes este ano.

Em estudo pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Automotivo, Ar-Condicionado, Celular e Ferramentas. Enquanto no ano de 2020 a categoria foi composta por: Eletrônicos, Celular, Informática, Automotivo e Bebidas. Este ano, os segmentos de Eletrônicos, Automotivo, Bebidas, Celular e Ar-Condicionado apareceram na lista dos produtos de maior valoração com risco de fraudes na Cyber Monday.

Neste ano, também foram realizadas análises em outros segmentos no período da Black Friday e Cyber Monday. No mercado financeiro, por exemplo, o acumulado entre as datas, trouxe mais de 586 mil propostas (divididas entre crédito, aberturas de contas online, emissão de cartões etc), um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, com queda de 25% nas tentativas de fraude. Já em Telecom, houve um decréscimo com relação à quantidade de pedidos em cerca de 11%, o que impactou diretamente na tentativa de fraude evitada, que saiu de quase 7 mil em 2020 para pouco mais de 2.200 em 2021.

“Devido ao contexto de pandemia e isolamento social, as plataformas digitais estão sendo cada vez mais procuradas pelos brasileiros na hora das compras. No entanto, é importante se atentar aos criminosos que identificaram esse cenário como oportunidade para tentar fraudar as transações, principalmente na Black Friday, que muitas promoções são ofertadas e geram um tráfego de pessoas ainda maior”, comenta Omar Jarouche, Diretor de Marketing e Soluções.


Viagem de moto: 7 itens que motociclistas devem revisar antes de pegar a estrada

Para garantir a segurança no percurso é preciso estar atento e manter cuidado redobrado na manutenção das motocicletas

 

Com a proximidade do verão e dos feriados do final do ano, nada melhor do que aproveitar o clima e o tempo livre para cair na estrada e curtir o vento no rosto sobre duas rodas. Porém, mais do que apenas abastecer o tanque, o preparo para uma viagem longa de moto precisa ser cauteloso e incluir a revisão de itens vitais para o funcionamento da moto. É essencial que os motociclistas estejam atentos aos procedimentos de segurança, principalmente se a moto não é o principal meio de locomoção no dia a dia e está estacionada há muito tempo.  

 

“O fluxo de motos circulando nas estradas e rodovias de todo o país sempre aumenta no período de férias e festas de final de ano. E colocar a moto para rodas longas distâncias em maiores velocidades requer muita atenção dos motociclistas em relação a manutenção, pois algumas peças têm o funcionamento diretamente ligado à sua rodagem. A falta de cuidado pode ocasionar o mau funcionamento de peças, podendo causar panes no veículo, podendo causar sérios acidentes”, explica Fabio de Andrade, analista de produto da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina.  

 

Confira a lista de peças que exigem maior atenção dos motociclistas antes de viajar.

 

Pneus: motocicletas requerem pneus de alta qualidade, pois eles são responsáveis diretos pelo equilíbrio e aderência. “Verificar as condições dos pneus é vital antes de uma viagem. Essa conferência pode ser realizada por meio do TWI, relevo que se encontra entre os frisos. O desgaste indica que chegou o momento da troca. Pneus deteriorados ou de baixa qualidade conferem menor aderência, deixando o motociclista propenso a acidentes”, alerta Fabio.

 

Kit de transmissão: essencial para a pilotagem segura, sendo responsável por transportar de maneira eficiente a potência do motor para a roda traseira da motocicleta, é fundamental que kit de transmissão seja verificado para garantir a segurança na estrada. Com o aumento da quilometragem rodada, pode haver uma fadiga na corrente da peça, criando uma folga que possibilita o desencaixe da corrente ou até mesmo a sua queda, gerando o travamento das rodas e potencial risco de acidentes. Além disso, todo kit de transmissão deve possuir selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

 

Filtros de ar, combustível e óleo: O cuidado com a troca dos filtros é essencial para o desempenho da moto em qualquer ocasião, e antes de uma viagem longa se torna ainda mais fundamental, uma vez que a falta de manutenção dessas peças pode ocasionar riscos para o bom funcionamento do veículo. Cada motocicleta conta com um prazo específico para a troca dos filtros, tendo o tempo de vida útil dos itens determinado de maneira diferente de montadora para montadora. 

 

“Filtros de ar desgastados permitem que impurezas, como poeira e até pedras, entrem em contato com componentes internos do motor, formando um sistema abrasivo, que danifica as peças internas do motor e encurta a sua vida útil. O mau funcionamento do filtro de óleo também é capaz de influenciar no trabalho do motor”, conta Andrade. “A negligência na troca do filtro de combustível possibilita a entrada de impurezas diretamente na linha de alimentação de combustível, podendo entupir esses canais ocasionando o não funcionamento do motor.”, adverte o especialista da Laquila.

 

Lâmpadas de farol, freio e pisca alerta: De funcionamento obrigatório nas estradas e rodovias pela legislação de trânsito brasileira, as lâmpadas devem essencialmente ser verificadas. A falta de qualquer uma desses itens gera menor visibilidade, trazendo riscos eminentes a segurança. “É evidente que durante a noite a visibilidade nas estradas é muito menor, por isso as lâmpadas são cruciais,  tanto para o motociclista ter uma visão melhor da pista, quanto para os motoristas de veículos grandes notarem a presença do motociclista, evitando todo o tipo de acidente.”, destaca Fabio de Andrade. 

 

Cabos de embreagem, acelerador e freio: Muito importante para a segurança dos motociclistas, cabos desgastados tem grande risco de estourar, colocando a vida do condutor em perigo. “O manuseio pesado da motocicleta indica que chegou a hora da troca dos cabos, manutenção que deve sempre ser feita com o seu mecânico de confiança. Outro ponto relevante é a lubrificação dos cabos, por exemplo, os itens da marca K-CABOS possuem uma proteção interna de nylon, ela é auto deslizante, e por isso não indicada a lubrificação, pois pode causar oxidação, diminuindo a sua vida útil”, completa o especialista.

 

 

O que o Síndico pode decidir sem convocar assembleia?

Ser síndico não é uma tarefa fácil. Apesar de recentes transformações e das informações e materiais disponíveis atualmente, ainda surge uma dúvida: até que ponto o síndico pode tomar decisões sozinho?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, viver em condomínio é fazer um eterno exercício de tolerância e respeito, uma vez que se conhece e se convive com pessoas de diferentes temperamentos, gostos e hábitos, que compartilham os mesmos espaços. É pensar na necessidade coletiva.

Sendo assim, o síndico tem uma grande responsabilidade: procurar a harmonia e zelar pela segurança e patrimônio de todos os moradores, levando sempre em conta a decisão da maioria.

Frequentemente, por falta de conhecimento, muitos destes gestores acabam ultrapassando os limites de sua autoridade dentro do condomínio.

Por isso, para evitar situações de conflito, medidas extremadas ou até processos judiciais, o síndico precisa ter ciência do que ele pode decidir por conta própria, sem necessidade de uma assembleia.

Veja o que ele pode fazer: 

Contratar ou demitir funcionários, desde que a decisão não interfira nas contas do condomínio. 

Media conflitos entre moradores, desde que haja imparcialidade. 

Cobrar os devedores do condomínio, nos termos acordados pela convenção condominial, de maneira amigável. O síndico também poderá contratar uma empresa especializada em cobrança para não ter que se preocupar com mais essa função. 

Mas é preciso atentar para as formas de cobrança que serão executadas por essa empresa contratada. Se for na forma garantida, a empresa irá adiantar a receita do condomínio. Nesse caso, a cobrança deve ser aprovada em assembleia, pois será cobrada uma taxa de serviço. 

Porém, em caso de cobrança extrajudicial, não haverá custos para o condomínio e a empresa ficará responsável de cobrar essas cotas condominiais atrasadas, sendo desnecessária a realização de assembleia para a aprovação do serviço. 

O síndico pode comunicar o número de unidades inadimplentes, mas sem identificar o morador inadimplente. 

Ele pode aplicar advertência e, na reincidência, multar os moradores que estejam infringindo as regras, desde que esteja previsto na convenção do condomínio. 

A ele também é permitido executar obras emergenciais, como um cano que estourou ou um vazamento de gás, que necessitam de reparo imediato, porém é preciso considerar o valor da obra. 

Caso a obra seja de baixo custo, o síndico poderá agir sem necessidade de convocar assembleia. Na possibilidade de custos mais elevados, ele também poderá tomar as medids necessárias, mas precisará convocar a assembleia para a prestação de contas dos valores gastos. 

Outra ação importante que ele pode fazer sem necessidade de reunir os condôminos é executar campanhas de conscientização sobre os mais diversos temas. 

Ele pode ainda entrar na unidade em caso de urgência e emergência (incêndio, vazamentos, entre outros). Embora seja sempre indicado esperar por ajuda profissional (bombeiros, polícia, Samu), existem circunstâncias em que a ação rápida pode evitar ocorrências bastante sérias e graves. 

Como se pode observar, este profissional pode agir com autonomia em diversas situações. No entanto, sempre que houver alguma dúvida para a tomada de decisões importantes para o condomínio, o ideal é levar o assunto para votação. 

 



José R. Iampolsky - CEO da Paris Condomínios, empresa criada em 1945 para administrar condomínios e alugueis. www.pariscondominios.com.br

 

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