Os profissionais de TI nunca foram tão demandados quanto agora. Com a pandemia, a tecnologia se tornou a única forma de muitas empresas continuarem operando. Logo, a demanda por esses profissionais – que já era alta – ficou ainda maior.
Mesmo formando mais de 46 mil profissionais por
ano, esse número está longe de ser suficiente. Como consequência, esses
profissionais estão escolhendo seus empregos, fazendo com que as empresas
precisem se esforçar muito mais para se tornarem atraentes.
Como trabalho com recrutamento e seleção de TI há
muitos anos, estou em contato direto com eles e sei exatamente quais costumam
ser suas maiores exigências no momento de avaliar novas oportunidades de
carreira. Por isso, listei aqui cinco dicas preciosas de como chamar a atenção
desses profissionais:
#1 CAPACITAÇÃO - Crie um ambiente de aprendizagem:
Profissionais de TI gostam de estar por dentro das novidades – e tem sempre uma
ferramenta, uma plataforma ou mesmo uma tecnologia totalmente nova. Então, é
imprescindível que a empresa ofereça oportunidades para que eles estejam sempre
em contato com o que existe de mais recente nessa área. Eles realmente levam
muito a sério a ideia de estudar continuamente. A empresa tem que ser uma
escola. É preciso proporcionar espaços de capacitação, seja internamente ou
mesmo por meio da oferta de bolsas para cursos de especialização. Existem
diversos cursos específicos voltados para as mais diversas áreas de TI que
podem contribuir para a profissionalização desses profissionais e prepará-los
para as demandas e exigências do mercado. É preciso investir nisso.
#2 BRANDING - Construa uma boa marca: Um
levantamento feito pela Fundação Escolar mostrou que para 55% dos líderes das
empresas, a competição com grandes organizações de tecnologia é um dos maiores
desafios no recrutamento e retenção desse tipo de profissional. Muitos sonham
em trabalhar nas big techs, que tem a tecnologia em sua atividade principal.
Então, se sua empresa não é desse meio, o melhor a fazer é criar uma boa
estratégia de marca, mostrando o quanto a área é relevante e valorizada pela
empresa. Apresente grandes projetos com tecnologia de ponta, como e-commerces
e ações de transformação digital, evidenciando que a empresa tem
uma mentalidade voltada à inovação.
#3 EMPLOYER BRANDING - Invista em uma
experiência de marca: Uma vez que sua empresa tenha conseguido contratar
bons profissionais de TI, outro grande desafio é retê-los. Para isso, é
importante investir na jornada do colaborador, mostrando o quanto a empresa
trabalha para que ele viva experiências memoráveis em sua carreira. Crie projetos
envolventes, que despertem o desejo de participar, de contribuir para a
construção de algo realmente valioso e relevante não só para a empresa, como
para a sociedade como um todo. É necessário criar engajamento e ser coerente
com o propósito da organização. Para isso, o RH tem um papel fundamental,
atuando positivamente no clima organizacional.
#4 JORNADA - Ofereça um bom plano de carreira: Com tantas
vagas e poucos profissionais capacitados disponíveis, é natural que os salários
fiquem inflacionados. Óbvio que uma boa remuneração faz diferença, mas um plano
de carreira atrativo não quer dizer apenas cifras elevadas. É importante que a
empresa ajude o colaborador a visualizar seu crescimento ali dentro, quais
serão os degraus que irá subir e o que ele irá ganhar, aprender e contribuir
durante sua jornada ali dentro. É importante dizer também que esses
profissionais tendem a valorizar a flexibilidade de horários, o home-office
e principalmente, uma proposta clara de crescimento profissional, tanto do ponto
de vista da aprendizagem quanto da remuneração. Muitas empresas apostam em
altos bônus e até em ações da companhia, despertando o intraempreendedorismo e
uma remuneração com base em resultados.
#5 MISTURE-SE - Interaja e seja parte das
comunidades: A melhor forma de se manter no radar dos
profissionais de TI é estar onde eles estão. É importante interagir com a
comunidade por meio de hackathons, que são verdadeiras
maratonas de programação; Meetups, encontros que promovem a troca
de experiências, cases e boas práticas ligadas a interesses em comum e os
Bootcamps, que são treinamentos imersivos que visam o desenvolvimento de
habilidades em diversas áreas, entre outros tantos caminhos. É preciso mostrar
que a empresa, mesmo que não tenha tecnologia como sua atividade principal,
investe fortemente na área e está preocupada com o constante desenvolvimento
desses profissionais. Ter líderes inspiradores, que estão sempre em evidência,
seja nos eventos ou universidades, é um atrativo e tanto para eles.
A dificuldade em contratar profissionais de TI
qualificados é uma realidade, mas não desanime! Se sua empresa tiver uma forte
cultura de inovação, as chances de atrair profissionais mais qualificados são
maiores. Tenha em mente o que esses profissionais valorizam e trabalhe para que
eles saibam que sua empresa tem tudo o que eles desejam para ter uma carreira
brilhante.
Diego
Barbosa - gerente da Yoctoo
e formado em Administração de Empresas. Possui sete anos de experiência no
recrutamento para áreas de tecnologia. Além disso, tem vasto conhecimento na
contratação de talentos em toda a América Latina.
Yoctoo