De acordo com dados da Pnad Contínua, no segundo
trimestre a taxa oficial de desemprego do país ficou em 12,4%. Houve, portanto,
queda em relação ao verificado no primeiro trimestre do ano, quando a taxa
foi 13,1%. “Com dois anos de PIB positivo, acredito que gradativamente
reduziremos bem o número de desempregados”, afirma Rodrigo Vianna, CEO da
Mappit – empresa do Grupo Talenses especializada em conectar
profissionais de cargos iniciais da carreira ao mercado de trabalho.
No entanto, de acordo
com o IBGE, o número de pessoas que não trabalham e nem
procuram emprego bateu recorde no país, o contingente fora da força
de trabalho chegou a 65,6 milhões, alta de 1,2% sobre o período anterior e
o mais alto da série histórica. Essas estão em idade para trabalhar,
mas não estão em busca de oportunidade. O motivo costuma ser o desalento, que é
quando a pessoa desiste de procurar emprego depois de tentativas sem
sucesso.
Para incentivar esses profissionais a se prepararem para
retomarem a busca pela recolocação no mercado de trabalho e ampliarem as
chances de sucesso, o especialista Rodrigo Vianna endereça, abaixo, as
principais competências técnicas e comportamentais mais requeridas atualmente.
São elas:
Habilidades técnicas (Hard skills)
- Reciclagem constante
Os profissionais não podem parar de
estudar, é preciso se reciclar constantemente, para se atualizar tecnicamente
com as boas práticas de mercado. Além disso, a existência da formação
complementar no currículo - seja MBA, mestrado, ou especializações - é um
indicador de que não estão em zona de conforto;
- Realizações de projetos
Outra diferencial importante são as
entregas efetivas. É preciso contar isso tanto no currículo, como nas
entrevistas. Ou seja, é importante saber contar sobre os projetos que você já
participou e tiveram resultados positivos: é necessário evidenciar isso de
forma qualitativa e quantitativa;
- Inglês – e terceiro idioma
A fluência no idioma inglês ainda é um
desafio para grande parte dos profissionais – em diversos níveis hierárquicos.
No entanto, essa capacitação é extremamente importante para um mercado de
trabalho cada vez mais globalizado, principalmente para cargos de liderança. E,
além disso, é válido focar também em um terceiro idioma como atrativo para o
currículo.
Habilidades comportamentais (Soft Skills)
- Cultura geral
Essa competência é sempre importante,
independente da área de atuação e nível hierárquico. É importante saber debater
assuntos sobre o mundo, ter visão sistêmica e lógica, conhecer assuntos
diversos;
- Adaptabilidade/criatividade
Os profissionais devem trabalhar com
performance satisfatória no cenário em que se encontra. A habilidade de extrair
o máximo de resultado de acordo com a condição oferecida é cada vez mais
valorizada pelas companhias;
- Energia
A instabilidade econômica ainda é uma
realidade, e as empresas devem retomar aos poucos suas estruturas de equipes
antigas. Até então, a energia e disponibilidade são essenciais para ser
multitarefa;
- Otimismo
A atitude vencedora é ainda
mais valorizada em períodos de instabilidade econômica. Um profissional que tem
essa energia positiva pode fazer a diferença, quando também está munido de
outras capacidades.