Recentemente uma discussão tem sido motivo de
muitos posts no Linkedin: O jeito mais eficaz de ajudar a quem procura emprego.
E entre os que precisam de ajuda e os que podem
ajudar de alguma forma, há a questão de se fazer qualquer coisa, ou apenas o
que pode ser eficaz.
Pensando sobre o assunto, acredito que toda boa
intenção é válida. Mas ter uma estratégia é sempre melhor.
Para quem precisa, qualquer coisa pode soar como
alívio, mas quem está de fora consegue analisar melhor e ver que nem tudo é
útil. Não se trata apenas de indicar uma vaga de trabalho. Podemos ajudar
compartilhando conhecimento e apoio porque é isso que irá fortalecer e preparar
as pessoas para quando a oportunidade surgir. Uma pessoa fragilizada tem menos
chance de ser bem-sucedida em uma entrevista de emprego, por exemplo.
Mas para quem está desesperado, talvez nada disso
seja suficiente no curto prazo porque temos necessidades práticas e nessa angústia
só nos interessa o fim e, não, o meio. O que é um erro enorme!
É por isso que aceitamos qualquer tipo de coisa sem
questionar se é efetivo. É por isso que não dedicamos tempo a cuidar do nosso
emocional e é por isso também que não fazemos tudo que é mais importante,
incluindo pensar na melhor estratégia.
Quem “tem fome”, tem pressa. E somos muitos os
famintos e por isso mesmo não podemos sucumbir ao fácil, ao imediatismo.
Se não fizermos a lição correta, podemos até
encontrar um novo emprego, mas não um trabalho que sacie a nossa fome
verdadeira. Sem entender o que buscamos verdadeiramente, qualquer coisa
parecerá servir. Mas por quanto tempo?
Estamos fazendo as perguntas erradas e em função
disso talvez não tenhamos as respostas certas ou nenhuma resposta.
Portanto, antes de sair atirando para todos os
lados, é preciso refletir um pouco.
Primeiramente entenda qual é o seu momento
profissional:
- Quer mesmo voltar a fazer o que fazia?
- A sua área de atuação está num bom momento ou encolhendo?
- Você tem um grau de empregabilidade alto ou baixo?
- Na sua área de atuação as pessoas são geralmente mais novas ou mais maduras?
- Você está atualizado com as necessidades atuais do seu mercado?
Sobretudo, reflita “por que quero isso”. Não pare
no “quero isso”.
Enquanto só perguntarmos a nós mesmos o que
queremos, repetiremos os mesmos padrões e lugares já visitados. É mais fácil,
seguro e cômodo.
Entretanto, ao indagar o real motivo, nos forçamos
a pensar e abrimos um leque de oportunidades. Uma vez que isso ficar claro,
tenha frieza para aceitar o que estiver em desacordo, para se adequar ao que
for necessário ou mudar o seu pensamento e seguir um novo caminho.
Muitas vezes, não adianta ficar insistindo na mesma
tecla sem entender que para aquele cenário específico, não há mais espaço. E
isso não significa que não haja mais alternativa. É só uma questão de mudança
de trajetória.
Reinventar-se é a palavra! E aí, tudo é possível!
Só depende de você, da sua força, perseverança e determinação.
Como mencionado no título: pare de mirar numa só
estrela. O universo é imenso!
Boa sorte! Estamos Juntos!
Claudia Taulois - fundadora
da Engaging — Estamos Juntos, publicitária e escritora.