Um tema educacional recorrente é que os millenniunstêm
demandado mais tecnologia dentro da sala de aula. Em contrapartida, que os
professores resistem às inovações educacionais. Ouso discordar. Em sete anos de
atuação da Geekie – que alia tecnologia de ponta às metodologias pedagógicas
inovadoras que potencializam o aprendizado – comprovamos com mais de 12 milhões
alunos e 5 mil escolas que o entusiasmo com a tecnologia é compartilhado por
alunos e docentes. Claro que por motivos distintos, mas igualmente relevantes
no universo educacional. A Geekie responde à demanda de atuar para auxiliar
professores e alunos no objetivo comum de ressignificar o processo de aprender
por meio a união da tecnologia e metodologia.
E como a tecnologia impacta a vida do educador? Em
uma sociedade de múltiplas exigências simultâneas, caracterizada pelo avanço
tecnológico e o amplo acesso à informação, o professor está diante de novos
desafios para atender à demanda de pais e estudantes. Entre os desafios mais
presentes no cotidiano está a gestão do tempo. No Brasil, os docentes utilizam
12% do tempo administrando tarefas; 20% mantendo a ordem na sala de aula; e 67%
dedicando-se ao ensino e aprendizagem – de acordo com pesquisa da Organização
para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Quando lançamos uma lupa
nesses dados, vemos que grande parte do tempo é dedicado a atividades
operacionais como corrigir exercícios e provas; preencher listas e tabelas;
elaborar e revisar planejamento; calcular notas; e uma infinidade de ações que
embora importantes podem ser revistas com o apoio da tecnologia.
OGeekie Oneé um exemplo de que – quando
acolhida com intencionalidade pedagógica – a tecnologia possibilita que os
professores tenham mais tempo para interações pessoais e de aprendizagem
significativa com os alunos. A personalização trazida pela tecnologia
representa um ganho para professores e alunos; ambos recebem feedback constantemente
por meio do uso de plataformas tecnológicas. Os alunos têm, individualmente,
mais tempo com os professores – o que resulta em muito mais protagonismo,
entusiasmo e orgulho dos próprios resultados. O professor, por sua vez,
associa o feedbackque recebe sobre o próprio trabalho como algo
extremante produtivo.
Quando pensamos no desafio da motivação do aluno
também enxergamos a tecnologia como uma aliada. No Brasil, de acordo com a
PNAD, 50% dos jovens brasileiros não conseguem concluir o Ensino Médio até os
19 anos. A necessidade de trabalhar, que pode vir à mente como principal fator
da evasão escolar, não é o primeiro motivo: 40% dos jovens que abandonaram os
estudos apontam o desinteresse – de acordo com a pesquisa da Fundação Getulio
Vargas.
Citando apenas esses desafios, vemos que a inserção
da tecnologia na educação não se limita a deixar o conteúdo mais atrativo: ela
permite que os professores conheçam as necessidades de cada aluno em tempo
real, de forma personalizada; e possam ajudá-los antes que eles travem, fiquem
desmotivados e que desistam por não estarem aprendendo.
Os avanços tecnológicos são exponenciais. Hoje, o
desafio é direcionar esses avanços para levarmos a educação a um novo patamar.
Não se trata de automatização, mas da possibilidade inovadora de personalizar,
canalizar o tempo dos educadores e gestores para o que realmente importa e
utilizar os recursos e metodologias capazes de apoiar uma educação coerente com
as necessidades dos nossos alunos. Na sala de aula, os ganhos do uso da
tecnologia são indiscutíveis: ajuda a individualizar o aprendizado, auxilia
professores no planejamento de aulas e habilita os alunos com as capacidades
digitais. As tecnologias digitais também trazem benefícios quando voltadas aos
professores. Um computador nas mãos dos professores, por exemplo, elevou a
notas no PISA em 2,7 pontos.
Em suma, usar a tecnologia em sala de aula
extrapola a visão sobre a capacitação de professores para o uso da ferramenta.
Estamos falando de como os recursos tecnológicos ajudam a tornar a aula uma
experiência mais dinâmica e completa. Algo que é almejado por alunos,
professores, pais e toda a comunidade educacional.
Claudio Sassaki - mestre
em Educação pela Stanford University e cofundador da Geekie, empresa referência
em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo.