O cenário de gastos relacionados com diabetes no
Brasil chegou a 45 bilhões de dólares em 2025, sendo o terceiro país no mundo
no ranking dos custos com a condição, segundo o Atlas 2025 da Federação
Internacional do Diabetes. Dados da Pesquisa Vigitel, no conjunto das 27
cidades, a frequência do diagnóstico médico de diabetes foi de 10,2%, sendo
maior entre as mulheres (11,1%) do que entre os homens (9,1%).
A Pesquisa Radar Nacional sobre Tratamento de
Diabetes no Brasil, feito pelo Vozes do Advocacy no ano passado, a partir de
uma amostragem de 1.843 pessoas, mostrou que 30% dos brasileiros com diabetes
apresentam descontrole glicêmico, e 42% nem sequer recordam o último resultado
ou não sabem do que se trata o exame. Os dados refletem em consequências para a
saúde: 12% dos participantes relatam retinopatia diabética, que pode levar à
cegueira; 32% têm neuropatia; 25%, doenças cardiovasculares; 10% relatam nefropatia
e lesões nos pés, complicações graves, que poderiam ser prevenidas com
acompanhamento regular e tratamento adequado.
Pensando em melhorar a adesão ao
tratamento e assim prevenir as complicações do diabetes, o Vozes do Advocacy
com a Associação dos Diabéticos de Cambuí, em parceria com a Secretaria de
Saúde de Cambuí, farão o projeto Educar para Salvar, que consiste em uma
atualização dos conhecimentos sobre diabetes para os profissionais de saúde do
SUS, no dia 19 de setembro, das 8h às 12h, e para os agentes comunitários, das
13h às 17h, no Paço Municipal de Cambuí.
“Nós
sabemos que o diabetes é uma condição que requer acesso aos insumos e aos
medicamentos, tratamento multidisciplinar com profissionais devidamente
capacitados e educação em diabetes para as pessoas, que convivem com a
condição. Por isso, sabemos que por meio da educação, melhoraremos a adesão ao
tratamento e, assim, diminuiremos os gastos do SUS com complicações,
hospitalizações e internações”, explica Nelma Fonseca, Presidente da Associação dos Diabéticos de
Cambuí.
Nesta
edição, o projeto conta com o apoio das empresas: Amgen, AstraZeneca, Bayer, Roche e
GSK.
Mais
informações podem ser acessadas nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.
Sobre o Vozes do
Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com a
participação de 25 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove
o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem
conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a
importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das
complicações de ambas, além de promover políticas públicas, que auxiliem o
tratamento adequado destas condições no país.
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