Especialista explica como preservar os nutrientes e dá dicas práticas para aproveitar as frutas de forma saudável
As frutas congeladas podem ser grandes aliadas de quem busca unir praticidade e saúde no dia a dia. Além de facilitarem o preparo de receitas e lanches rápidos, elas permitem ter variedade de sabores disponíveis o ano inteiro, mesmo fora de época. Mas, junto à conveniência, surge uma dúvida comum: será que o congelamento preserva ou compromete os nutrientes desses alimentos?
A nutricionista Flávia de Branco, professora da Una Uberlândia, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, explica que o congelamento adequado preserva a maior parte das vitaminas, minerais e fibras presentes nos alimentos.
“Existe o mito de que a fruta congelada perde seu valor nutricional. Na verdade, assim que a fruta é cortada ou passa por algum processo há a perda, principalmente de antioxidantes. O que pode ocorrer é uma pequena alteração na textura, mas isso não compromete os nutrientes”, afirma a especialista.
A profissional reforça que a técnica de congelar frutas é uma forma de evitar desperdícios, além de garantir opções rápidas para lanches, sucos, vitaminas e preparações culinárias. “É uma estratégia muito prática, principalmente para quem tem uma rotina corrida e deseja manter hábitos alimentares equilibrados”, destaca Flávia.
A professora enumera cinco dicas para congelar frutas em casa:
·
Higienizar bem antes do
congelamento.
·
Cortar em pedaços e
armazenar em pequenas porções, facilitando o consumo.
·
Utilizar potes ou
saquinhos próprios para freezer.
·
Evitar congelar frutas
muito maduras. A exceção é a banana que fica até mais doce ao congelar.
·
Consumir
preferencialmente em preparações como sucos, iogurtes e bolos.
·
Segundo a especialista,
o ideal é consumir as frutas congeladas em até três meses para preservar melhor
as características nutricionais.
Centro Universitário Una

Nenhum comentário:
Postar um comentário