Levantamento da YouGov revela que viajantes
equilibram desejo por novidades com a segurança de destinos já conhecidos,
apontando tendências estratégicas para empresas do setor de turismo
Custo-benefício,
clima, beleza natural e disponibilidade de transporte continuam sendo determinantes
na escolha de destinos turísticos. Esses são alguns dos fatores identificados
no novo levantamento da YouGov, multinacional referência em pesquisa de consumo
online, sobre o comportamento de viagem do consumidor brasileiro.
O estudo mostra
nuances que contribuem para a tomada de decisão de quem atua no mercado:
enquanto cresce a valorização de experiências autênticas e locais, persiste o
hábito de revisitar destinos já conhecidos. “Isso evidencia a coexistência
entre desejo de novidade e busca por segurança”, afirma David Eastman, diretor
geral da YouGov para América Latina.
![]() |
| (Ver Gráfico 1 – Critérios de decisão de viagem) |
Outro dado relevante é a percepção de vantagem competitiva de preço e experiência em destinos internacionais e nacionais. Brasil, Portugal, Espanha, Argentina e Nova York aparecem no radar dos viajantes como opções de bom custo-benefício. Essa combinação reforça a relevância de mercados consolidados, mas também aponta a necessidade de diferenciação entre eles.
![]() |
Gráfico 2 – Experiências locais versus repetição de destinos |
Esses resultados oferecem insumos estratégicos para diferentes setores: companhias aéreas, redes hoteleiras, agências de turismo, plataformas digitais e empresas de mídia e publicidade. Para o marketing e a comunicação, abrem caminho para mensagens mais precisas, segmentação de campanhas e desenvolvimento de narrativas alinhadas ao que efetivamente mobiliza o viajante. Para negociações e contratos comerciais, trazem evidências que sustentam investimentos e parcerias.
Gráfico 3 – Destinos percebidos como melhor custo-benefício
“Em um cenário em
que o turismo se reposiciona como setor-chave para a retomada da economia
global, pesquisas desse tipo funcionam como mapas de comportamento, indicando
não apenas o que os consumidores escolhem hoje, mas também tendências para o
futuro”, afirma Eastman. O cruzamento das respostas, como o peso crescente das
experiências locais versus a força da repetição de destinos, oferece um guia
estratégico para quem precisa definir produtos turísticos, estratégias de
precificação e modelos de fidelização.
O levantamento contribui para entender as tendências de comportamento do viajante brasileiro. “E com esse entendimento, as decisões sobre as ações de marketing, como promoção e vendas, ficam mais claras de serem tomadas nesse mercado tão competitivo em que a sobrevivência depende de como saber lidar com esse dinamismo e a sensibilidade às mudanças de percepção do público.
O estudo mostra que, diante de um consumidor mais atento a preço e experiência, o desafio das empresas do setor é equilibrar tradição e inovação. Nesse cenário, entender as preferências do viajante brasileiro deixa de ser apenas tendência e se consolida como elemento-chave para a competitividade no turismo.

Gráfico 4 – Tendências de comportamento do viajante brasileiro
Metodologia
A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados
diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de
70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). Os dados
do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente
ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância
nas análises.
YouGov




Nenhum comentário:
Postar um comentário