Pesquisa Datafolha aponta que 14 milhões de brasileiros já se identificam como veganos, enquanto a campanha "Segunda Sem Carne" ganha apoio de uma nova geração de artistas e influenciadores.
Em
comemoração ao Dia Mundial do Vegetarianismo,
celebrado em 1º de outubro, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) destaca a
crescente adesão a dietas à base de vegetais no país, um movimento impulsionado
por uma maior conscientização sobre saúde, sustentabilidade, pela causa animal
e por uma nova onda de celebridades que abraçam a causa. Uma pesquisa recente
encomendada pela SVB ao Datafolha revela que 7% da população já se
reconhece como vegana, projetando um número aproximado de 14
milhões de pessoas. Os vegetarianos já somavam 14% da população brasileira na
última pesquisa do IBOPE Inteligência divulgada em 2018.
A
campanha Segunda Sem Carne (SSC), implementada no Brasil pela
SVB, tem sido uma porta de entrada fundamental para essa transformação. O
movimento, que incentiva a substituição de proteínas animais por vegetais pelo
menos uma vez por semana, é o maior do mundo em adesão e está presente em
escolas, hospitais e órgãos públicos de todo o país.
O
poder da influência: artistas abraçam a causa
Historicamente
apoiada por ícones globais como Paul McCartney e nacionais como Xuxa Meneghel e
Reynaldo Gianecchini, a campanha conta com o engajamento de uma nova geração de
artistas. Nomes como os atores Henrique Camargo e Maicon Santini e as atrizes
Dani Moreno e Day Mesquita são apenas alguns dos que compõem o time de
apoiadores, utilizando suas plataformas para inspirar uma alimentação mais
consciente.
"O
Dia Mundial do Vegetarianismo é o momento perfeito para celebrar essa
transformação cultural", comenta a presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Mônica
Buava. "O que vemos hoje é uma união poderosa: de um lado, dados que
mostram que milhões de brasileiros estão mais conscientes sobre o impacto de
sua alimentação. Do outro, uma nova geração de formadores de opinião que usam
sua voz para normalizar e incentivar essa mudança. A 'Segunda Sem Carne' serve
como um convite para descobrir novos sabores de forma leve, e o apoio desses
embaixadores é fundamental para que a mensagem chegue a cada vez mais
pessoas."
Mercado
em ebulição: os números da transformação no Brasil
Os
dados reforçam a percepção de mudança. A pesquisa Datafolha (final de 2024) aponta
os principais motivadores para os brasileiros deixarem de comer carne: saúde (74%),
meio ambiente (43%) e a causa animal (42%). Além disso, um estudo do IPEC
(2021) revelou que 46% dos brasileiros com mais de 35 anos já deixaram
de consumir carne ao menos uma vez na semana por vontade
própria, caracterizando o crescimento do flexitarianismo - nome dado às pessoas
que adotam uma alimentação predominantemente vegetal, reduzindo o consumo de
produtos de origem animal.
O
mercado responde a essa demanda. De acordo com a Bloomberg Intelligence, o
setor global de produtos à base de plantas deve saltar de US$ 29,4 bilhões em
2020 para US$ 162 bilhões até 2030. No Brasil, o programa Selo
Vegano da SVB já certificou mais de 4.000 produtos, e o volume de buscas pelos
termos "vegano" e "vegan" cresceu aproximadamente 600%
entre 2014 e 2023.
Um
movimento global com impacto local
Presente
em mais de 40 países, a campanha Segunda Sem Carne tem no Brasil seu maior case
de sucesso. Ao longo de 15 anos de trabalho, o programa já ultrapassou a marca
de 530 milhões de refeições à base de vegetais servidas
pelos seus parceiros. O impacto ambiental é igualmente impressionante: apenas
no estado de São Paulo, a iniciativa já poupou mais de 1 bilhão de
litros de água e evitou a emissão de 197 mil toneladas de CO₂.
Sobre
a Segunda Sem Carne
A Segunda Sem
Carne é uma campanha global presente em mais de 40 países. No Brasil, é
coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e convida as pessoas a
descobrirem novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo
menos uma vez por semana, causando um impacto positivo na saúde, no meio
ambiente e na vida dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário