As pessoas são o principal capital que as
organizações têm e, em tempos de crise, se tornam peças-chave para solucionar
desafios. Por isso, a análise de seus indicadores, desde a aprendizagem inicial
até a curva de desempenho, é uma ação de extrema importância. É nesse contexto
que o People Analytics ganha protagonismo, tanto na gestão de pessoas quanto em
tomadas de decisões estratégicas. Mas, será que as empresas compreendem, de
fato, como transformar dados em estratégia?
Não é novidade que o RH deixou, há muito tempo, de
ser uma área meramente operacional e burocrática, focada apenas em folha de
pagamento e rotinas administrativas. Sua participação tem se tornado, cada vez
mais, um agente estratégico para o crescimento da companhia. Neste sentido, o
People Analytics é um recurso que contribui para este movimento de
transformação do setor, uma vez que se trata de uma abordagem que, com base nos
dados dos colaboradores, torna possível entender o perfil das pessoas que trabalham
na organização, identificar pontos fortes e fracos, bem como localizar gargalos
que prejudicam o crescimento da empresa.
Olhar esses indicadores permite não apenas conhecer
melhor a equipe, mas também mensurar a satisfação do colaborador e analisar se
há diversidade do time, ou seja, se há equilíbrio entre gêneros, etnias entre
outros fatores. Ter esse conhecimento é o que contribui para que a organização
aplique medidas que garantam desde uma maior retenção de talentos, até promover
um melhor clima organizacional.
Como prova do impacto do People Analytics, uma
pesquisa da HR Strategy mostrou que 67% das empresas que utilizam a ferramenta
já perceberam ganhos na retenção de talentos e redução da rotatividade. Isso
mostra que investir na análise de dados não é mais algo opcional, mas essencial
para garantir a sobrevivência do negócio. Não à toa, outro estudo do Infojobs
com 520 profissionais de RH revelou que 95,5% dos entrevistados consideram
essencial ou muito relevante o uso de informações estruturadas para melhorar
processos e construir experiências.
Corroborando ainda mais com esta tendência, um
levantamento do LinkedIn com mais de 7 mil profissionais consultados em 35
países indicou que 73% das companhias pretendem priorizar soluções de análise
comportamental e de movimentação de funcionários nos próximos cinco anos.
Os estudos citados ajudam a elucidar que o
analytics, sem dúvidas, é o recurso com maior capacidade de mudar as realidades
organizacionais. Isso é, de nada adianta investir em estratégias, sem conhecer,
a fundo, o seu negócio. Em se tratando das equipes, analisar os indicadores de
cada membro é crucial, uma vez que, mesmo diante da atual era da transformação
digital, as pessoas continuam sendo o centro do negócio.
No entanto, mesmo diante dos ganhos e vantagens do
People Analytics, em muitas empresas, ainda falta adquirir maturidade neste
tema. A pesquisa da HR Strategy também apontou que, das empresas que utilizam a
análise de dados, 27% ainda dependem de planilhas e 23% operam com
funcionalidades limitadas nos sistemas. Isso mostra o desafio ainda enfrentado
pelas organizações em utilizar o máximo potencial deste recurso.
É preciso enfatizar que nenhuma solução consegue
sozinha mudar a realidade da companhia. Para isso, é necessário que a empresa
abandone hábitos errôneos e esteja aberta a mudança de mindset. Certamente,
essa não é uma tarefa fácil, sendo assim, ter o apoio de uma consultoria
especializada não apenas no sistema, mas em executar análises comportamentais,
bem como financeiras, métricas de ganhos e perdas, é um importante diferencial
na hora de transformar dados em estratégias.
Em um mercado que exige agilidade e precisão, as
análises e interpretações erradas de dados se tornam um luxo que nenhuma
empresa pode mais se dar. O People Analytics, embora não seja uma ferramenta
nova, continua se mostrando um recurso indispensável para promover uma melhor
gestão de custos e equilíbrio entre os membros da equipe. Afinal, as pessoas
são o centro do negócio e, quando bem monitoradas, garantem o crescimento da
organização.
SolvePlan
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