Pesquisa CIEE/Instituto Locomotiva mostra que dificuldades com matemática, altos custos e interesse por outras áreas afastam estudantes dos cursos de Engenharia
Engenheiros desempenham papel fundamental em setores estratégicos da sociedade, como infraestrutura, energia, tecnologia e indústria. No entanto, dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que o Brasil enfrenta uma crise na formação desses profissionais, com um déficit estimado em 75 mil engenheiros.
Nesse contexto, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que há 61 anos atua na inclusão de jovens na economia produtiva, encomendou ao Instituto Locomotiva uma pesquisa nacional para compreender a percepção dos jovens sobre a área de Engenharia.
O levantamento, realizado com 1.150 estudantes do Ensino Médio, trouxe números inéditos e preocupantes: apenas 12% demonstram interesse em cursar Engenharia — o que equivale a cerca de 2,3 milhões de jovens no Brasil, segundo estimativas baseadas na PNAD 2024. Um dado que chama atenção é que mais de um terço dos entrevistados afirmam sentir insegurança com matérias que envolvem matemática.
A pesquisa também aponta um grave
problema educacional: 79% dos estudantes acreditam que falhas na educação
básica desmotivam o início ou a continuidade de cursos de graduação. Entre
aqueles que pretendem cursar Engenharia, as dificuldades financeiras e o
interesse por outras áreas aparecem como principais motivos para uma possível
desistência.
Outros destaques
da pesquisa
Ciências Exatas
perdem espaço para Humanas na preferência por cursos superiores
·
49% preferem disciplinas de Humanas, contra 28% que optam por
Exatas.
·
O nível médio de segurança com matemática é de apenas 5,2 (em
uma escala de 0 a 10).
Matemática e custos afastam jovens da Engenharia
·
22% dos que rejeitam a área citam dificuldades com matemática
como principal motivo.
·
Entre os interessados em cursar Engenharia, apenas 16% se sentem
“muito seguros” com cálculos.
·
8 em cada 10 estudantes consideram os cursos de Engenharia
caros, fator que pode levar à desistência.
·
23% dos interessados no curso apontam dificuldades financeiras
como o principal motivo para eventual abandono.
Top
3 motivos de desinteresse pela Engenharia
1. 46% — Interesse por
outras áreas;
2. 22% — Dificuldades
com matemática ou disciplinas que envolvam cálculos;
3. 8% — Dificuldades
financeiras.
Link da pesquisa:
RelatórioCIEE _Engenharia_250725 (1).pdf
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