Saber comunicar suas conquistas e construir
relações internas pode ser tão importante quanto entregar bons resultados — e
isso não tem nada a ver com vaidade.
Metas e resultados falam alto no ambiente corporativo, afinal, é
através deles que se torna possível mensurar o seu avanço, potencial e
competência. Mas será que somente as “boas entregas falam por si”, como se fala
por aí? Apesar de o desempenho ser, de fato, um pilar essencial para a ascensão
profissional, a forma de comunicar essas conquistas têm ganhado relevância na
mesma medida — com planejamento, estratégia e consistência, evitando a vaidade.
“Gerar visibilidade sobre o seu trabalho não é autopromoção, é posicionamento.
Existe uma diferença clara entre alimentar o ego e comunicar, de forma
estratégica, o valor que você entrega para a Companhia. Quem não se mostra,
muitas vezes, passa despercebido, mesmo gerando grandes impactos.”, explica
Monize Oliveira, Head de Comunicação e Marketing no Infojobs, site de empregos
mais usado no Brasil.
Segundo a executiva, muitos profissionais se dedicam de corpo e
alma ao trabalho, mas acabam invisibilizados por não cultivarem relações ou por
não tornarem claras as contribuições que oferecem.“No mundo real,
reconhecimento não acontece por acaso, ele é fruto de consistência, entrega e
conexão. Estar integrado à empresa significa construir pontes, gerar confiança
e comunicar com clareza como o seu trabalho impulsiona os resultados
coletivos.”
Essa invisibilidade é especialmente presente entre mulheres que
têm essa dificuldade de autopromoção por se sentirem mais inseguras no ambiente
de trabalho, ou por acharem que sempre estão em débito com alguma entrega.
Segundo estudo da KPMG (2023), 75% das executivas de todos os setores já
experimentaram a síndrome do impostor em suas carreiras, essa insegurança pode
impactar diretamente na construção de relações no trabalho e na capacidade de
viabilizar suas conquistas e potencial.
O medo de parecer arrogante ainda trava muitos talentos nessa
estratégia. Mas, segundo a Head de Marketing do Infojobs, há formas eficazes e
sutis de se tornar mais visível sem soar prepotente, driblando também a
timidez. “Tudo depende do contexto e da intenção. Construir pontes e se
posicionar com visibilidade nem sempre é fácil — pode até parecer exposição,
principalmente para profissionais mais introvertidos ou tímidos. Mas quando
você compartilha conquistas com o propósito de engajar, inspirar ou contribuir
com o time, a percepção muda. Desenvolver essa mentalidade torna o processo
mais natural e alinhado, mesmo diante do desconforto inicial”, afirma.
Recomendações da Head de Marketing do Infojobs para colocar
em prática:
- Participar ativamente de reuniões e grupos interdepartamentais;
- Compartilhar aprendizados após um projeto bem-sucedido,
sempre destacando a colaboração da equipe;
- Reconhecer o trabalho dos outros — e não apenas o próprio;
- Buscar feedbacks de forma aberta, como parte de um processo
contínuo de desenvolvimento.
Relacionamentos
contribuem para a reputação
Outro diferencial competitivo importante é a construção de
relações autênticas dentro da empresa. Em ambientes corporativos cada vez mais
colaborativos, a capacidade de relacionamento é um ativo valorizado — e
profissionais que constroem redes internas sólidas tendem a ser lembrados com
mais facilidade.
“Relacionamentos genuínos contribuem para a reputação. E uma
reputação positiva abre portas que a performance sozinha, às vezes, não
consegue escancarar”, resume Monize Oliveira.
Por fim, ela reforça que o ambiente organizacional precisa dar
suporte a esse processo. “Liderança e RH desempenham um papel fundamental na
criação de ambientes seguros que promovam reconhecimento, troca e protagonismo.
Quando o caminho para a visibilidade está claro e estruturado, reduz-se a
sensação de que o profissional precisa ‘forçar a barra’ para ser notado. Mas
como profissionais, ainda devemos ter em mente que esse protagonismo é
principalmente nossa própria responsabilidade,” destaca.
Fica claro, portanto, que os resultados são essenciais, mas a
visibilidade pode ser determinante, o desafio está em equilibrar entrega e
exposição. Afinal, ser visto pode, sim, significar ser lembrado.
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