![]() |
Shutterstock |
A
mobilidade elétrica tem conquistado cada vez mais espaço, impulsionada pela
crescente conscientização ambiental, pelo desenvolvimento tecnológico e a
ampliação da infraestrutura de recarga. O mercado de veículos elétricos no
Brasil tem apresentado um crescimento notável: em 2024, foram vendidos 177.538
veículos eletrificados, um aumento de 89% em relação ao ano anterior, segundo a
Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Além disso, dezembro de 2024
foi o melhor mês da história do setor, com 21.634 unidades emplacadas. Os
veículos totalmente elétricos (BEVs) somaram 4.368 unidades, demonstrando a
crescente aceitação do consumidor brasileiro por essa tecnologia.
No
entanto, ainda existem dúvidas e alguns mitos persistem sobre os carros
elétricos. Pensando nisso, Daniel Zanetti, Diretor Executivo da Eletrocar Show, primeira feira exclusivamente B2B do setor
de veículos elétricos no Brasil, explica o que é fato e o que já foi superado
com inovação e desenvolvimento.
Mito: Carros elétricos não
têm autonomia suficiente para viagens longas
A
limitação de autonomia foi um desafio no início da mobilidade elétrica, mas os
avanços tecnológicos mudaram esse cenário. Hoje, muitos modelos superam os 400
km com uma única carga, atendendo às necessidades do dia a dia e de viagens
mais curtas. Além disso, o Brasil tem investido na expansão da infraestrutura
de recarga, facilitando a adoção dessa tecnologia. Em 2024, a quantidade de
carregadores cresceu 182%, passando de 4,3 mil para 12 mil, segundo dados da
Tupi, empresa de tecnologia para mobilidade elétrica.
“Para
quem deseja mais tranquilidade ao viajar, aplicativos de navegação ajudam a
encontrar eletropostos no caminho, tornando a experiência ainda mais prática”, comenta
o Diretor da Eletrocar Show.
Mito: As baterias dos
elétricos têm pouca durabilidade e são difíceis de descartar
A
longevidade das baterias é um dos maiores avanços da mobilidade elétrica.
Atualmente, a vida útil das baterias de íons de lítio deve ultrapassar 10 anos,
e, ao final desse ciclo, elas ainda podem ser reaproveitadas para armazenamento
de energia em residências e empresas. Além disso, grandes montadoras já
investem na reciclagem eficiente, tornando o processo ainda mais sustentável.
Zanetti explica que, para aumentar a vida útil da bateria, o ideal é evitar
carregamentos com frequência e manter a carga entre 20% e 80% sempre que
possível.
Mito: A infraestrutura de
recarga ainda é insuficiente para suportar o crescimento dos elétricos
Embora
a rede de carregamento no Brasil ainda esteja em expansão, já existem milhares
de pontos de recarga em rodovias e grandes centros urbanos. Segundo a ABVE, o
Brasil conta com mais de 12 mil carregadores espalhados pelo país, sendo que
aproximadamente 31% desses estão em São Paulo. Além disso, muitos proprietários
optam por instalar carregadores residenciais, eliminando a necessidade de
depender exclusivamente de eletropostos públicos. “O crescimento dos elétricos
impulsiona novos investimentos, e a tendência é que a rede de recarga se
expanda cada vez mais rápido”, afirma Zanetti.
Mito: Carros elétricos são
mais caros de manter
Apesar
do investimento inicial, os elétricos demandam menos manutenção, pois possuem uma
quantidade menor de peças móveis e dispensam trocas de óleo, velas ou correias.
De acordo com o Diretor Executivo da Eletrocar Show, isso reduz
significativamente os custos ao longo dos anos. No longo prazo, a economia com
combustível e manutenção pode compensar o valor de compra, tornando os elétricos
uma escolha inteligente. Muitas montadoras oferecem incentivos e planos de
manutenção acessíveis para veículos elétricos, reduzindo ainda mais os custos
para os proprietários.
Mito: Carros elétricos não são
seguros
“Os
veículos elétricos passam pelos mesmos testes rigorosos de segurança que os
modelos a combustão. Além disso, por terem um centro de gravidade mais baixo
devido à localização das baterias, eles apresentam menor risco de capotamento”,
comenta Zanetti.
As
baterias são projetadas com sistemas avançados de resfriamento e proteção
contra curtos-circuitos, reduzindo riscos de incêndio. Um exemplo disso é o
Tela Model 3, que obteve nota máxima nos testes de segurança do Euro NCAP, uma
das mais rigorosas avaliações de segurança automotiva do mundo. O modelo se
destacou na proteção de ocupantes adultos, infantis e pedestres, além de
apresentar tecnologias avançadas de assistência ao motorista.
Sustentabilidade e o impacto
dos elétricos
Os
veículos elétricos representam uma solução eficaz para reduzir a poluição
urbana, pois não emitem gases poluentes durante o uso. Além disso, motores
elétricos possuem eficiência energética superior aos motores a combustão,
aproveitando melhor a energia consumida. A operação silenciosa dos elétricos
também contribui para a redução da poluição sonora nas cidades. Outro ponto
relevante é a reciclagem das baterias, que estão sendo cada vez mais
reutilizadas para armazenamento de energia antes do descarte final. “Com a expansão
da mobilidade elétrica e a adoção de fontes renováveis, o impacto ambiental do
setor automotivo tende a diminuir significativamente nos próximos anos”,
conclui.
Eletrocar
Show 2025 - primeira feira exclusivamente B2B do setor de veículos elétricos no
Brasil. O evento acontece de 23 a 26 de junho, no Distrito Anhembi, em São
Paulo, e reúne fabricantes, distribuidores, prestadores de serviço,
investidores e tomadores de decisão do ecossistema de mobilidade eletrificada.
Organizada pelo Grupo Eletrolar, referência em feiras de tecnologia na América
Latina, a Eletrocar Show tem como objetivo impulsionar negócios, fomentar a
inovação e acelerar a transição para uma mobilidade mais sustentável.
O
evento contará com exposição de veículos elétricos, Test Drive, Test Rides,
painéis e palestras com especialistas, além de apresentar as últimas tendências
em infraestrutura de carregamento, inovação tecnológica e eletrificação de
frotas. Com um ambiente propício para networking e geração de negócios, a feira
promete consolidar o Brasil como um polo estratégico para a mobilidade
elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário